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3 de abr. de 2022

Etna


Crédito: Fabiane de Paula

DESPEDIDA Clientes fizeram fila para aproveitar os descontos concedidos na loja de Fortaleza, uma das fechadas pela marca no Nordeste. (Crédito: Fabiane de Paula)


          Fundada em 2004, a rede de lojas de móveis e utensílios Etna, homônima ao vulcão que assombra a Itália há milhões de anos, conquistou o mercado ainda na metade da década de 2000 com a proposta de comercializar móveis e utensílios domésticos.
          Pertencente à família Kaufman, também detentora da rede de joalherias Vivara, a Etna chegou a ter 18 unidades distribuídas pelo país em 2015, com faturamento aproximado de R$ 500 milhões, além de 3 mil funcionários. Até então, uma adversária de peso para a Tok & Stok, outra varejista do setor que atende o consumidor desde 1978. Um dos diferenciais da Etna foi o modelo de lojas amplas para facilitar o acesso dos clientes a cada estação onde eram exibidos os produtos. Uma jornada que transportava o consumidor aos ambientes de um imóvel. A principal estratégia de venda da varejista, no entanto, tornou-se o maior entrave para a continuidade do negócio. Possíveis investidores viram no tamanho das unidades um empecilho, pois a preferência na atualidade é por espaços menores.
          Os anos passaram, a estrutura aumentou e, impactada financeiramente por crise econômica, pandemia e adoção do comércio on-line, a varejista se viu obrigada a fechar gradualmente as lojas e, sem compradores interessados, entrou em erupção. Depois de 17 anos de funcionamento, definiu que encerraria as atividades até meados do 2022, por “decisão estratégica”, que vai custar o emprego dos seus últimos 400 colaboradores.
          Com o advento da pandemia, em 2020, as restrições de circulação provocaram o fechamento temporário dos pontos físicos e impulsionaram a adoção do comércio eletrônico, segmento que não era o foco da bandeira. E nem mesmo o aumento da procura por móveis, principalmente os voltados a escritório, após a adoção do home office, beneficiou a empresa, que se viu em desvantagem em relação às concorrentes que já adotavam as vendas on-line, casos da Mobile e da Westwing. A crise econômica de 2015-2016 também teria impactado os negócios da Etna, que teve dificuldade para se recompor e ainda acabou atingida pela pandemia.
          Nelson Kaufman buscou comprador, mas o modelo de negócio foi visto com pouco interesse por possíveis investidores.
          A flexibilização das normas contra a Covid-19 pelo Brasil, segundo a Etna, não implicou no retorno dos consumidores aos estabelecimentos. Com a justificativa de vendas inferiores ao histórico dos últimos anos e da concorrência digital, a empresa optou inicialmente pelo encerramento das atividades das unidades de Belo Horizonte e Campo Grande, em 2020. Já no ano seguinte, 2021, com apenas metade das unidades ainda em funcionamento, pôs fim à atuação no Nordeste com o fechamento das lojas de Fortaleza, Recife e Salvador. A decisão na época resultou na demissão de aproximadamente 150 colaboradores diretos.
          No domingo, 20 de março de 2022, a unidade no Rio de Janeiro encerrou as atividades. A rede seguiu em operação em quatro endereços, três em São Paulo (Capital, Campinas e Sorocaba), além de uma em Brasília. As lojas teriam o funcionamento finalizado gradualmente, inclusive o e-commerce, o último a sair do ar. Segundo a empresa, todos os contratos serão honrados, a exemplo de todos os direitos trabalhistas. “A ideia é encerrar bem uma história de 17 anos da Etna com o consumidor brasileiro.”
          A concorrente Tok & Stok teria demonstrado interesse na aquisição da Etna. Mas as negociações não avançaram após a empresa desistir de ir à Bolsa para realizar uma oferta inicial de ações, segundo o jornal O Estado de S.Paulo. A família Kaufman teria optado por alocar recursos na Vivara, que passou por um IPO muito bem-sucedido e é um negócio mais lucrativo, em vez de manter o plano de expansão e crescimento da Etna.
          Apesar das justificativas da Etna para a queda na demanda, em 2021 o setor moveleiro teve, mesmo que modesta, alta no volume de vendas no varejo na comparação com 2020. 
          Fora dos planos da família Kaufman, rede de móveis e utensílios domésticos fechou gradualmente as lojas para encerrar as atividades até meados de 2022.
          A comparação ao vulcão Etna que assombra a Itália há milhões de anos está restrita ao nome. E, guardadas as devidas proporções, os contratempos decorrentes de suas atividades são capazes de tumultuar a vida de muitos cidadãos.
(Fonte: IstoÉDinheiro - 18.03.2022)

