O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
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11 de set. de 2022
Refrigerantes Triângulo / Guaraná Mineiro
Guaraná JF
De lá para cá muita coisa aconteceu e a marca conseguiu ficar entre as três maiores produtoras de refrigerantes do seu estado, além de ter recebido o prêmio “Os Melhores Sabores do Brasil” na categoria Guaraná, durante uma das edições da Feira dos Fornecedores da Indústria de Bebidas.
Guaraná Pureza
Por conta da pureza dos itens usados na fabricação a “cerveja doce” recebeu nome de…Pureza! A marca é fabricada pela Bebidas Leonardo Shell e até a década de 1970 toda a produção era manual. Só em 1996 a empresa passou a usar embalagens PET e produzir as versões de 2 litros.
(Fonte: Almanaque SOS - 30.07.2020)
Guaraná Baré
A embalagem original da bebida é uma garrafa âmbar de 600ml como as de cerveja, e somente, há seis anos, foi adotada a latinha. Atualmente, a marca é da AmBev e sua distribuição está limitada à região amazônica – mas já foi encontrada em outros estados.
6 de set. de 2022
Eurochem
Em 21 de dezembro de 2021, a Eurochem comprou o controle da brasileira Fertilizantes Heringer, que estava em recuperação judicial desde 2019, numa transação secundária com a HeringerPar, a holding que detém as participações da família fundadora da companhia. A Eurochem pagou R$ 554 milhões por 51,48% da empresa, o equivalente a um preço por ação de R$ 20, próximo ao preço de tela. O pagamento é feito em tranches: metade à vista no fechamento do contrato, 15% retido para garantias dos ajustes de preço, e 35% para garantias de indenizações que os vendedores possam ter que pagar para os compradores. A transação dispara o direito de tag along para os demais acionistas, obrigando a Eurochem a fazer uma oferta nas mesmas condições para os minoritários. A Eurochem disse que eventualmente pode fazer uma OPA para fechar o capital da empresa.
1 de set. de 2022
Banco BV (ex-Banco Votorantim)
Em abril de 1996, o banco constituiu a oferta de crédito, financiamento e investimento para atuação no financiamento a consumidores pessoas físicas. No mesmo ano, passou a operar nas atividades de intermediação pela criação da Votorantim Corretora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda. (“Votorantim Corretora”). Em 1997, nascia a BV Leasing Arrendamento Mercantil S.A., tendo como atividade a prática de operações de arrendamento mercantil (“BV Leasing”). Em 1999, surgia, como subsidiária do banco, a Votorantim Asset Management DTVM Ltda. (“BV Asset”) para administração e gestão de fundos.
Em 20 de fevereiro de 2002, obteve licença do Banco Central das Bahamas para realizar operações bancárias naquele país.
Com o intuito de ampliar a oferta de produtos e serviços aos clientes, em 2 de agosto de 2007, fundou a Votorantim Corretora de Seguros S.A. para atuação no mercado de corretagem de seguros.
Em janeiro de 2009, estabeleceu uma parceria com o Banco do Brasil, a segunda maior instituição financeira da América Latina, que adquiriu da Votorantim Finanças S.A., 49,99% do capital votante, correspondente a 50% do capital social total do Banco Votorantim. A parceria foi firmada com forte racional estratégico e visão de longo prazo, permitindo a exploração de oportunidades de negócios em diversos segmentos.
Em 2016, o BV realizou aporte no fundo de ventura capital BR Startups, que atualmente possui investimentos em diversas empresas, entre elas “Quero Quitar”, “Yalo”, “Olivia” e “Carflix”.
Durante o ano de 2017, foram estabelecidas parcerias com o “Portal Solar” e “Guiabolso” e, em 2018, com a “Yalo”, “Olivia”, “Avonale” e “Weel”, além de aporte no fundo de venture capital “Monashees”. Também em 2018, foi criado o BV Lab, laboratório de inovação dedicado a conectar o banco BV com novas tecnologias e melhorar a experiência dos usuários.
Em maio de 2018, foi divulgado o início de uma nova parceria estratégica com a Neon Pagamentos, pela qual o BV assumiu os serviços de custódia e movimentação das contas de pagamento da Neon. Pelos termos do acordo, as partes se comprometeram a desenvolver um conjunto de iniciativas no mercado de banco digital, mantendo independência nas operações e buscando alavancar seus pontos fortes, dando um importante passo na estratégia de diversificação de negócios e transformação digital do banco.
