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5 de mai. de 2021

Juliette

          Ensolarado e com noites frias, o Pericó Valley, em São Joaquim, Santa Catarina, a 1300 metros acima do nível do mar, foi o escolhido para abrigar o vinhedo da Vinícola Pericó, cujo nome homenageia o belíssimo vale.
          Por volta de abril de 2020, a vinícola criou um novo rótulo, que recebeu o nome de Juliette.
“A gente escolheu o nome relacionado às nossas uvas. Plantamos cinco uvas francesas e buscamos um nome de uma legítima mulher francesa para brindar o novo rótulo, e Juliette foi o escolhido por ser tipicamente francês. comentou Diego Censi, que comanda a Vinícola Pericó, em São Joaquim.
          A venda desse produto teve início em agosto de 2020 e elas foram crescendo gradativamente. "O produto é descontraído, tem essa imagem bonita embelezando as garrafas”, comentou Diego Censi. 
          Nos primeiros meses de 2021, uma simples coincidência fez com que as vendas do rótulo aumentasse em 40% em apenas 15 dias. A procura pelo rótulo aumentou muito, principalmente nas vendas on-line, graças ao atendimento no e-commerce, market place e e-mail, em vários destinos do Brasil. Tudo isso graças ao fenômeno Juliette, uma das participantes do BBB 21, que soma mais de 22 milhões de seguidores, então a 303ª pessoa no mundo mais seguida.
          Abismado com os números, Diego Censi foi informado pela família que o sucesso aparentemente se deu por uma feliz coincidência: a nova líder do reality não apenas dá nome ao rótulo, como se parece com a personagem da garrafa. Considerando que a bebida desde um ano, não foi uma homenagem à participante, mas foi uma feliz coincidência.
          Desde que o BBB21 começou, a vinícola percebeu o interesse pelo vinho que leva o nome da sister. As opções de espumante Moscatel e Rosé Brut, inclusive, ficaram esgotadas no site da marca. Para celebrar, a Vinícola Pericó enviou algumas garrafas para a família da sister, que é natural da Paraíba.
          Criador do rótulo, o artista plástico catarinense, Eduardo Baruch também se surpreendeu com o sucesso. “Quando pensei na Juliette, me inspirei em uma mulher de aparência delicada, porém de personalidade forte. No idioma francês o nome tem sotaque leve e até frágil, mas na cultura francesa Juliette é um nome feminino de presença forte, assim como os vinhos da Pericó. Associarem a minha obra a advogada e maquiadora foi uma satisfação enorme”, comentou.
          A final do reality ocorreu em 4 de maio de 2021.
(Fonte: O Município - Blumenau - Abril 2021)


Trio Pericó Juliette | Da Vinícola


Andali S.A.

          A empresa de fertilizantes Andali S.A., é uma joint venture formada pela CHS Agronegócios (50%), o braço brasileiro da maior cooperativa agrícola dos Estados Unidos, BRFértil Fertilizantes (26.5%), e participação de dois dos fundadores (23.5%).
(Fonte: Valor - 05.05.2021)

4 de mai. de 2021

Piter

          Quem frequentava o centro de São Paulo nas décadas de 1970 e 1980, com certeza vai se lembrar desta icônica loja. A Piter fez um enorme sucesso por mais de 20 anos entre os jovens que gostavam de
moda.
          A loja tinha vários ambientes. No último piso, o consumidor se deparava com um ambiente um pouco mais sóbrio. Com várias marcas, o ambiente era repleto de camisas, inclusive sociais.
          A Piter ficava atrás do Teatro Municipal de São Paulo e era uma das mais badaladas da época. Lá os consumidores encontravam uma grande variedade de roupas e acessórios. Além disso, a Piter era ponto de encontro dos jovens da época.
(Fonte: VidaBrilhante - parte)

Piter
Armando Prado/Divulgação


Casa José Silva

          A Casa José Silva foi uma das lojas mais tradicionais de roupas masculinas e fazia muito sucesso com seus ternos por conta do corte elegante e confortável. Muitos modelos eram produzidos em grande escala, mas a loja também oferecia o serviço de confecção sob medida.
          A Casa José Silva chegou a ter 46 filiais espalhadas pelo Brasil, mas acabou falindo e fechando suas portas em 1999 depois de conflitos entre os familiares.