31 de mar. de 2022

Viação Cometa

          A história da Viação Cometa começa em 1937 e um loteamento distante em São Paulo deu origem à empresa. O aviador italiano Comendador Tito Mascioli decidiu morar definitivamente no Brasil, mais precisamente em São Paulo, no bairro Jardim América, após chegar ao país pela primeira vez tripulando 
uma esquadrilha composta por 14 aviões Savoia-Marchetti S.55 da Aeronáutica Italiana.
          Mascioli se tornou cunhado do agrimensor Arthur Brandi que, em 1937, fez um loteamento na região do bairro do Jabaquara, na zona Sul de São Paulo. A distância da região central de São Paulo impediu um sucesso maior das vendas.
          Então, Mascioli decidiu, através de concessão pública, criar uma linha de ônibus urbanos entre o Jabaquara e a Praça da Sé, no centro da cidade de São Paulo. A empresa inicialmente se chamava Auto Viação Jabaquara S.A. O empreendimento do ramo de transporte foi até mais bem sucedido que o do ramo imobiliário.
          No mesmo ano da criação da linha de ônibus, ele comprou uma empresa de ônibus existente desde 1943, a Empresa Auto Viação São Paulo-Santos Ltda, e em 7 de maio de 1948, o nome da companhia foi mudado para Viação Cometa S.A., inspirado no logotipo da Auto Viação São Paulo-Santos, um cometa em forma de estrela cadente.
          Na década de 1950, os famosos GMC Twin Coach, os primeiros Cometas, importados dos EUA, chegaram no porto de Santos.
(Fonte: Senta que lá vem história - Facebook)

30 de mar. de 2022

Mecano Pack

          A empresa Mecano Pack, de embalagens, teve sua história marcada pelas velhas fichas telefônicas da Telesp. Durante quase vinte anos foi a única fornecedora dos sachês que acondicionavam as fichas telefônicas.
          A queda das fichas por gravidade, acionando o mecanismo de funcionamento dos telefones públicos, originou a expressão “cair a ficha” e virou sinônimo de “dar-se conta”.
          No começo dos anos 1990, os telefones públicos começaram a funcionar com cartões. Foi então que “caiu a ficha” de Inês, filha e sucessora do fundador da empresa: ela criou a marca própria Bom Sabor de produtos alimentícios fracionados.
          Os primeiros trabalhos foram sachês de açúcar, de sal e de palitos.
(Fonte: Senta que lá vem história - Facebook)

