No início da fase produtiva, a empresa começou com a produção de ferro gusa em alto-forno a carvão.
(Fonte: jornal Valor - 29.09.2023)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
Pioneira na "rota do frango com polenta" - sucessão de restaurantes especializados no prato localizados na Avenida Maria Servidei Demarchi, em São Bernardo do Campo, a matriz do tradicional
São Judas Tadeu foi inaugurada em 1949.
A casa espalhou-se por uma área de 16.000 metros quadrados e tinha capacidade para 4.000 clientes, o que a tornava a segunda maior do país. A primeira (casa) é o Restaurante Madalosso, em Curitiba, com 4.680 lugares em uma área de 7.671 metros quadrados.
Até 2014, o restaurante chegou a preparar mais de 1 tonelada da ave por semana. O enorme letreiro em frente ao restaurante, além de mostrar o nome S.JUDAS TADEU, também trazia a palavra DEMARCHI, nome da avenida e "chopp ANTARCTICA".
O restaurante São Judas Tadeu fechou as portas em janeiro de 2016 e a marca passou a atuar com
franquia e serviços de delivery.
(Fonte: Veja SP - 16.11.2016 / produçao@olharturistico - partes)
A Lavoro Agro, distribuidora de produtos agrícolas, foi adquirida pelo Pátria, que começou a formar e rede em 2016. O fundo de private equity (que compra participações em empresas) enxergou nessa pulverização uma oportunidade e começou a fazer aquisições para criar um competidor
sulamericano da área.
Em agosto de 2017, comprou o colombiano Grupo Gral. Na sequência, foi a vez da mato-grossense Lavoro – de onde veio o nome do grupo. De lá para cá, foram mais de 30 aquisições, sendo a grande maioria de distribuidoras e revendas. Assim, em vez das pequenas lojas locais, ficou mais
comum nas maiores cidades do interior do país unidades padronizadas de redes como as da Lavoro.
“Temos em torno de 80 empresas em algum ponto da nossa fila de fusões e aquisições”, afirma Cunha. “Temos olhado Peru, Chile e Paraguai, mercados que nos interessam eventualmente entrar com nosso modelo de negócios, e sermos líderes da América do Sul.”
” Parte dessas aquisições foi feita com recursos de uma Spac, como são chamadas as “empresas cheque em branco”, criadas com o propósito de se fundirem e aportarem capital em companhias emergentes e com alto potencial de crescimento. Ao se unir com a Spac The Production Board (TPB), em março, a Lavoro abriu capital na Nasdaq. Foi avaliada em US$ 1,2 bilhão, e captou US$ 225 milhões. “A ideia inicial era fazer um IPO (oferta pública de ações, na sigla em inglês), mas, no meio do caminho, encontramos o time do TPB e criamos uma parceria estratégica”, afirma. “Eles são especialistas em agro, investem em empresas de tecnologia agrícola e testes de solo, que inclusive estamos trazendo para o Brasil.”
A estrutura da Lavoro é um pouco diferente do que existe nas concorrentes. Além da distribuição via lojas, que é o negócio principal, a empresa fabrica produtos de marca própria, que também vende para outros grandes clientes e empresas. “A fabricação de insumos está crescendo bastante dentro do grupo”, afirma Ruy Cunha, presidente da Lavoro Agro.
Há uma linha de negócios, dentro da holding Crop Care controlada pela Lavoro Limited, que junta fabricantes de defensivos biológicos, fertilizantes especiais e adjuvantes, compostos que prometem aumentar a eficiência dos produtos. Entre eles, está uma empresa na área de defensivos
biológicos, a Agrobiológica, na qual estão quadruplicando a capacidade de produção.
A holding Crop Care é formada pela Agrobiológica Sustentabilidade, Cromo Química, K2, Union Agro e Perterra e tem centros de distribuição em Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná e equipe comercial em mais sete Estados.
A intenção, com toda a gama de produtos, é ter em mãos um arsenal para oferecer ao cliente em várias frentes. “O grande produtor, mais sofisticado, é atendido diretamente pela indústria”, afirma. “Já o pequeno e médio são bem capitalizados, jovens, e têm um gap de tecnologia para suprir, o que os torna muito interessantes do ponto de vista dos negócios.” Assim, apesar da oferta nas lojas, a venda é feita na fazenda – e a prestação de serviços está embutida no negócio. São mais de mil especialistas para 72 mil clientes. “Esses produtores precisam de alguém que dê recomendações técnicas e apoie o crescimento”, afirma. “Mais do que vender o insumo, quero ser o conselheiro preferencial e fazer com que seja mais produtivo. Meu negócio não é ficar empurrando o produto, mas olhar, entender a
operação e recomendar alguma coisa que vá fazer sentido para ele.”
