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20 de set. de 2023

Frimesa

          A Frimesa (então denominada Sudcoop) foi fundada em 1977 e em sua trajetória foi formada uma Cooperativa Central que industrializa a matéria-prima carne e leite. A história oficial foi iniciada em 13 de dezembro de 1977, durante as festividades do jubileu de prata de Francisco Beltrão (PR) na câmara de vereadores.
          No fim da década de 1990, milhares de produtores de feijão, soja, milho, frango, leite e, principalmente suínos, buscavam uma renda na agroindustrialização.
          Cinco cooperativas do Sudoeste do Paraná, inspiradas pelo projeto Iguaçu de Cooperativismo, planejaram a criação da Cooperativa Central Agropecuária do Sudoeste – Sudcoop, hoje Frimesa Cooperativa Central. Foi o primeiro passo da organização dos agricultores das quatro cooperativas fundadoras: Coasul - Cooperativa Agropecuária Sudoeste Ltda., de São João, Comfrabel - Cooperativa Mista, de Francisco Beltrão, Camdul - Cooperativa Agrícola Mista Duovizinhens, de Dois Vizinhos e Coopersabadi - Cooperativa Mista Agropecuária Sabadi Ltda., de Barracão.
          Somadas, as quatro cooperativas fundadoras reuniam 6,8 mil cooperados, dos quais 85% eram propriedades de pequeno porte. Elas atuam em 20 municípios do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina.
          Quando a Sudcoop (hoje Frimesa) começou a operar, em 1978, seu escritório se localizava no último andar das instalações da filiada Comfrabel, em Francisco Beltrão.
          No fim da década de 1970, a atividade já tinha um duplo propósito: valorizar o milho e a soja convertendo esses insumos em ração para os animais e, consequentemente, otimizar a produção de carne. Com esse objetivo, as cooperativas decidiram pela construção de uma fábrica de ração com capacidade de 20 toneladas ao dia. O primeiro empreendimento, iniciado após a criação da Central, foi edificado em terreno doado pela prefeitura de Francisco Beltrão.
          A suinocultura enfrentava muitas dificuldades. Os produtores eram obrigados a entregar os suínos em Ponta Grossa (PR), e os animais percorriam mais de 500 quilômetros por uma malha rodoviária precária. Outros compradores, de São Paulo e Minas Gerais, ficavam a mais de mil quilômetros de distância. Os produtores de suínos negociavam por meio de atravessadores, uma situação que, somada ao custo de transporte, inviabilizava a produção do Sudoeste. A solução era produzir alimentos em grande escala e atender diretamente ao mercado dos centros urbanos.
          No ano seguinte ao da fundação, a diretoria já se debruçava sobre estudos de viabilidade para aquisição de um frigorífico de suínos. Havia duas propostas: uma no município de Clevelândia e outra em Palmas, ambos no Paraná.
          A empresa estava propensa a decidir pelo projeto de Palmas, que tinha apresentado um melhor estudo de viabilidade, e já negociaçãocom o Banco BRDE. Foi quando surgiu o movimento do Oeste, através da Cooperativa Cotrefal, hoje Lar, liderado por Inácio Donel, propondo uma oportunidade de negócio em Medianeira.
          Após inaugurar, em março de 2023, sua maior planta de abate de suínos em Assis Chateaubriand (PR) e elevar em 80% a capacidade produtiva do ano (2023), a Frimesa investe no mercado paulista. Passou a promover eventos com potenciais clientes e no primeiro semestre de 2024 deve inaugurar seu quarto centro de distribuição em São Paulo, na cidade de Campinas. Com cerca de 12 mil pontos de venda hoje no Estado, entre varejo, atacado e padarias, a cooperativa quer chegar a 20 mil até julho de 2024. No País, serão 60 mil, ante 48 mil atualmente. A contribuição do consumidor paulista ao faturamento, de 15% das vendas internas, deve ir a 25% pelo menos, diz Elias Zydek, presidente executivo. “Nosso maior esforço de vendas está em São Paulo”, afirma.
          Considerando dados de 2022, a cooperativa emprega mais de 9 mil pessoas.
(Fonte: site da empresa / Estadão - 18.09.2023 - partes)