Revolut

          A fintech Revolut tem sede em Londres e foi fundada em 2015 por Nikolay Storonsky e Vlad Yatsenko. O banco oferece contas globais, com câmbio instantâneo, cartões de débito, cartões virtuais, 
Apple Pay, "cofres" com juros, negociação de ações, criptomoedas, dentre outros serviços.
          É o banco digital mais popular da Europa e sempre citado pelos analistas como um dos
melhores do mundo, e já está em mais de 35 países.
          Com mais de 18 milhões de clientes em todo o mundo, o Revolut foi avaliado em US$ 33 bilhões em sua última rodada de investimentos e concorre com o Nubank pela posição de banco digital mais valioso do mundo. Em junho de 2021, em sua última rodada antes do IPO, o banco brasileiro foi avaliado em US$ 30 bilhões. No IPO em dezembro, chegou a US$ 41,5 bilhões, mas, considerando como base março de 2022, o Nubank tem uma capitalização de mercado de US$ 36,9 bilhões depois que as ações caíram na Nyse.
          No primeiro semestre de 2022, o Revolut finalmente chega ao Brasil. O executivo Glauber Mota, parcialmente responsável pela criação do banco digital do BTG, vai liderar a operação local. O grupo não revelou sua base de usuários projetada no país, mas a expectativa é que o Brasil esteja entre os cinco maiores mercados da Revolut.
          A operação oferecerá inicialmente uma conta e cartão internacional com acesso a várias moedas e, aos poucos, trará a experiência completa do super app global para o Brasil. Espera-se que a oferta completa esteja disponível até o segundo semestre do ano (2022).
          “O Brasil é o maior mercado da América Latina e uma prioridade estratégica para a expansão internacional da Revolut. Com sua vasta experiência no setor financeiro e um excelente histórico, estamos muito satisfeitos que Glauber se junte à Revolut e nos ajude em nossa missão de criar o primeiro super aplicativo financeiro verdadeiramente global”, disse Nik Storonsky, CEO e cofundador da Revolut, em comunicado.
          Glauber Mota se junta ao empreendedor serial Felipe Lachowski, que lidera a equipe de estratégia e operações da Revolut no Brasil, e vai montar a equipe. Além da sede local, o Brasil terá um hub de tecnologia para a América Latina – o banco digital desembarcou em fins de 2021 no México – e servirá de suporte aos brasileiros que já trabalham remotamente para a operação global da Revolut.
          O executivo diz que a Revolut praticamente não investe em marketing, contando com a boa experiência do usuário e o boca a boca, mas pode ter que mudar um pouco essa estratégia para tornar a marca conhecida no Brasil. Questionado sobre o potencial da base de clientes aqui, ele diz que, mesmo pelo fato de começar com uma conta internacional, o público é mais restrito que o do Nubank, por exemplo, que tem 54 milhões de clientes. “Vou ter 50 milhões de clientes? Provavelmente não. No 
primeiro ano, seremos algo como uma mistura de Avenue, Nomad e Wise.
          Quando tivermos uma conta local, crédito, seguro e tudo mais, seremos mais como o negócio de alta renda da C6”, disse ele. Quanto ao cenário competitivo no Brasil, Mota reconheceu que existem muitos bancos digitais, mas acredita que a experiência do cliente na Revolut é algo que fará a diferença. “Lidamos com produtos e clientes de forma diferenciada, por isso nosso NPS [Net Promoter Score] é alto. É tudo baseado em tecnologia, com análise de dados. Nossas sugestões aos clientes são bastante assertivas e oferecemos diversos benefícios. O Reino Unido é pioneiro em open banking e o Revolut aproveita muito isso, e agora poderemos fazer o mesmo no Brasil.”
          Por ser uma empresa privada, não existem informações detalhadas sobre o desempenho financeiro da Revolut. Em sua última rodada de financiamento, em julho de 2021, a fintech revelou que teve receita de £261 milhões em 2020.
          Em fins de maio de 2023, o Revolut foi autorizado pelo Banco Central do Brasil (BCB) a operar como Sociedade de Crédito Direto (SCD), o que lhe permitirá ampliar seu portfólio de produtos e serviços. Glauber Mota enfatizou a urgência de adquirir a licença para habilitar a funcionalidade de 
investimento dentro de sua plataforma, disse ele em entrevista à iupana em 2022.
          Considerando dados de agosto de 2023, a Revolut é a fintech mais popular da Europa, com 27 milhões de clientes em 37 países, que realizam cerca de 400 milhões de transações por ano, e reúne mais de 50 produtos, de compra de criptomoedas a aluguel de casas. Em agosto de 2024, o Revolut soma 45 milhões de clientes.
(Fonte: Valor - 29.03.2022 / Wikipédia / iupana - 26.05.2023 / Época Negócios - 10.08.2023 / Valor - 19.08.2024 - partes)