Ainda em 2018, houve a integração das atividades da Votorantim Corretora com a BV Asset, passando a BV Asset a atuar, adicionalmente, como participante de negociação pleno – PNP admitido na B3.
Em 24 de agosto de 2022, o Bradesco anunciou uma parceria estratégica com o banco BV para a formação de uma gestora de investimentos independente (ainda sem nome), que terá marca própria, a ser definida. O Bradesco, por meio de uma de suas controladas, irá adquirir 51% do capital da BV DTVM, que concentra a gestão de recursos de terceiros e a atividade de private banking do banco BV. “A sociedade já detém R$ 41 bilhões de ativos sob gestão e R$ 22 bilhões sob custodia no private banking”, diz o Bradesco. O valor do negócio não foi informado. Com atuação no mercado brasileiro desde 1999, a BV DTVM é a 9ª maior gestora de fundos imobiliários no ranking de junho/2022 da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima). A Organização Bradesco já possui ampla e sólida plataforma local de asset management, com mais de R$ 544 bilhões sob gestão, e de private banking, com mais de R$ 380 bilhões sob gestão, sendo o 3º e 2º maior gestor em cada segmento, respectivamente”. Considerando a parte de custódia, a BV DTVM possui quase 150 funcionários.
(Fonte: Wikipédia / Valor - 24.08.2022)
30 de ago. de 2022
Willys / Ford Rural Willys
A versão Especial (havia também a Standard) chegava ao cúmulo de trazer um barbeador elétrico (Remington Roll-a-Matic), mas também vinha com um toca-fitas de cartucho, um gravador, divisória entre o motorista e os passageiros por vidro elétrico e acendedor de cigarros. Todos tinham bancos de couro. Dos 25 fabricados para o público, só 19 têm destino conhecido e ainda estão por aí, considerando dados de meados de 2018.
26 de ago. de 2022
Bamaq
24 de ago. de 2022
Interbrand
A consultoria Interbrand foi fundada por John Murphy em 1974 e tem sua sede em Nova York.
A empresa é especializada em avaliações de marca. A cada ano, a equipe de profissionais se debruça sobre balanços de centenas de empresas em todo o planeta, destrincha relatórios de analistas especializados e realiza pesquisas de opinião para montar a lista das 100 marcas globais mais valiosas. Trata-se da mais respeitada avaliação sobre marcas, publicada em parceria com a revista americana de negócios Business Week.
O executivo inglês Jez Frampton, então presidente mundial da Interbrand, costumava utilizar uma imagem emprestada do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe para definir seu negócio. No livro As Afinidades Eletivas, de 1809, Goethe explica que a Marinha inglesa, na época a mais poderosa do mundo, costumava colocar um fio vermelho na urdidura de todas as cordas usadas em seus navios com o objetivo de identificá-las como propriedade da Coroa Britânica. O fio era impossível de ser removido da corda sem que fosse necessário desmanchá-la completamente. Para Frampton, essa é uma metáfora perfeita para o valor da marca de uma grande corporação. "A marca é como o fio vermelho. Ela permeia todo o negócio, torna-se um poderoso instrumento econômico capaz de gerar valor para a companhia e é impossível de ser separada do todo", disse Frampton à revista Exame em visita ao Brasil em 2008.
O cálculo do valor das marcas surgiu em meados dos anos 1970 como uma ferramenta auxiliar nos processos de fusões e aquisições de empresas. A ideia era atribuir valor a um ativo até então considerado intangível.
Para chegar ao valor de uma marca, a Interbrand, por exemplo, calcula três variáveis. A primeira leva em conta o peso da marca na receita e na lucratividade da empresa com base em dados do balanço financeiro. A segunda avalia por meio de pesquisas a preferência dos consumidores pela marca em relação aos concorrentes. E, por fim, mede-se a competitividade da marca para gerar lucros futuros. Nesse quesito são avaliados fatores como a performance global e a presença dessas empresas em mercados promissores.
(Fonte: revista Exame - 05.11.2008)