19 de set. de 2023

Lombard Odier

          A empresa suíça Lombard Odier se posiciona como uma boutique independente de gestão de 
patrimônio, sem vínculos com corretores ou bancos.
          A Lombard Odier abriu caminho para a abertura de um escritório no Brasil no final de 2021, quando as taxas de juro atingiram um mínimo histórico de 2% ao ano sob os efeitos da pandemia. Houve um fluxo crescente para classes alternativas em diferentes moedas e geografias.
          A gestora pretende tornar o Brasil um mercado relevante. Numa primeira fase, isso significa 
atingir pelo menos 1% a 2% do volume que tem sob a sua alçada no âmbito global.
          "A Lombard tem interesse estratégico no Brasil, o principal mercado para nós na América Latina”, disse Marc Braendlin, chefe do grupo para a América Latina. “Queremos crescer e continuar fortes com uma equipe local. Respeitamos os nossos concorrentes, mas não temos medo porque pensamos que a Lombard tem uma oferta boa e interessante.”
          A Lombard Odier contratou Rogério Zanin, ex-banqueiro do Julius Baer, no início de 2023 para chefiar sua unidade local. O Sr. Zanin veio originalmente da GPS (que se fundiu com a Reliance quando a empresa rival suíça adquiriu ambas as empresas) e tornou-se líder do Julius Baer Family Office no Brasil como parte de seu comitê executivo. Juliana Lage, como chefe de operações, também veio de Julius Baer.
          A escassez de eventos de liquidez que tradicionalmente engordam a fortuna das famílias, como ofertas secundárias de ações ou fusões e aquisições de empresas, não enfraquece o plano da Lombard para operações locais, acrescentou Zanin. “Quando se trata de investimentos internacionais, há um grande caminho a explorar porque muitas famílias não têm sequer exposição fora do Brasil, então nesse campo a concorrência é menor.”
          A empresa contratou seis executivos comerciais seniores e pretende contratar outros quatro até o final de 2023. A companhia vê como positivo que grandes concorrentes passem a oferecer investimentos internacionais, pois isso ajuda a desmistificar a diversificação de moedas e mercados 
independentemente da faixa de riqueza.
          Considerando dados de meados de setembro de 2023, a Lombard Odier administra o equivalente a US$ 300 bilhões em ativos de milionários.
(Fonte: jornal Valor - 19.09.2023)

18 de set. de 2023

StopClub

          O StopClub é uma startup brasileira, banco digital, que tem Luiz Pereira como cofundador, que fornece ferramentas para trabalhadores baseados em aplicativos.
          A startup oferece créditos e contas para motoristas e entregadores que usam seu aplicativo, em aliança com a XP Investimentos e a fintech mexicana Bankuish.
          O neobanco, lançado na semana de 11 a 15 de setembro de 2023, é baseado em um modelo banking as a service (BaaS) fornecido pela XP Investimentos (que comprou, em 7 de janeiro de 2022, o Banco Modal), em um exemplo de como o modelo de open finance pode agilizar lançamentos digitais, inclusive, para empresas não-financeiras.
          "A velocidade do modelo BaaS faz toda a diferença, já que não é necessário tirar todas as licenças nem fazer registros no Banco Central, um processo caro e demorado. Além disso, ter a infraestrutura da XP nos dá credibilidade e também acesso a produtos vendidos através de sua rede", disse à iupana Luiz Pereira, cofundador do StopClub, que oferece serviços como monitoramento online e registro de viagens para motoristas.
          “A grande diferenciação é que, por meio de APIs, conseguimos oferecer em nosso app principal soluções financeiras, como, por exemplo, poder consultar saldo, cobrar PIX e ser notificado de entrada de recursos”, afirma o cofundador. Isto permite que o usuário trabalhe sem o app do banco no seu celular, o que dá mais segurança e tranquilidade, ao saber que não pode ter suas economias roubadas, acrescenta Pereira.
          A empresa observa que os trabalhadores da gig economy, muitas vezes, não têm acesso a produtos como o crédito, por não terem uma relação contratual tradicional. Com essa integração, buscam fortalecer a proposta à sua comunidade, ao mesmo tempo em que geram novas fontes de renda.
          O uso e a permanência no aplicativo também podem ser utilizados para avaliar o comportamento financeiro. Este produto é apoiado pela fintech Bankuish, um credor para trabalhadores colaborativos.
          “Dividimos os ganhos e custos com o banco, é como um parceiro no negócio”, acrescenta Pereira. “O maior desafio é acelerar a receita para compensar custos [...], porque começa como uma operação deficitária”, explica o cofundador.
(Fonte: iupana - 15.09.2023)