29 de mar. de 2022

Auren Energia

          A Auren Energia é uma empresa de geração de energia criada a partir de ativos da Votorantim e CPP Investimentos. A nova empresa, comandada pelo CEO Fabio Zanfelice, foi criada para investir em ativos do setor elétrico.
          Entre as operações está a Companhia de Energia do Estado de São Paulo (CESP), que se tornou subsidiária da Auren e responde por participação relevante no portfólio de geração da empresa.
          O portfólio tem 3,3 GW de capacidade, com alguns projetos em andamento. Em 2021, a receita operacional líquida proforma da empresa foi de R$ 6,5 bilhões – incluindo Votorantim Energia, VTRM (ativos eólicos) e CESP. A Auren tem dois projetos solares para desenvolver no Brasil.
          Na geração eólica, a Auren opera parques no Piauí que possuem capacidade de geração instalada de 600 MW, considerando dados de março de 2022. A capacidade de geração da CESP, com destaque para a usina de Porto Primavera, é de 1.624 MW, de um total de 2,3 GW de fontes hídricas em operação e 160 MW (pequenas usinas) em desenvolvimento. A empresa também está montando um complexo híbrido (eólico e solar) de 68 MW no Piauí, juntamente com seus ativos.
          A empresa possui 2,6 GW médios de potência comercializada e cerca de 500 clientes.
          Em 28 de março de 2022, a Auren estreou no Novo Mercado, segmento de governança mais rígida da bolsa brasileira B3, avaliada em R$ 16 bilhões. Na reestruturação e incorporação de ativos para a formação da Auren, os acionistas controladores são a Votorantim S.A., com 37,7%, e a CPP Investments, com 32,1%. O restante (30,2%) é detido por acionistas minoritários da CESP que migraram para a nova empresa, agora robusta e com diversificado portfólio de ativos.
(Fonte: jornal Valor - 29.03.2022)