Casa José Silva

US Top

          Fabricadas pela Alpagartas, as calças U.S. Top surgiram na década de 1970 para competir com as similares importadas, sobretudo com as norte-americanas Levi’s e Lee.

calças U.S. Top
Os mais novos não devem saber, mas a U.S. Top foi a grande responsável por colocar no mercado a primeira calça brasileira que desbotava. “Liberdade é uma calça velha, azul e desbotada” era o slogan da US Top, que, além de calças jeans, fazia também camisas.

Jumbo Eletro

          Em 1976, o Grupo Pão de Açúcar adquiriu a Eletroradiobraz, que na época era uma das maiores empresas do ramo varejista de São Paulo. Após a compra, os supermercados da Eletroradiobraz passaram a ser conhecidos como Pão de Açúcar, os hipermercados como Jumbo Eletro – Jumbo era o nome dos hipermercados do Pão de Açúcar – e os magazines como Eletro. Em 1993, buscando melhorar seus processos, o grupo Grupo Pão de Açúcar decidiu desativar as lojas Jumbo e os hipermercados viraram Extra.

jumbo
Aquivo Shopping Center ABC

30 de abr. de 2021

Cedae

          A criação da empresa foi autorizada pelo Decreto-Lei nº 39 de 24 de março de 1975 e constituída em 1º de agosto daquele ano, logo após a fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, o que resultou na unificação das três empresas que atuavam, em seus estados de origem, na prestação de serviços de saneamento: a SANERJ Companhia de Saneamento do Estado do Rio de Janeiro, a CEDAG Companhia Estadual de Águas da Guanabara e a ESAG Empresa de Saneamento do Estado da Guanabara. Pelo Decreto 168, de 18 de junho de 1975, firmado pelo governador do novo estado, o almirante Floriano Peixoto Faria Lima e pelos secretários Hugo de Mattos Santos e Luiz Rogério Mitraud de Castro Leite, determinada a unificação dos patrimônios das empresas fusionadas mediante a incorporação pela CEDAG, da SANERJ e da ESAG. Esse mesmo secreto determinou a extinção dessas duas últimas empresas dos antigos estados. A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro - CEDAE foi fundada com o objetivo de prestar serviços de saneamento no estado do Rio de Janeiro. 
          É uma empresa de economia mista de capital fechado, com 99,9996% das ações detidas pelo Estado do Rio de Janeiro e 0,0004% por terceiros.
          Tão logo se deu a sua implantação, ficou patente o desafio que se apresentava diante da nova empresa, já que fora a cidade do Rio, que se encontrava em situação confortável com relação a sua estrutura de abastecimento e saneamento, o interior fluminense e a nova região metropolitana por sua vez tinham uma estrutura bastante deficitária nesse sentido.
          Optou-se então por aproveitar parte da estrutura existente, principalmente a montada no Rio Guandu, a Estação de Tratamento de Água, e que na época da fusão já atendia à cidade do Rio de Janeiro, para que esta fornecesse água para a Baixada Fluminense, em situação emergencial, mas que mostrou-se mais viável ao longo dos anos, pois veio a melhorar as condições de vida da população daquela região.
          Nos demais municípios, foram implantadas redes de coleta de esgoto sanitário e abastecimento de água a medida da demanda e disponibilidade de recursos.
          Em setembro de 1999 a CEDAE encerrou os serviços de abastecimento de água em Campos dos Goytacazes e novembro do mesmo ano, transferiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na Cidade de Niterói.
          A Companhia opera estações de tratamento de água e de esgotos de vários portes.
          A Estação de Tratamento de Esgotos da Barra da Tijuca é responsável pela operação e manutenção da maior Estação de Tratamento de águas do mundo com capacidade de tratar até 43m³ por segundo e atende aos municípios de Nilópolis, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, São João do Meriti, Itaguaí, Queimados e Rio de Janeiro, capital.
          A segunda maior Estação de Tratamento de Água operada é a do Laranjal, localizada no município de São Gonçalo, constituída de três estações interligadas, que tem como manancial supridor de água bruta os rios Guapiaçu e Macacu e com vazão nominal de 7 m³ por segundo.
          Para o tratamento de esgotos opera estações como a da Alegria e da Barra da Tijuca.
          Atualmente, a empresa é responsável pelo abastecimento de água tratada em 65 dos 92 municípios fluminenses e 17 com coleta de esgoto sanitário, atendendo cerca de 9 milhões das 15 milhões residentes no estado.
          Em 1997, o governador do Rio de Janeiro Marcello Alencar incluiu a empresa no Programa Estadual de Desestatização, porém a proposta foi considerada ousada, propondo conceder mananciais de água do estado para duas firmas francesas de saneamento, além de reservas sobressalentes para uma firma dos Estados Unidos. Isso desencadeou uma crise política, culminando com a retirada da CEDAE do PED, e o indeferimento do processo de privatização pelo Supremo Tribunal Federal.
(Fonte: Wikipédia)