Por isso, na hora das aquisições, a Lavoro busca empresas tradicionais em uma região, que já se relacionam e têm bom nome com o produtor. “Compramos uma posição majoritária, em geral 85% da empresa, e mantemos o dono como sócio”, afirma. “Em geral, ele fica na operação por um ou dois anos na área comercial, para a transição com o modelo Lavoro.” O nome original é mantido e, mesmo quando a loja é transformada em Lavoro, ele permanece como uma submarca.
Com receita de US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 7,5 bilhões) nos primeiros nove meses de 2023, a Lovoro tem, em outubro de 2023, a Lavoro tem 215 revendas espalhadas pelo Brasil e pela Colômbia e uma trading no Uruguai. Hoje, é a maior da América do Sul.
(Fonte: Estadão - 25.10.2023 / 29.04.2024 - partes)
Obra da Hemobrás foi paralisada em novembro de 2016 — Foto: Reprodução/TV Globo
A Atakarejo foi fundada em 1994 pelo empresário Teobaldo Costa e tem, considerando dados de outubro de 2023, 28 lojas na Bahia e 22 lojas estão em Salvador. É a maior rede atacadista da Bahia e a sexta maior do país. A receita bruta foi de R$ 3,7 bilhões em 2022.
No início do mês de outubro de 2023, após cerca de um ano de negociações, a gestora de investimentos Pátria compra de 56% do Atakarejo, e com isso ingressou no segmento atacarejo e na região Nordeste. Os valores não foram divulgados mas, estima-se em cerca de R$ 650-700 milhões para a participação de 56%.
O Valor apurou que os donos do Atakarejo buscavam vender o negócio pelo menos desde 2021 e sondaram rivais como Grupo Mateus e Assaí. Porém, o foco das redes em crescer por meio da expansão orgânica, mais barata considerando os múltiplos demandados pelas redes rivais, impediu que as conversas avançassem.
Teobaldo Costa permanece à frente das operações da empresa após o acordo. O acordo não define um prazo específico para o fundador permanecer à frente após vender a participação majoritária.
No curto prazo, o Pátria pretende montar uma operação no segmento de cash and carry, alocada em um novo fundo de investimento, principalmente por meio de abertura de novas lojas e aquisições pontuais, disse o gestor. Os novos parceiros planejam abrir de 10 a 15 novas lojas anualmente, totalizando pelo menos 50 lojas em cinco anos.
Paralelamente, o Pátria estruturou outro fundo, distinto do novo veículo de investimento, apenas com ativos de cadeias regionais de retalho alimentar e de empresas de logística e distribuição. Nessa operação, cinco redes de supermercados formam o grupo Plurix, 21º maior varejista do país e 13º do estado de São Paulo. Em 2023, o faturamento foi de R$ 3,97 bilhões, segundo ranking da associação industrial Abras.
Somando os números do varejo e do atacadista recém-adquirido, a receita bruta chegaria a R$ 7,7 bilhões em 2022. Internamente, o Pátria vê os negócios como dois segmentos distintos com teses de investimento independentes e não contabiliza os ativos como uma unidade única.
A maior parte dos recursos da transação irá para o negócio e uma pequena parcela para o bolso dos acionistas. Anteriormente, o fundador detinha 93% do capital, ficando os 7% restantes com seu filho Gabriel Costa.
“É muito mais uma transação primária [recursos para o negócio] do que secundária [para o bolso dos sócios] porque é muito pequena”, disse Luís Felipe Cruz, sócio do Pátria e chefe de investimentos de private equity no Brasil. “O objetivo é acelerar a expansão de um negócio que avaliamos ser muito resiliente e que entendemos ainda ter uma elevada capacidade de crescimento.”
Junto com o projeto de crescimento, o capital alocado inclui uma parcela para reduzir o nível de endividamento da empresa para ajudar a equilibrar a estrutura de capital. Em 2022, a empresa emitiu R$ 140 milhões em debêntures não conversíveis em ações.
Nos próximos anos, a rede espera consolidar sua atuação no Nordeste do Brasil, saindo da Bahia e indo para estados próximos, disse Marcos Ambrosano, sócio do Pátria e ex-executivo do Walmart. “Estamos bem posicionados para crescer organicamente e, se surgirem oportunidades de investimento inorgânico, iremos avaliá-las.” O foco das novas lojas será cidades com mais de 200 mil habitantes.
( Fonte: Valor - 04.10.2023 / Estadão - 15.10.2023 - partes)