Auren (ex-Cesp / VTRM) (2ª versão):
          A estatal paulista Cesp - Companhia Energética de São Paulo, foi fundada em 1966, ano em que Ademar Pereira de Barros foi governador até 6 de junho e então substituído por Laudo Natel.
           A Cesp possui três usinas hidrelétricas: Engenheiro Sérgio Motta - Porto Primavera (1.540 MW), Paraibuna (87,02 MW) e Jaguari (27,6 MW), totalizando 1.654,62 MW de capacidade instalada.
           As usinas Ilha Solteira (3,444 MW) e Jupiá (1.551,2 MW), cujas concessões venceram em 7 de julho de 2015, permaneceram sob a operação e manutenção da Cesp, no regime de cotas, até a assunção total do novo concessionário, ocorrida em 1 de julho de 2016.
          Considerando dados de outubro de 2021, a Cesp possui usinas hidrelétricas no interior do estado de São Paulo com capacidade de geração de 2,3 GW. E possui também quatro parques eólicos do Piauí - dois em operação e outros dois que começam a gerar em fevereiro - somam 1 GW de potência.
          A Cesp foi adquirida pelo grupo Votorantim, em 2018.
          Em 18 de outubro de 2021, o grupo Votorantim e a CPP Investiments - braço de investimentos do fundo de pensão canadense CCPIB - anunciaram a criação de uma nova empresa de energia no país. A concessionária de energia elétrica tem valor de mercado de R$ 17 bilhões e será listada no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo B3.
          “A nova empresa nasce robusta, capitalizada e com o propósito de continuar investindo em ativos de geração de energia renovável - hidráulica, eólica e solar”, afirmam João Schmidt, CEO da Votorantim, e Rodolfo Spielmann, diretor geral da CCP Investments para a América Latina, em uma declaração conjunta.
          Os dois sócios vão reunir as operações que têm sob uma holding controlada meio a meio por eles, além de outros ativos da nova empresa - ainda sem nome. Na operação, a CCP investirá R$ 1,5 bilhão no negócio, enquanto a Votorantim Energia incorpora a Votener (sua comercializadora de energia, a segunda do país) e outros ativos.
          Na joint venture, denominada VTRM, estão a Companhia Energética do Estado de São Paulo (Cesp) e quatro parques eólicos localizados no estado do Piauí.
          A segunda etapa dessa transação é a reorganização societária da Cesp, com a incorporação da totalidade de suas ações pela VTRM. Pela proposta, os acionistas controladores e minoritários da geradora receberão ações da nova empresa, já listada no Novo Mercado. Após a operação, a Cesp passará a ser subsidiária integral.
          Atualmente, a VTRM detém 40% do capital total da Cesp, parcela resultante dos 95,3% das ações ON e 13,7% das ações PNB que detém. Caso o negócio seja aprovado da forma apresentada, a VE terá 38% do capital da nova empresa, a CPP terá 32,1% e os acionistas minoritários da Cesp (pulverizados no mercado) ficarão com 29,9%, informou o CEO da VE, Fábio Zanfelice.
          A nova empresa nasce com uma matriz energética diversificada, capacidade instalada de 3,3 GW e receita líquida anual estimada em R$ 5,8 bilhões no valor base 2020.
          Um grande ativo da Cesp é a comercializadora de energia Votener, com mais de 2,6 GW médios comercializados em 2020, segundo informações da VE. Possui uma carteira de mais de 400 clientes. “Ele atuará como um centro de inteligência de mercado, tornando-se uma peça-chave no portfólio de geração atual e futura da nova empresa”, destaca o Sr. Zanfelice.
          A nova companhia elétrica também herda um pipeline de projetos em desenvolvimento com capacidade instalada futura de 1,9 GW - deste número, 1,7 GW de geração solar na região Nordeste, 160 MW de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e 68 MW de geração híbrida (eólica e solar) nos parques do Piauí, que já conta com autorização especial da Aneel.
          Segundo Spielman, a CPP já investiu cerca de R$ 3 bilhões na parceria com o grupo Votorantim, incluindo essa operação. No momento, o Brasil é o único país da América Latina onde faz investimentos em energias renováveis. A CPP também está presente em operações de infraestrutura (no caso de saneamento), private equity, imobiliário e crédito privado. 
          Em 24 de março de 2022, a Cesp informou ao mercado que suas ações serão negociadas na B3 até sexta-feira, 25 de março e, a partir de segunda-feira (28), passarão a adotar o nome Auren Energia (AURE3). As ações da Cesp foram incorporadas pela VTRM Energia Participações (Votorantim), empresa da qual passou a ser subsidiária após a reorganização societária.
          Em 15 de maio de 2024, a Auren anunciou que comprou a AES Brasil, por meio de um acordo de combinação de negócios. O valor da operação não foi divulgado. Com a transação, a empresa cresce 2,4 vezes e salta da 13º posição entre as geradoras para a terceira maior empresa do setor de energia elétrica, atrás da Eletrobras e da Engie, com potência instalada de 8,8 gigawatts (GW) de geração de energia renovável e valor de mercado de R$ 30,8 bilhões. A empresa também se consolida como a maior comercializadora de energia do país.
          Em 4 de junho de 2024, a Auren anunciou que comprou a Esfera Energia, companhia que atua na área de gestão de energia no mercado nacional, para reforçar seu braço de comercialização de energia no segmento varejista e junto a clientes de médio e grande portes. O valor da transação não foi divulgado.
          Em 10 de setembro de 2024, os acionistas da AES Brasil e da Auren aprovaram, em suas respectivas assembleias gerais extraordinárias (AGE), a incorporação da AES Brasil pela ARN Holding Energia, para que depois a Auren incorpore a ARN, em um movimento para combinar os negócios das empresas.  Em meados de outubro de 2024, os conselhos de administração da AES Brasil e da Auren estabeleceram o dia 31 de outubro como a data de fechamento da operação de incorporação da 
AES Brasil pela ARN Holding Energia, para que depois a Auren incorpore a ARN.
(Fonte: Relatório de Administração - 2016 / jornal Valor - 18.10.2021 / 24.03.2022 / 16.05.2024 / 05.06.2024 / 11.09.2024 / 15.10.2024 - partes)