29 de abr. de 2021

Lancôme

          A história da marca francesa de cosméticos Lancôme ou Lancôme Paris começa com Armand Petitjean, que nasceu na França em Saint Loup sur Semouse, em 30 de maio de 1884. Durante a Primeira Guerra Mundial lutou no front, mas antes mesmo do final do conflito recebeu uma dispensa. Isso lhe permitiu partir para a América do Sul e abrir uma empresa de exportação em Santiago, Chile, com seus dois irmãos, empresa que durou até 1925.
          De volta à França, e aproveitando um talento nato para a perfumaria, ingressou na equipe do perfumista François Coty onde iniciou seu aprendizado. Com a morte de Coty em 1934, Armand Petitjean enfrentou um dilema: aceitar um convite para ser um embaixador da França no Brasil, ou abrir a sua própria empresa de perfumes. Como homem empreendedor que era, e apaixonado por perfumes, decidiu ficar na França e abrir a sua própria marca de perfumes e cosméticos de luxo.
          Naquela época duas marcas americanas controlavam o mercado da beleza mundial, e Armand, que queria divulgar a cultura da França achou que poderia reverter este cenário criando uma marca genuinamente francesa. Para executar este projeto levou consigo alguns profissionais que conheceu na empresa de Coty: os irmãos Ornano, aos quais confiou a parte financeira, Georges Delhomme, famoso designer de frascos, Pierre Velon, químico, e Edouard Breckenridge, advogado. Durante alguns meses a equipe trabalhou no projeto, tendo como sede a propriedade familiar de Armand na cidade de Ville-d’Avray.
          Armand Petitjean criou a glamourosa marca Lancôme, líder em luxo em 1935, inspirado pelo seu amor por fragrâncias e pela sua imensa vontade em divulgar a cultura francesa, sintetizando beleza e glamour com um toque francês. A inauguração da marca foi apresentada por 5 fragrâncias distintas (Tropiques, Tendres Nuits, Kypre, Bocage e Conquête) em uma feira de perfumaria em Bruxelas.
          Já em 1936, Petitjean resolveu ingressar também no mercado de cosméticos, desenvolvendo o creme Nutrix, que possuía um sérum natural com qualidades regenerativas e nutritivas para a pele.
          Em 1950, os produtos começaram a ser vendidos no mercado americano, e cinco anos depois os produtos da marca já estavam sendo vendidos em cerca de 98 países.
          Mas somente em 1990 a marca finalmente ingressou no Brasil, com perfumes, maquiagens e linha de tratamento. Desde então, tornou-se a marca mais querida na categoria de produtos de luxo.
          Lancôme é a marca da mulher hoje presente no mundo inteiro. Cada mulher tem beleza própria, e Lancôme quer dar a cada uma o prazer de desfrutá-la, oferecendo os melhores produtos e inovações científicas, mesclados com o mais refinado luxo com a sempre desejada modernidade.
          A Lancôme está dentro do portfólio da L'Oreal, tendo perfumes, produtos de cuidados com a pele e maquiagem como seus principais produtos.
(Fonte: Dicas de luxo - 27.05.2017 / Wikipédia)

26 de abr. de 2021

Soma (grupo de moda)