17 de set. de 2023

Forethought (PowerPoint)

          O PowerPoint, programa tão amado quanto odiado por trabalhadores de escritório, professores e 
burocratas, foi lançado em 1987 pela Forethought, uma pequena empresa de software.
          O PowerPoint foi o sucessor digital dos projetores de transparências e foi desenvolvido por Dennis Austin (1947-2023). Ele transformou o trabalho de criar slides em um processo muito mais fácil.
          Poucos meses após a estreia do PowerPoint, a Microsoft comprou a Forethought por US$ 14 milhões em sua primeira grande aquisição.
(Fonte: Estadão - 15.09.2023)

16 de set. de 2023

Bloomingdale's Brown Bag.

          A Bloomingdale's Brown Bag foi originalmente projetada por Massimo Vignelli em 1973 para acomodar os travesseiros e lençóis cada vez maiores vendidos no departamento de linho da Bloomingdale, e desde então se tornou um símbolo de status da cidade de Nova York e um item básico do estilo de rua (ao lado da Medium Brown Bag e da Little Brown Bag , claro).
          Nada une mais os nova-iorquinos hoje em dia do que a afinidade por sacolas de compras e bolsas de lona de marca. Você não pode entrar em um apartamento sem encontrar uma coleção escondida debaixo da pia – ou andar pela rua sem ver uma pendurada no ombro de um morador do East Village vestido com camiseta de bebê. Bolsas da LLBean, Outdoor Voices, Jill Sander e até Trader Joe's tiveram seu momento, mas nenhuma teve a longevidade ou o impacto cultural da Bloomingdale's Brown Bag.
          A sacola é tão influente, na verdade, que o humilde saco de papel teve sua própria extravagância de festa de aniversário em 2023. De setembro em diante, a Bloomingdale’s lançou grandes colaborações e realizou eventos nas lojas para comemorar seu 50º aniversário. O espaço carrossel da loja de departamentos se tornou um pop-up repleto de produtos exclusivos com tema Brown Bag de marcas de moda, beleza e estilo de vida como Ralph Lauren, Stoney Clover Lane, Aqua, Recess Pickleball e Clinique. Pense em um suéter de gola redonda adornado com a imagem do urso Ralph Lauren segurando uma Big Brown Bag da Bloomingdale's.
          O carro-chefe da Bloomingdale’s 59th Street dará uma festa no sábado, 9 de setembro, das 13h às 17h. com ativações em todos os andares. O artista Matthew Langille criará seu padrão exclusivo em uma Big Brown Bag em tamanho real, e os alunos da FIT estarão lá para personalizar sacolas de compras de aniversário. Enquanto isso, os clientes poderão desfrutar de comidas e bebidas temáticas e sabores de edição limitada no BKitchen, um pop-up Big Brown Bistro e um pop-up Nespresso.
          O querido departamento de beleza da Bloomingdale’s também participaria das comemorações. No dia 7 de outubro (2023), balcões de beleza em todo o país ofereceriam diversas ativações e guloseimas. Os destaques? Um estande onde os clientes podem girar uma roda para ganhar amostras exclusivas e serviços de beleza, sorteios de prêmios de suas marcas favoritas e a chance de levar para casa uma sacola de comemoração de 50 anos em compras de US$ 150 ou mais.
(Fonte: The Cut - 07.09.2023)
Photo: Getty Images
Photo: Matthew Carasella