Carapreta (Grupo ARG)

          Empresa de carnes finas controlada pela empresa brasileira ARG Group, a Carapreta tem três fazendas no norte de Minas Gerais.
          Com foco no segmento de construção pesada, a ARG foi fundada em Minas Gerais em 1978 pelos irmãos José, Rodolfo e Adolfo Géo. Em 2017, com o início do plano de expansão, que será concluído em 2023, a família já possuía duas fazendas (Jequiti e Santa Mônica) com pecuária tradicional há décadas, mas viu a chance de melhorar e transformar a atividade em um negócio realmente lucrativo.
          A Fazenda Santa Mônica, em São João da Ponte, possui rebanhos de gado, agricultura e geração de energia; em Santa Terezinha, no mesmo município, há abatedouros, ovinos, agricultura, pesca, geração de energia solar e biodigestores; e a terceira fazenda, incorporada na expansão e localizada em Jequitaí, tem agricultura e pecuária de corte.
          Na pecuária, a Carapreta reúne um total de 70 mil cabeças de gado e, para competir no mercado de cortes premium de Angus, investiu em mapeamento genético e fechou parceria com a Alta Genetics. Na criação de ovelhas, tem 30.000 cabeças – que seria a maior da América Latina. Depois veio a profissionalização, ampliação da produção, diversificação, investimentos em genética e marketing e, claro, toda uma nova estratégia de vendas para ampliar a comercialização dos cortes de carne Carapreta no varejo, food service e no exterior. A empresa é comandada pelo CEO Vitoriano Dornas.
          Com faturamento em torno de R$ 400 milhões em 2021, a empresa produziu 8,5 mil toneladas de carne bovina. A oferta de carne ovina, girou em torno de 1,2 mil toneladas. Na a área de pescado, a produção foi de aproximadamente 3.000 toneladas. A empresa, que possui 1.400 funcionários e está 
hoje presente no segmento de carne bovina, ovina e pescada, além de operações agrícolas.
(Fonte: jornal Valor - 28.03.2022)

