Em 2023, o grupo conquistou o Lote 2 de rodovias paranaenses. Antes, também havia conquistado três concessões estaduais em Minas Gerais – na região do Triângulo Mineiro, no Sul de Minas Gerais, e na rota Varginha-Furnas.
Em leilão realizado na B3 em 11 de abril de 2024, a EPR conquistou a concessão da rodovia federal BR-040, que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora, em Minas Gerais. O grupo venceu ao propor um desconto de 11,21% na tarifa máxima de pedágio prevista no edital. O grupo superou os concorrentes com folga, pois a CCR ofereceu desconto de apenas 1% e o consórcio Vetor Norte, formado por construtoras de médio porte, não propôs desconto na concessão. Outro consórcio, liderado por Azevedo & Travassos, havia apresentado oferta, mas foi desclassificado porque as garantias oferecidas não atendiam às regras do edital de propostas segundo a comissão responsável pelo leilão.
Como vencedora da concessão, a EPR deverá realizar investimentos de cerca de R$ 5,1 bilhões em obras, além de custos operacionais estimados em R$ 3,53 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato.
Após vencer o leilão da BR-040, José Carlos Cassaniga, presidente da EPR, disse que o grupo continua estudando novas concessões rodoviárias. “Há espaço para isso. Valorizamos a qualificação de projetos e estudos, mas há espaço para isso. Estamos analisando todo o pipeline de projetos federais e estaduais. A relação risco/recompensa é importante para nós”, afirmou após o leilão.
A BR-040 é emblemática porque faz parte da relicitação da Via040, concessão da Invepar que está em processo de devolução. A empresa tenta devolver a concessão desde 2017, mas só em 2020 conseguiu assinar o acordo de relicitação. Naquela época, a previsão era que o novo leilão ocorresse até 2022, mas ocorreram contratempos que atrasaram o projeto. Em 2023, a Justiça teve que garantir que a Invepar continuaria operando até que uma nova operadora assumisse.
(Fonte: Valor - 12.04.2024)
Após vencer o leilão da BR-040, José Carlos Cassaniga, presidente da EPR, disse que o grupo continua estudando novas concessões rodoviárias. “Há espaço para isso. Valorizamos a qualificação de projetos e estudos, mas há espaço para isso. Estamos analisando todo o pipeline de projetos federais e estaduais. A relação risco/recompensa é importante para nós”, afirmou após o leilão.
A BR-040 é emblemática porque faz parte da relicitação da Via040, concessão da Invepar que está em processo de devolução. A empresa tenta devolver a concessão desde 2017, mas só em 2020 conseguiu assinar o acordo de relicitação. Naquela época, a previsão era que o novo leilão ocorresse até 2022, mas ocorreram contratempos que atrasaram o projeto. Em 2023, a Justiça teve que garantir que a Invepar continuaria operando até que uma nova operadora assumisse.
(Fonte: Valor - 12.04.2024)
Nenhum comentário:
Postar um comentário