          A Grupo de Moda Soma S.A. fundamentou seu crescimento via M&As (fusões e aquisições). Em 2014 promoveu a fusão da Animale com a Farm e se tornou um forte participante do setor.
          Em maio de 2020 fez a fusão com a marca Maria Filó. Em julho do mesmo ano, promoveu sua abertura de capital na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.
           Dentre as empresas com atuação no segmento premium, após a incorporação da Maria Filó, o Grupo Soma se tornará maior do que seus dois principais concorrentes (Restoque — Le Lis Blanc/Dudalina/Jhon Jhon, e InBrands — Richards/Ellus/VR Collezzioni) juntos.
          O Grupo Soma (GSOM3) é detentor de 8 marcas que atuam no segmento de vestuário premium (classes A e B) e estão dentre as mais conhecidas e bem avaliadas pelos clientes no Brasil. A empresa é majoritariamente focada no público feminino e suas duas principais marcas, Animale e Farm, respondem por ¾ do faturamento.
          No total são 282 lojas, quase todas próprias (245) e localizadas em shoppings centers (244). Além das lojas físicas, a empresa possui uma operação digital bem desenvolvida e relevante. É líder do e-commerce no setor de varejo de moda brasileiro e suas vendas on-line já representam 38 por cento das vendas no varejo.
          Adicionalmente, a empresa também atua no mercado de atacado (¼ da receita), comercializando seus produtos em cerca de 2,8 mil revendedores multimarcas.
          A companhia produz suas peças em três fábricas (duas no Rio de Janeiro e uma em São Paulo) e conta com nove centros de distribuição, mais do que a maioria das empresas do setor possui.
          Em 26 de abril de 2021, o grupo Soma fez um acordo para a aquisição da Cia. Hering, num negócio cujo valor total chega a R$ 5,2 bilhões, o que implica um prêmio de 43% para o valor atual de mercado da empresa. Cerca de 10 dias antes, a Hering recebeu uma proposta não solicitada da Arezzo, enquanto o Soma estava sondando a marca Shoulder. A Arezzo tinha oferecido cerca de R$ 3,3 bilhões. Para Flavio Conde, chefe de análise da Inversa Publicações, o negócio é "muito positivo" para a Hering, que fará parte de um grupo "maior, mais agressivo e com mais dinheiro" e também positivo para o Grupo Soma, "que trará uma marca centenária, super conhecida, mas subaproveitada e com potencial de crescimento".
          Em 3 de agosto de 2021, o Grupo Soma informou que encerrou as operações da marca A.Brand com o fechamento das duas últimas lojas em 30 de julho. De acordo com a empresa, a marca não vinha apresentando a performance esperada e desde abril de 2020 já haviam sido encerradas doze lojas da A.Brand. Fundada em 2009 no Rio de Janeiro, a A.Brand focava em moda feminina. O estoque remanescente será disponibilizado no site da Off Premium, o outlet do Grupo Soma.
          Os controladores do Grupo Soma têm 37,62% da companhia, num acordo de acionistas entre os fundadores das marcas, sendo a maior posição individual da família Jatahy. As gestoras Opportunity, Atmos e Verde têm pouco mais de 5% cada.
          O Grupo Soma e a Arezzo confirmaram em 5 de fevereiro de 2024, a fusão entre as duas companhias. A operação será realizada por meio da incorporação do Grupo Soma pela Arezzo&Co. Os acionistas da Arezzo&Co serão titulares de 54% de participação e os do Grupo Soma de 46%. A nova denominação da companhia resultante ainda será definida. Com a fusão, a companhia terá faturamento próximo de R$ 12 bilhões, com 34 marcas e mais de 2 mil lojas, próprias e franquias.
          Em 18 de junho de 2024, os acionistas da Arezzo &CO e do Grupo Soam aprovaram, em assembleias gerais extraordinárias (AGE), a incorporação do Grupo Soma pela Arezzo, o que na prática resultará na extinção do Grupo Soma e na continuidade da Arezzo, que passará a ser chamada de “Azzas 2154”.
(Fonte: Nord Research - 24.07.2020 / ValorInveste - 27.04.2021 / 03.08.2021 / 04.11.2021 / 05.02.2024 / 19.06.2024 - partes)