25 de mar. de 2022

Potássio do Brasil

          A Potássio do Brasil foi fundada em 2009 e é controlada pelo banco canadense Forbes & 
Manhattan, do investidor Stan Barthi.
          A empresa aguarda desde 2017 a conclusão de uma etapa do processo de liberação ambiental para a construção da mina em Autazes, no Amazonas — a consulta aos indígenas Mura.
          A escassez mundial de cloreto de potássio, problema que se consolida desde o início da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, tem contribuído para a atenção de agentes do mercado de fertilizantes — e não só deles — voltando os olhos para o projeto Autazes, da Potássio do Brasil.
          Após investimentos de US$ 200 milhões em pouco mais de uma década, a empresa, que se prepara para abrir o capital na Bolsa de Nova York, diz estar otimista. “Esperamos que a suspensão do alvará termine nos próximos meses”, disse Adriano Espeschit, presidente da Potássio do Brasil, ao Valor, em março de 2022. Somente após a resolução das questões envolvendo o licenciamento ambiental prévio, a empresa poderá solicitar o alvará de construção. Um projeto como esse leva de três a cinco anos para ser implementado.
          A mina de Autazes não é o único projeto nos planos da empresa para o Amazonas — nem foi o tema que dominou o debate entre os donos da Potássio do Brasil e a ministra da Agricultura Tereza Cristina no dia 13 de março de 2022, em Ottawa, no Canadá. Cristina viajou para conversar com fornecedores, já que os canadenses são os principais exportadores mundiais do nutriente.
          O projeto de Autazes é o mais desenvolvido, mas a Potássio do Brasil tem outros alvos no Amazonas. Dois deles ficam em Itapiranga e Itacoatiara — 100 quilômetros e 70 quilômetros, respectivamente, de Autazes em linha reta. Ambos fazem parte de uma bacia de deposição de sal em um trecho de 400 quilômetros de projetos viáveis ​​entre os municípios de Borba (Amazonas) e Juruti (Pará),
          Autazes e Itapiranga não estão em terras indígenas. Outras jazidas ainda precisam de um mapeamento mais preciso, como em Itacoatiara. Além de Autazes, que tem capacidade para entregar 2,44 milhões de toneladas de potássio por ano, os outros dois projetos citados dobrariam esse volume. Cinco milhões de toneladas (se o nutriente não fosse exportado) equivaleriam a metade do consumo 
anual dos agricultores do país.
          Os críticos do projeto destacam os riscos ao meio ambiente e às populações do entorno, e que há concentração de potássio em outras áreas do país, como Minas Gerais, por exemplo. A mina de Autazes, de acordo com o projeto, teria 900 metros de profundidade, em uma perfuração vertical. De acordo com o projeto, a silvinita, rocha sedimentar da qual é extraído o cloreto de potássio, seria extraída de dois poços subterrâneos. As rochas contêm 30% do nutriente.
          A estrutura inclui os dois poços, uma operação subterrânea e a planta de processamento. No terreno acima do depósito havia uma fazenda de gado. As contribuições iniciais para a estrutura foram avaliadas em uma faixa de US$ 2,2 bilhões a US$ 2,5 bilhões, mas o valor será revisado devido à inflação. Em março de 2022, 43 furos estão sendo perfurados no local para coleta de amostras do produto.
(Fonte: jornal Valor - 24.03.2022)

24 de mar. de 2022

Altre

          Após um período de ajuste no portfólio, que envolveu a venda dos negócios de aço e celulose no Brasil e outros ativos menores e não estratégicos, o grupo Votorantim definiu uma nova área de atuação. Criou uma empresa, a Altre (adjetivo que, em italiano significa novo, original, alternativo), para empreendimentos no setor imobiliário.
          A Altre vai ser incorporadora (edifícios e loteamentos) e desenvolvedora de projetos de transformação urbana. No segundo caso, por exemplo, há um amplo terreno da empresa na Vila 
Leopoldina, zona Oeste de São Paulo, que tem um projeto a ser desenvolvido com órgãos públicos.
          A Altre já nasceu herdando ativos. São quatro torres de edifícios comerciais na Vila Leopoldina, no empreendimento chamado Atlas Office Park. No local, funcionou no passado a Atlas, fábrica de equipamentos pesados do grupo Votorantim.
          A empresa nasce com competências diversas e terá uma gestão voltada tanto para crescimento orgânico quanto inorgânico [aquisições e fusões], afirma João Schmidt, presidente do grupo Votorantim. E também estará aberta a fazer seus projetos com parceiros desse setor.
          Segundo Sérgio Malacrida, diretor financeiro e de RI da Votorantim S.A., a Altre já está com projeto de desenvolvimento de um loteamento na cidade de Votorantim (SP), berço da companhia no início do século XX. Será em parceria e levará a marca Altre.
          Outros loteamentos estão previstos também para Sorocaba (SP) e Paulista (PE), onde a companhia é dona de grandes terrenos que abrigaram suas instalações ou foram vilas de funcionários em décadas passadas.
          Em abril de 2021, a Altre já contava com um time de 17 profissionais.
(Fonte: jornal Valor - 08.04.2021)