15 de set. de 2023

Biotrop

          A Biotrop,  é uma startup de controle biológico de pestes, criada em 2018 pelo biólogo Antônio Carlos Zem, ex-presidente para a América Latina da FMC Soluções Agrícolas e tem sede em Vinhedo, interior paulista.
          Como uma “agritech”, a Biotrop vem se destacando entre as líderes no mercado brasileiro de produtos biológicos com um rápido crescimento.       
          No mesmo ano, em 13 de dezembro (2018), a Aqua Capital anuncia a compra da Total Biotecnologia e a combina com a Biotrop, com o biólogo Antônio Carlos Zem como presidente da empresa.
          Em 2021, o GIC, fundo soberano de Cingapura, comprou uma participação minoritária na Biotrop.
          Em 9 de setembro de 2023 o Grupo Biobest, o Aqua Capital e o Fundo Soberano de Singapura (GIC) anunciaram a assinatura de um acordo para a aquisição da brasileira Biotrop, pela Biobest, uma das líderes mundiais em biocontrole de pragas e doenças e polinização natural. Pelo acordo, firmado em 9 de setembro, a Biobest, com sede na Bélgica, vai adquirir 85% das ações da companhia por 532 milhões de euros (R$ 2,8 bilhões). A expectativa é de que a transação seja concluída até o final de 2023.           
          Os 15% restantes das ações serão adquiridos pela Biobest após um período de transição de três anos. A Biotrop hoje é controlada pelo Aqua Capital, gestora de private equity com sede em São Paulo e foco no agronegócio. A operação, diz o CEO da empresa, Jean-Marc Vandoorne, é parte da estratégia de fusões e aquisições, e permitirá à companhia ocupar posição importante na América do Sul, abrindo caminho à sua transformação de especialista em biocontrole e polinização na horticultura em grande player em produtos biológicos na agricultura.
          A expectativa da Biotrop é alcançar faturamento de R$ 679 milhões (128 milhões de euros) em 2023. 
(Fonte: Valor - 13.12.2018 / Estadão - 09.09.2023 - partes)

14 de set. de 2023

M.Officer

          A a marca de jeanswear M.Officer foi fundada por volta de 1993 pelo designer Carlos Miele. Ela nasceu como seu projeto de graduação na Fundação Getúlio Vargas.
          Em 13 e setembro de 2023, alegando "concorrência desequilibrada com gigantes players asiáticos", o grupo M5, da marca de moda M.Officer, entrou em recuperação judicial. A empresa alega ter dívidas na casa dos 53,5 milhões de reais. O pedido já foi aceito pela Justiça de São Paulo.
          "Quanto às razões da crise econômico-financeira enfrentada pelas requerentes, ressaltam a concorrência desequilibrada com gigantes players asiáticos, as consequências econômicas do período da pandemia da covid-19 – contexto em que a M.Officer teria sofrido uma queda de 91% nas vendas, bem como grande inadimplência dos consumidores", diz parte do despacho da Justiça que apresenta os argumentos da M.Officer para o pedido de recuperação judicial.
          Os fatores que a empresa justificou em seu pedido de recuperação judicial teriam gerado, de acordo com o despacho da Justiça, "recorrentes resultados financeiros negativos com excesso de endividamento, o que levou à inviabilização de obtenção de novas linhas de crédito junto às instituições financeiras".
          A empresa alegou, porém, que já estava procurando a reestruturação de suas operações e finanças e que estava com um "corpo de gestores altamente qualificado apto a reverter a situação". Mesmo assim, entendeu que para que haja uma "integral reestruturação", seria preciso aderir a uma recuperação judicial.
          Considerando dados no momento do deferimento da recuperação judicial, emprega 130 pessoas diretamente. Por ano, vendem cerca de 200.000 peças, todas, de acordo com a empresa, produzidas "integralmente" no Brasil. Tem 12 lojas físicas espalhadas em três estados e no Distrito Federal.
(Fonte: revista Exame - 13.09.2023)

13 de set. de 2023

TKO Holdings

          A TKO Holdings surgiu da união das operações do UFC com a WWE.
          Em abril de 2023, a Endeavor, controladora do UFC, comprou a WWE, maior organização de “telecatch” do mundo, por US$ 9,3 bilhões. No processo, a Endeavor fez cisão das operações do campeonato de artes marciais mistas (MMA) e juntou com a WWE na nova empresa TKO.
          A WWE e o UFC geram receita por meio de venda de direitos de transmissão dos seus eventos, além da venda de ingressos e produtos licenciados.
          O conglomerado de mídia ficou com 51% da TKO Holdings após a operação de troca de ações, enquanto acionistas antigos WWE ficaram com os 49% restantes. A família McMahon, antiga controladora da WWE, permanece com participação minoritária.
          “Estamos bem posicionados para capitalizar a demanda por esportes e eventos de entretenimento ao vivo e por plataforma de streaming”, diz Mark Shapiro, novo diretor-presidente da TKO Holdings.
          Em 12 de setembro de 2023 as ações da TKO Holdings começaram aser negociadas na Bolsa de Nova York (NYSE). As ações da Endeavor continuam sendo negociadas na Bolsa de Nova York (Nyse) sem o UFC. O conglomerado é dono de agências de talentos e companhias de marketing.
(Fonte: jornal Valor - 12.09.2023)

