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28 de ago. de 2024

Veuve Clicquot Ponsardin (Champanhe)

          Veuve Clicquot Ponsardin (pronúncia em francês: [Vœv kliko põsaʁdɛ̃]) é uma casa de champanhe de Reims, na França. Esse champanhe é facilmente reconhecido pelo distinto rótulo laranja em sua garrafa.
          Fundada em 1772 por Philippe Clicquot-Muiron, a empresa que mais tarde viria a se chamar Veuve Clicquot desempenhou um importante papel no estabelecimento do champanhe como bebida escolhida pela nobreza e pela rica burguesia europeia.
          Nicole-Barbe Ponsardin, nascida em 16 de dezembro de 1777, casou-se com François Clicquot, filho de Philippe Clicquot-Muiron, em 10 de junho de 1798. Mas seu marido morreu em 23 de outubro de 1805, deixando-a viúva (veuve em francês)  no controle da companhia. Até aquele momento, a companhia dividia suas atividades entre a produção de champanhe, serviços bancários e comercialização de lã. Sob comando de Madame Clicquot, a companhia concentrou seu foco inteiramente na produção de champanhe.


Garrafa de Veuve Clicquot em mesa de degustação.
          O processo de industrialização da produção de champanhe é creditado a Madame Clicquot no início do século XIX. Com a ajuda de seu mestre de adega, Antoine de Müller, Clicquot inventou o riddling rack (inclinação gradual das garrafas até a vertical), que permitia o dégorgement (degolação, eliminação) de restos de levedura e sedimentos do vinho num processo de purificação da bebida.        
          A invenção de Clicquot compunha-se de uma mesa de madeira com buracos circulares nela perfurados, que permitia à garrafa de vinho ser presa sur point (de ponta-cabeça após centrifugação manual). Todo dia, um ajudante de mestre de adega cuidadosamente sacudia e girava (remuage) a garrafa para conduzir os restos de levedura e sedimentos acumulados no gargalo. Uma vez acumulados, a tampa era congelada. Após a retirada da rolha, os sedimentos eram expulsos naturalmente pela expansão dos gases. O vinho, purificado, era novamente lacrado com rolha.
          Durante as Guerras Napoleônicas, a empresa foi bem sucedida exportando seu champanhe (ao Império Russo em 1814, entre outros) e estabelecendo-o nas cortes reais. Na corte imperial brasileira, remessas deste champanhe foram enviadas por encomenda ao imperador Pedro II.
          Madame Clicquot morreu em 29 de julho de 1866, deixando uma bem estabelecida marca de champanhe. 
          O champanhe Veuve Clicquot tem o selo de autorização real, dada por Elizabeth II para comercialização no Reino Unido.
          Situada em Reims, Veuve Clicquot faz parte do grupo Louis Vuitton Moët Hennessy (LVMH) de artigos de luxo, do investidor francês Bernard Arnault, desde 1987.
          A vida de Nicole-Barbe Ponsardin, que abrange a história do champanhe Veuve Clicquet Ponsardin, é retratada no filme A Viúva Clicquot - A Mulher que Formou um Império (Widow Clicquot) - EUA, 2024.
         
(Fonte: Wikipédia)

26 de ago. de 2024

Sean's Bar

          Os bares, assim como as padarias, são encontrados praticamente em cada esquina de uma cidade. Eles são conhecidos por oferecerem bebidas alcoólicas, petiscos e outras refeições em estilos mais modernos. Entretanto, alguns bares podem se tornar históricos, especialmente com descobertas surpreendentes, como a do bar mais antigo do mundo.
          De acordo com informações do portal Polvo Curioso, trata-se do Sean’s Bar, localizado na Irlanda (Europa), em Athlone, no meio do caminho entre Dublin e Galway, que fica na costa oeste da ilha.
Charmosa, pitoresca e sempre surpreendente, Athlone é uma cidade vibrante no coração das Midlands da Irlanda, na orla de Lough Ree. Geograficamente, fica bem no meio do país.
          Cientistas analisaram provas do estabelecimento que confirmam que ele existe desde 900 d.C, sendo então reconhecido pelo título histórico de bar mais antigo do mundo..
          Essas evidências incluem moedas da época, encontradas por trabalhadores no estabelecimento, e registros antigos de proprietários que estiveram à frente do Sean’s Bar, duas relíquias que comprovaram seus muitos anos de existência.
          Com música sete noites por semana, bandas ao vivo, cervejas geladas, atmosfera eletrizante e aquela boa e velha diversão irlandesa, não é de se admirar que o Sean's Bar tenha sido o destino escolhido por muitos por mais de 10 séculos. 
(Fonte: História de Radar - junho/2024 / site do bar / Portal de Athlone- partes)