23 de mar. de 2022

Cerveja Michelob

           Michelob é uma cerveja clara de 4,7% ABV desenvolvida por Adolphus Busch em 1896 como uma "cerveja de pressão para conhecedores". Michelob é o nome alemão para Měcholupy, agora na 
República Tcheca, onde Anton Dreher tinha uma cervejaria.
          Em 1961, a Anheuser-Busch produziu uma versão pasteurizada da Michelob que permitia o envio legal da cerveja através das fronteiras estaduais. A cerveja engarrafada começou a ser enviada logo depois, e a marca foi introduzida em latas em 1966. A Michelob engarrafada foi originalmente vendida em uma garrafa de formato único chamada garrafa de lágrima porque se assemelhava a uma gota de água. A garrafa de lágrima foi premiada com uma medalha do Instituto de Design em 1962. Cinco anos depois, a garrafa foi redesenhada para eficiência na linha de produção. Esta garrafa foi usada até 2002, quando foi abandonada em favor de uma garrafa tradicional. A garrafa de lágrima foi usada novamente de janeiro de 2007 a outubro de 2008.
          A empresa lançou o Michelob Light em 1978. O Michelob Classic Dark foi disponibilizado em 1981 em barris, com uma versão engarrafada três anos depois. Em 1991, Michelob Golden Draft foi introduzido para competir com a Miller Genuine Draft no centro-oeste americano.
          No ano de1997 viu-se a introdução de várias cervejas especiais sob o guarda-chuva da marca Michelob. Essas incluem: Michelob Honey Lager, Michelob Pale Ale, Michelob Marzen, Michelob 
Pumkin Spice Ale e Michelob Winter's Bourbon Cask Ale.
          Desde o início, as cervejas especiais tiveram uma distribuição muito limitada. A principal saída foi através de um "pacote de amostras de férias" produzido durante a temporada de férias de Natal. Outras cervejas especiais que não estão mais em produção incluem Michelob Hefeweizen e Michelob Black & Tan. Alguns (principalmente Michelob AmberBock) posteriormente entraram em produção maior, enquanto outros não. A cervejaria continua a experimentar cervejas especiais – em 2005, uma cerveja de baunilha envelhecida em carvalho foi vendida sob o logotipo da Michelob, disponível em litro. Em 2006, a Michelob adicionou uma cerveja de chocolate à cerveja de temporada de férias de baunilha, envelhecida em carvalho, lançada um ano antes. A Michelob também preparou o trigo 
Michelob Bavarian Style e a Michelob Porter para o seu "pacote de amostras de férias".
          Em 2007, a Michelob lançou sua linha de especialidades sazonais, que incluem: Michelob Bavarian Wheat (verão), Michelob Marzen (outono), Michelob Porter (inverno) e Michelob Pale Ale 
(primavera).
          No início do século XXI os EUA tiveram uma demanda por cervejas dietéticas semelhante à do início dos anos 1970, e em 2002 a linha Michelob respondeu com a introdução da Michelob Ultra, anunciada como sendo pobre em carboidratos. Mais tarde, a Michelob Ultra Amber, uma cerveja mais escura e saborosa, foi adicionada a essa sub-linha.
          Os anúncios do Michelob Ultra apresentam pessoas envolvidas em atividades esportivas. O Michelob Ultra Open em Kingsmill e o Michelob Ultra Futures Players Championship foram patrocinados pela Michelob Ultra. A Michelob Ultra atua como patrocinadora de apresentação da corrida de bicicleta Tour of Missouri e patrocina a camisa do Rei das Montanhas. A Michelob também patrocina a Rugby Super League, e muitas de suas equipes têm patrocínio de camisas com sua marca AmberBock.
          A Michelob é famosa por seus comerciais de TV do final da década de 1980, que usavam o slogan "A noite pertence à Michelob", centrado em seu tema "noite" e usava músicas que tinham a palavra "noite" ou uma forma da palavra "noite" em seu título, incluindo "The Way You Look Tonight" de Frank Sinatra, "Move Better in the Night" de Roger Daltrey, "Tonight, Tonight, Tonight" de Genesis, "Don't You Know What the Night Can Do?" e "Talking Back to the Night" de Steve Winwood, e uma nova gravação de "After Midnight" de Eric Clapton. Nas décadas de 1980 e 1990, a Michelob usou o 
slogan "Alguns dias são melhores que outros".
          No Brasil, a Michelob é produzida pela AmBev.
(Fonte: Wikipédia - parte)