O grupo Osten está desde 2001 sob o comando da família Yamaniski, de origem japonesa.
O grupo é mais conhecido pela rede de concessionárias de automóveis de luxo de
marcas icônicas, como BMW,
Jaguar, Land Rover, Jeep e
mais recentemente pela chinesa BYD e seus carros elétricos. Também está se transformando num grupo voltado para soluções ligadas à mobilidade, indo além da venda de veículos. Em 2020, a empresa entrou no mercado de locação de frota de veículos premium e também diversificou no segmento de seguros, indo além de veículos.
Em 2021, iniciou no segmento de carro de luxo por assinatura. Em 2022, virou aceleradora de startups em áreas com potencial de crescimento – não apenas as ligadas à mobilidade –, como jogos e aprendizado de máquina (machine learning), por exemplo.
Em 2023, a maior parte do
faturamento (67%) foi da comercialização de veículos e do
pós-venda. Segmentos de locação e carro por assinatura representaram 32%. Mas a intenção da empresa é mudar esse
mix a médio prazo, ampliando
a fatia de outros segmentos ligados à mobilidade. A meta é,
em no máximo cinco anos, que
a locação e a assinatura respondam pela metade do faturamento do grupo.
Nos últimos tempos, com o
avanço dos carros eletrificados (híbridos e elétricos) de várias marcas de luxo que a empresa representa e a mudança
do comportamento do consumidor – que tem preferido alugar veículo de luxo no lugar de
comprar –, a companhia precisou mudar para atender a essas novas demandas.
Terminado o ano de 2023, a Osten vira uma empresa bilionária. A companhia faturou pela primeira vez R$ 1 bilhão.
Em 2024 a companhia desenvolve um projeto piloto de uma nova empresa
de soluções para veículos elétricos, a Revo, cuja assinatura
da marca é “Electric Revolution” e está desde dezembro de 2023 funcionando em caráter experimental. A transformação da concessionária de carros de luxo
para um grupo com foco na mobilidade acompanha as mudanças que estão ocorrendo no
mercado de veículos. “Não podemos ficar dependentes das
concessionárias, temos de diversificar”, diz Jorge Yamaniski Neto, diretor da Osten
Group. Nascido em 1992, Yamaniski Neto começou na empresa da família aos
25 anos de idade.
O executivo diz que o modelo de concessionárias pode ter
prazo de validade no Brasil, assim como já ocorre no mercado externo. Como as pessoas
estão cada vez mais tendo acesso ao ambiente online, as marcas de veículos entenderam
que não faz sentido ter tantas
lojas físicas, que exigem investimento, argumenta.
Em 2024, duas
novas revendas da Osten que
estão em construção, localizadas em São Paulo (SP) e Santos (SP), por exemplo, irão
revender carros da marca
BYD. As duas novas
lojas se juntam às dez concessionárias em funcionamento
hoje no grupo.
Outro acelerador da transformação da Osten foi o avanço do carro elétrico. Esse tipo
de veículo exige menos manutenção e revisões do que o carro a combustão. Como as idas
às concessionárias após a venda devem diminuir, a perspectiva é que a receita com serviços também recue.
Por isso, a saída do grupo é
buscar faturamento em outros
mercados relacionados à mobilidade.
A atividade da companhia irá
além dos equipamentos.
Entre empresas e pessoas
físicas, Yamaniski Neto observa que ainda há pouco conhecimento sobre carros elétricos.
E os temas sobre os quais falta
informação são infraestrutura, pós-venda, manutenção e
autonomia, por exemplo.
(Fonte: Estadão - 26.01.2024)
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