25 de ago. de 2024

Modern Mamma Osteria (Moma)

          O restaurante italiano Modern Mamma Osteria (ou Moma, pros íntimos), é considerando um dos queridinhos do Itaim.
          Na terça-feira, 20 de agosto de 2024, o restaurante passou a ter mais um endereço para chamar de seu em São Paulo: a badalada Oscar Freire, na altura do número 497. Nessa data, foi inaugurado ao público.
          Estar em um dos metros quadrados mais valorizados da capital paulista demandou R$ 6,5 
milhões, investidos pelos chefs Salvatore Loi e Paulo Barros para a terceira unidade da casa.
          O resultado é um restaurante de 600 metros quadrados e 110 lugares, projetado pelo arquiteto Octavio de Sanctis. “Sempre quisemos levar o Moma aos Jardins”, afirma Barros. “E encontramos na esquina das ruas Oscar Freire e a Rua Padre João Manuel o ponto perfeito. É uma área nobre”.
(Fonte: Estadão - 25.08.2024)

Foto: Pedro Shutter

24 de ago. de 2024

Tommy Hilfiger

          A Tommy Hilfiger é uma das marcas de lifestyle mais famosas do mundo e é reconhecida internacionalmente por celebrar a essência do estilo cool clássico americano.
          Fundada em 1985, a Tommy Hilfiger oferece estilo premium, qualidade e valor para consumidores em todo o mundo sob as marcas Tommy Hilfiger e Tommy Jeans,  com uma variedade de coleções incluindo Hilfiger Collection, Tommy Hilfiger Tailored, TommyXGigi, roupas masculinas, femininas e infantis, denim, acessórios e calçado. Além disso, a marca é licenciada para uma gama de produtos, incluindo fragrâncias, óculos, relógios e artigos de decoração.
          O fundador, Tommy Hilfiger, continua sendo o designer principal da empresa e fornece liderança e direção para o processo de design.
          A Tommy Hilfiger foi adquirida pela PVH Corp. em 2010. É uma empresa global de vestuário e varejo com mais de 15.000 associados em todo o mundo. Com o apoio do forte reconhecimento global do consumidor, a Tommy Hilfiger construiu uma extensa rede de distribuição em mais de 100 países e mais de 1.800 lojas de varejo na América do Norte, Europa, América Latina e região Ásia-Pacífico.
          Considerando dados de 2017, as vendas globais do varejo da marca Tommy Hilfiger foram de US$ 7,4 bilhões..
(Fonte: ib Inbrands)

23 de ago. de 2024

Casa Creed (House of Creed)

          Discretamente escondida em uma luxuosa boutique em Paris, a House of Creed é uma casa perfumista familiar que cria fragrâncias originais da mais alta qualidade.
          Fundada em 1760 por James Creed, os perfumes requintados da marca rapidamente se tornaram os favoritos da corte, sendo reconhecida, enclusive, com um mandado real da rainha Victoria.
          Após sete gerações e uma lista invejável de clientes ilustres, os perfumes artesanais de Creed ainda são feitos com os ingredientes mais puros e essências com infusão tradicional.
          A Casa Creed tem a sua primeira loja própria no Brasil, localizada no Shops Jardins, inaugurada em 23 de agosto de 2024. A loja popup da marca, que contará com um espaço de 15metros quadrados, promete oferecer fragrâncias de linha e itens exclusivos como velas aromáticas e novas versões dos best-sellers da perfumaria Creed. A arquitetura da loja é compatível com as demais vistas pelo mundo. Destacam-se o chão em mármore, as prateleiras em corian e os frascos icônicos da marca. As fragrâncias Creed chegam ao Brasil por meio da Excellence Comercial.

CREED

CREED

(Fonte: LB - Luxury Brands - Estadão - 23.08.2024 - partes)

22 de ago. de 2024

Bitcoin

          Muitos já ouviram falar em bitcoin, mas não fazem ideia do que seja. Outros, já investiram na criptomoeda e “se apaixonaram”, enquanto vários outros têm verdadeira aversão, associando-a a golpes 
e pirâmides.
          Para entender as criptomoedas é preciso fazer um exercício de abstração, ou seja, esses ativos não existem no mundo real - ou físico -, apenas dentro de redes de alta tecnologia, conectados via internet, em que dados registrados são públicos, criptografados, permanentes e invioláveis - as chamadas blockchains.
          A primeira rede construída com esse sistema tecnológico foi justamente da rede Bitcoin, desenvolvida por Satoshi Nakamoto, pseudônimo para uma pessoa ou um grupo que nunca foi identificado.
          Nakamoto criou o bitcoin, em 2009, durante a crise financeira mundial, para ser uma “moeda” que fosse uma alternativa ao sistema financeiro tradicional e às moedas fiduciárias, como o dólar e o real, que se desvalorizam com a inflação.
          Serão “emitidos” apenas 21 milhões de bitcoins no mundo. Essa quantidade limitada de unidades, segundo os especialistas, determina o conceito de ativo escasso, o que garantiria sua valorização contínua, conforme o aumento da demanda. Dessa quantidade total, 93% dos bitcoins já estão em circulação.
          Com seu conceito de escassez e de alternativa às moedas tradicionais, o bitcoin chegou a ser cunhado como o “ouro digital”, por ser considerado um ativo de proteção de valor contra a inflação e oscilações bruscas no mercado financeiro.
          Além disso, por ser descentralizado e não ser de responsabilidade de um único país ou entidade monetária, poderia facilitar a independência financeira das pessoas, ao redor do mundo, que poderiam trocar produtos e serviços entre si com a utilização do bitcoin como moeda de pagamento, preservando seu poder de compra.
          No entanto, como não existe um mundo paralelo 100% digital, a nova moeda é cotada em dólar. Seu valor em moedas de outras localidades, como o real ou o peso mexicano, também varia conforme a cotação do dólar.
          A dinâmica de preço do bitcoin vem colocando sua proposta libertária em xeque. De sua criação até o final do ano de 2016, passou de US$ 0 a US$ 900. E apenas nos 12 meses de 2017, saltou de US$ 1 mil para US$ 20 mil.
          Em novembro de 2021, alcançou a máxima histórica, até então, de US$ 69 mil. E tombou a US$ 15 mil ao final de 2022. Em março de 2024, o bitcoin renovou seu recorde de preço, marcando US$ 73.700.
          Essa montanha russa da volatilidade dos preços do bitcoin fez muita gente ganhar muito dinheiro, mas os especialistas garantem que esses ganhos de três ou mais dígitos não devem se repetir mais. Por outro lado, justamente por conta desse histórico, tem muita gente caindo em golpes que oferecem ganhos astronômicos e acabam perdendo todo o dinheiro investido com pessoas oportunistas e desonestas.
          Atualmente, o bitcoin tem sido usado com um ativo especulativo justamente no mercado financeiro tradicional, principalmente por investidores institucionais, como gestoras, grandes bancos e empresas multinacionais - ou seja, os que têm muitos recursos para colocar (e tirar) em um determinado ativo.
          Ainda que seja um ativo de alto risco, especialistas apontam que uma pequena alocação de recursos em bitcoin pode ser uma estratégia de investimento visando o longo prazo para investidores com perfil arrojado/agressivo. Nesse sentido, a recomendação é de uma fatia de não mais de 5% dentro 
de uma carteira diversificada.
(Fonte: Valor Investe - 22.08.2024)

21 de ago. de 2024

Balenciaga

          Balenciaga é uma casa de moda criada em 1919 pelo estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, considerado o arquiteto da alta costura pelo seu amplo conhecimento na confecção dos trajes e utilização de linhas puras contando ainda com o perfeccionismo, que era sua marca.
          A Balenciaga tem sua sede em Paris e pertence ao Grupo Gucci desde 2001.Considerando dados de 2019, a empresa tem 1325 funcionários.
          Em 19 de agosto de 2024, a Balenciaga inaugura uma nova unidade em São Paulo. A loja no Shopping Iguatemi é o terceiro endereço da marca no país, além de pontos no JK Iguatemi e no Village Mall, do Rio de Janeiro. A flagship tem 300 metros quadrados e todas as novidades de vestuário, sapatos, bolsas, acessórios e joalheria da grife nas linhas masculinas e femininas. O espaço segue a estética brutalista com paleta em cinza, preto e branco.
(Fonte: Wikipédia / Veja SP - 20.08.2024 - partes)

20 de ago. de 2024

EzCal

          Reconhecida por seus projetos no mercado imobiliário de alto padrão, a construtora Lindenberg passou por uma fase de retomada nos negócios. A empresa, cujas atividades iniciaram em 1964, iniciou em 2019 um novo plano estratégico de crescimento, depois de encerrar uma parceria de quase 20 anos com o Grupo LDI, com o qual manteve lançamentos imobiliários comerciais e residenciais – e precisou passar, por isso, por um processo de mudança.
          Nesse sentido, em 2022 criou uma joint venture com a Eztec, batizada de EzCal, para construção e venda de projetos voltados aos segmentos de médio-alto e alto padrão em São Paulo, estimados em cerca de R$ 2 bilhões. Desse valor, R$ 1,4 bilhão já saiu do papel, considerando dados de meados de 2024. Após quatro anos da assinatura do contrato (ou seja, a partir de 2026), a Eztec poderá exercer uma opção de subscrição para compartilhar o controle da construtora Lindenberg com a Lindenberg Investimentos – desde que sejam atingidos determinados parâmetros de um acordo de acionistas.
          Entre 2020 e 2023, a Lindenberg triplicou a receita e multiplicou por cinco o lucro líquido. No ano passado, o volume geral de vendas (VGV) chegou a R$ 1 bilhão, ante R$ 660 milhões em 2020. Em 2022, a receita líquida subiu além do ritmo observado anteriormente, indo a R$ 149 milhões, mas com lucro de R$ 7 milhões. O ano de 2023 foi de menor receita e maior lucro, com R$ 96 milhões e R$ 10 milhões, respectivamente. Adolpho Lindenberg Filho, CEO da Lindenberg – e filho do fundador da empresa, Adolpho Lindenberg, que faleceu em maio de 2024 –, conta que a força da marca ainda é um fator importante para as vendas. “O fato de o empreendimento ser um Lindenberg ainda é uma coisa importante, um diferencial perante outras empresas que estão começando agora e têm histórias mais mescladas de alto, médio e baixo padrão”, diz.” O diretor vice-presidente da Eztec, Marcelo Ernesto Zarzur, conta que o “namoro” com a Lindenberg começou em 2002 e, até 2022, diversos empreendimentos foram lançados em conjunto com a empresa em cidades como Santo André, Osasco e Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. “Como nos dávamos bem, fizemos uma parceria maior, uma joint venture.
          No alto padrão, a parceria com a Lindenberg nos dá um diferencial a mais na hora da venda”, afirma. Em junho de 2024, a Lindenberg tinha três principais projetos à venda: um no Brooklin, vendido a R$ 22 mil o metro quadrado; um no Alto de Pinheiros, de mesmo preço; e um nos Jardins, de R$ 44 mil o metro quadrado. O principal projeto de 2024 até agora é o empreendimento Lindenberg Vista Brooklin, que tem mais de 17 mil metros quadrados de área privativa. Em março, a Lindenberg também iniciou as obras do empreendimento residencial Lindenberg Alto de Pinheiros, de torre única, com 41 unidades e 13,3 mil metros quadrados de área total. A parceria com a Eztec também já viabilizou os projetos Jota, Jota Studios e Brooklin Studios.
          O principal desafio enfrentado pela Lindenberg atualmente é a disputa pelo bolso do consumidor de alta renda. Com nomes como Cyrela, Idea!Zarvos e Even criando constantemente novos projetos para o segmento de alto padrão, o ritmo das vendas acabou ficando abaixo do esperado. A Lindenberg tem R$ 1,6 bilhão em estoque de apartamentos de médio e alto padrão na capital paulista, mercado que concentra 99,8% dos seus investimentos imobiliários (o restante fica em Campinas). O diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, Valter Caldana, diz que a retomada da Lindenberg tem como entrave a competição com empresas que ficaram mais capitalizadas após a entrada na Bolsa de Valores, o que levou a elas capital estrangeiro. Já Caio Cezar de Carvalho, coordenador de gestão imobiliária da Somma Investimentos, afirma que a estratégia de buscar a diferenciação de projetos no mercado de alto padrão por meio do relacionamento próximo com o cliente pode ser um elemento fundamental para uma construtora como a Lindenberg aumentar sua fatia no segmento de alta renda. “As empresas do setor imobiliário estão melhorando a experiência do cliente, oferecendo atendimento personalizado, consultoria especializada e um pós-venda eficiente. Com isso, elas também estão conhecendo e mantendo um relacionamento de longo prazo com o cliente”, diz ele.
(Fonte: Estadão - 03.06.2024)

19 de ago. de 2024

Trígono Capital

          A casa de análise Trígono Capital foi fundada em abril de 2018 por Werner Roger e Frederico Mesnik. Tem também como sócios, que exercem função executiva dentro da empresa, Marcelo Peixoto, Yuhzô Breyer, Ana Luíza Fernandes, Fernando Brandão, Henrique Rios, Alexandre Masotti, Arthur 
Mesnik e Luiz Baldoes. No total, a equipe é formada por 23 profissionais.
          A Trígono Capital distribui apenas cotas de seus próprios fundos de investimentos, nos termos permitidos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e cumprindo com o disposto no Código 
ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para Distribuição de Produtos de Investimento.
          A Trígono Capital não comercializa nem distribui cotas de outros fundos de investimento ou de qualquer outro ativo financeiro.
(Fonte: site da empresa)