12 de set. de 2023

Zepz

          A Zepz, uma das maiores fintechs da Europa, começou sua operação em 2010 e tem sede em 
Londres.
          A fintech iniciou seu trabalho com foco no fluxo de países desenvolvidos para os países africanos. Não à toa. A região é menos atendida pelos players tradicionais, e isso se reflete no custo das transações: enviar dinheiro para os países da África Subsaariana é historicamente mais caro. No primeiro trimestre de 2023, custava, em média, 8,35% do total transferido.
          A empresa cresceu e passou a explorar outras regiões. Depois do sudeste asiático, começou a olhar para a América Latina.
          Em fins de agosto de 2023, a Zepz chega ao Brasil – e quer ajudar os brasileiros a enviarem
dinheiro para o Brasil.
          Segundo Giancarlo Braccia, head da empresa para a América Latina, um dos resultados da reaceleração (de remessas de dinheiro) após a pandemia, é uma grande mudança no mercado global de transferências internacionais de dinheiro, as chamadas remessas. Esse segmento cresce rapidamente em tamanho, complexidade e concorrência. De 2019 para 2022, o valor total das remessas saltou de US$ 726,9 bilhões para US$ 831,1 bilhões, segundo o World Bank Global Knowledge Partnership on Migration and Development. De longe, os principais destinos são os países de renda média e baixa, destinatários de 78% do fluxo total.
          O problema é que o custo de enviar dinheiro de um país a outro ainda é elevado. Segundo o Banco Mundial, a média global foi de 6,25% sobre o total enviado no primeiro trimestre de 2023. Os operadores digitais de remessas têm ajudado a mudar o cenário, oferecendo o serviço a preços mais atrativos. Considerando apenas as transações digitais, o custo médio no período foi de 3,90%. Reduzir esses valores em 5 pontos porcentuais, diz o Banco Mundial, traria economias de até US$ 16 bilhões por ano.
          De acordo com Giancarlo Braccia, em suas duas marcas – WorldRemit e SendWave – a companhia busca facilitar e baratear as remessas. Os fluxos vão, majoritariamente, dos países desenvolvidos para os em desenvolvimento.
          Por enquanto, a empresa não planeja o serviço de enviar dinheiro do Brasil para outros países, apenas dos países desenvolvidos para o Brasil. Há uma boa razão para isso: por enquanto, o foco é nos maiores corredores das remessas. Só para se ter uma ideia, no ano passado, brasileiros enviaram do exterior para o Brasil um pouco mais de US$ 4,2 bilhões. E esse fluxo tem aumentado.
          O México é a maior oportunidade para a Zepz. Segundo Braccia, está-se falando em US$ 58 bilhões, enviados principalmente dos Estados Unidos para o México. Ou seja, os mexicanos fora do país enviam ao México mais de US$ 1 bilhão por semana.
          Braccia explica que "para enviar dinheiro pelos players tradicionais, você precisa ir até uma loja física e depositar o dinheiro. Você gasta tempo fazendo isso. Com a SendWave, só é preciso baixar o app e, de forma bastante automática, o dinheiro é descontado tanto do seu cartão de débito ou do seu cartão de crédito, e é depositado quase automaticamente onde você quiser no Brasil".
          A Zepz já opera em mais de 130 países, incluindo o Brasil. São mais de 70 moedas e 5,7 milhões de usuários. Os números renderam à Zepz uma avaliação de mercado de US$ 5 bilhões, tornando a empresa uma das maiores fintechs baseadas na Europa (sua sede fica em Londres, apesar de seus funcionários estarem espalhados pelo mundo).
(Fonte: Época Negócios - 31.08.2023)