Total de visualizações de página

31 de out. de 2011

Ant Financial Services

          A Ant Financial Services, que de formiga não tem nada ("ant" significa formiga em inglês), é a operadora da maior plataforma de pagamentos eletrônicos da China. "É uma empresa de tecnologia financeira posicionada no mundo de forma única", disse Ben Zhoun, um gestor da norte-americana Warburg Pincus.
          A empresa, que se separou da gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba, tem desempenhado um papel fundamental na transformação do cenário de tecnologia financeira na China. A Ant Financial administra o aplicativo de pagamentos mais usado do país, no que vem sendo considerado como uma migração para uma sociedade sem papel-moeda.
          Em 8 de junho de 2018, a Ant anunciou que levantou cerca de US$ 14 bilhões, no que observadores do mercado chamaram de a maior rodada de aporte de capital já feita no mundo por uma empresa não listada.
          São investidores da Ant Financial (através da unidade Ant International) a Comissão de Investimento do Plano de Pensão do Canadá, o fundo soberano de Singapura GIC, a investidora estatal Temasek, bem como as empresas norte-americanas de investimento Warburg Pincus, Silver Lake e General Atlantic.
          A empresa afirma que tem como objetivo alcançar 2 bilhões de consumidores no mundo com sua rede de pagamentos nos próximos anos, apoiada por investimentos e parcerias estratégicas com companhias de pagamento do sudeste asiático, bem como com alianças na Coreia do Sul, Japão e Índia.
          Aparentemente, porém, a Ant cresceu demais, ajudada pela aceitação de pagamentos por meio do serviço online Alipay. Mais de 620 milhões de pessoas estariam utilizando o Alipay. E uma vez que o dinheiro sai das contas dos bancos tradicionais para a carteira virtual, a maior parte não retona.           Os reguladores chineses estão avaliando se classificam a Ant como uma holding financeira e, assim, façam com que ela cumpra exigências de capital parecidas com os bancos.
(Fonte: Forbes Brasil - 08.06.2018 / jornal Valor - 31.07.2018 - partes)

Nenhum comentário: