A companhia São Paulo Railway (conhecida como Inglesa), especializada em transporte ferroviário, ergueu, no século XIX em Santo André, uma vila para os trabalhadores da empresa. A localização exata é em Paranapiacaba. A vila mantém até hoje traços que remetem à arquitetura inglesa. Conhecida por sua espessa neblina, a região também é famosa por provocar calafrios em moradores e visitantes. Segundo relatos, quem circula à noite pelas plataformas da antiga estação, inaugurada em 1874, costuma ouvir os gritos de funcionários que morreram durante sua construção.
A estrada de
ferro entre a capital e Santos, então conhecida popularmente
como A Ingleza, era administrada pela
São Paulo Railway, uma empresa de
capital britânico. Construída na década
de 1860, essa linha férrea era considerada
uma das maiores obras de engenharia da
época, pois superava os desafios impostos
pela complexa geografia da Serra do Mar, com
seus abismos e escarpas. O trecho da Serra
contava com um sistema de tráfego singular,
auxiliado por uma malha de correias chamada
cremalheira, que transformava o trem em
um verdadeiro funicular, facilitando a subida
e descida por declives acentuados.
A São Paulo Railway, com um investimento maciço, foi responsável por parte da construção da Estação da Luz, em São Paulo, oficialmente em 1º de março de 1901.
No jornal O Estado de S.Paulo de 2 de abril de 1924 foi publicada a notícia como segue: Na Serra de Santos - À noite foi hontem divulgada
na cidade a noticia de que num
dos planos da serra de San- toe
havia ocorrido grande desastre com um dos trens da "S. Paulo Railway". Essa informação
coincidiu com a falta da correspondencia postal que daquella
cicade nos chega á noite. Procurando detalhes sobre o acontecimento, na estação da Luz
conseguimos saber apenas que
effectivamente se dera o cidente, cujas proporções, entretanto, eram ignoradas. Ao que nos
informou depois o nosso correspondente em Santos, tambem naquella cidade nada se sabia de positivo sobre o facto. Effectivamente - accrescentou o
nosso informante- tinha havido na serra um accidente.
No Estadão de 21 de abril de 1924, saia a seguinte notícia:
Hoje pela manhan occorreu na
estação da Luz lamentavel desastre, no qual perdeu a vida
uma moça, cuja identidade não
foi estabelecida, e do qual por
verdadeiro milagre sahiu illesa
uma criancinha de tenra idade.
Foi poucos minutos depois das
7 horas, quando partia o trem
P. 3, da S. Paulo Railway, com
destino a Jundiahy. A victima,
que levava acriança, a qual deve ter uns dois mezes de edade,
cahiu entre dois vagões.
Na Folha de S.Paulo de 25 de agosto de 1925, foi divulgado como segue:
Contadoria da SP Railway reage
a pedido de aumento de salários
A contadoria da ferrovia São Paulo Railway anda
em polvorosa. A chefia dessa seção recebeu agressi
vamente uma representação com um pedido de aumento de salários dos seus auxiliares. O representan
te dessegrupo de trabalhadores designado para tra
tar do tema acabou sendo tratado ostensivamente,foi
chamado de "agitador" e suspenso das suas funcões.A e suspenso das suasirunçoes solicitação de reajuste salarial havia sido feita de acor
do com o concedido a outros departamentos. Além
disso, o sub-chefe dessa seção, descontente com as
ações do seu superior, foi deslocado para um setor on
de não é possivel alimentar esperança de promoção.
(Fonte: Veja SP - 16.11.2016 / Estadão - 02.04.2024 / Estadão - 21.04.2024 / Tribuna de Santos - 13.10.2024 / Folha - 20.08.2025- partes)
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