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4 de out. de 2011

Sanbra

         A história da Sanbra, sigla para Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro, está inserida na trajetória do grupo Bunge, que por sua vez está associada à história da industrialização brasileira. A rede de moinhos do grupo, que começou a ser montada em 1906 com a aquisição do Moinho Santista, espraiou-se por todo o país. Na década de 1920, aconteceu a primeira diversificação com a fabricação de sacos de algodão. Em plena crise de 1929, o grupo Bunge ergueu sua primeira fábrica de tecidos, a Tatuapé.
          Em 1923, a Bunge adquire a empresa Cavalcanti&Cia, que depois mudaria seu nome para Sanbra, tornando-se a primeira empresa da Bunge no segmento de oleaginosas.
          Em 1929, a Sanbra lança o Salada, de algodão, primeiro óleo vegetal comestível fabricado no país. O óleo revolucionaria os hábitos alimentares de consumidores que na época usavam banha de porco.
          Mais tarde, nos anos 1950, a Sanbra foi a pioneira na fabricação de óleos e margarinas a partir da soja. Em 1958, a Bunge lança seu primeiro óleo de soja, Primor.
          Em 1959, a margarina Delícia é lançada pela Bunge e é distribuída em inéditos veículos térmicos, para garantir sua conservação.
          Em 1973, é lançada a primeira margarina de milho do mercado brasileiro, a Mila.
          Em 1992, a Sanbra mexeu na fórmula de sua marca de margarina mais vendida e lançou no final do ano uma Delicia com a metade das calorias da versão original.
(Fonte: revista Exame - 04.08.1993 / site da Bunge - partes)

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