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21 de out. de 2024

Itafos Fertilizantes

          A Itafos (lê-se Itafós) é uma empresa norte-americana de fertilizantes fosfatados e tem unidade em Arraias, no estado de Tocantins.
          Devido aos preços baixos dos adubos, a fábrica ficou parada entre 2020 e 2022, quando retornou com a produção de ácido sulfúrico para atender a crise de abastecimento do produto.
          Em 2023, foram 45 mil toneladas de fertilizantes produzidas e, em 2024, deve colocar no mercado 120 mil toneladas de adubos acabados e 100 mil toneladas apenas de ácido sulfúrico. A empresa prevê superar R$ 100 milhões em receita no Brasil em 2024 com a retomada da unidade de Arraias.Até 2027, quer fabricar aqui 350 mil toneladas de fosfato natural e superfosfato simples e ter suas próprias misturadoras em Tocantins, diz Felipe Coutas, presidente.
          Além de ter suas próprias misturadoras dentro do complexo de Arraias, a Itafos também procura parcerias. “Já estamos discutindo com algumas grandes empresas que pretendem se instalar na região”, revela Coutas.
          A Itafos planeja iniciar em 2030 o projeto de mina de fosfato que será explorada em São Félix do Xingu (PA), atualmente em fase de licenciamento. A exploração está prevista no Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), política do governo que visa diminuir a dependência que o Brasil tem de adubos importados, hoje (2024) em 85%.
          Os produtos da Itafos chegam à região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), e a Minas Gerais, Pará e Goiás.
          Hoje (2024) é uma das principais fornecedoras no País.
(Fonte: Estadão)

20 de out. de 2024

Durant Motors

          Expulso da General Motors pela segunda vez, William C. Durant, o homem que criou a General Motors, fundou uma nova empresa com o seu próprio nome, a Durant Motors por volta de 1922.. Um modelo de 1923 foi um dos seus primeiros automóveis. Outras marcas, como a Star e a Locomobile, foram adicionadas à Durant Motors, numa aparente tentativa de imitar a GM.
          Os resultados não foram bons. Durant estava mais uma vez tentando expandir-se demasiadament depressa, o que, combinado com a Grande Depressão, levou ao fracasso tanto da marca como da empresa ao fim de apenas dez anos.
          Durant foi um grande empreendedor, cuja visão influenciou decisivamente a indústria automobilística. Apesar de não ter se tornado tão famoso como Henry Ford, seu contemporâneo, Durant foi tão importante quanto ele. Sua visão do futuro da indústria automobilística se mostraria mais lúcida do que a de qualquer outro.
(Fonte: msn)

18 de out. de 2024

Terra Brasil (mineradora)

          A mineradora Terra Brasil tem como acionistas os irmãos Eduardo Duarte de Freitas (CEO) e 
André Luis Duarte Freitas (CFO).
          Em meados de outubro de 2024, a Yerra Brasil contratou a Genial Investimentos como assessora financeira exclusiva para atrair investidores para a próxima fase da empresa. A empresa busca financiamento para extrair fosfato, potássio e elementos de terras raras de uma jazida em Presidente Olegário, no noroeste de Minas Gerais. O investimento previsto totaliza R$ 2,4 bilhões. O banco será responsável por identificar potenciais investidores e estruturar a operação financeira.
          “Estamos reunindo informações para montar o data room. Até o início de 2025, devemos ter o valuation da empresa pronto, o que ajudará a definir os próximos passos”, disse Luiz Werner Brandão, diretor de estratégia da Terra Brasil. As opções incluem uma rodada de investimentos Série A com fundos de capital de risco ou acordos com um grupo de investidores financeiros ou comerciais.
          Até então, os irmãos Eduardo e André Luis investiram R$ 220 milhões em estudos de viabilidade técnica e econômica, obtenção de licenças e desenvolvimento de tecnologias para extração e concentração mineral.
          O projeto envolve a exploração de um depósito de kamafugita, uma rocha vulcânica rica em fosfato, potássio e elementos de terras raras, localizada na divisa entre Presidente Olegário e Patos de Minas (Minas Gerais). De acordo com pesquisas iniciais, o depósito contém 3,1 bilhões de toneladas de kamafugita, que pode ser minerada por até 50 anos.
          Eduardo Duarte observou que a produção de fertilizantes será o principal negócio da empresa. A Terra Brasil, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia e a Universidade Federal de Viçosa, está desenvolvendo fertilizantes de liberação controlada para soja, milho e milheto. Os testes de campo devem ser concluídos no início de 2025, após o qual a empresa solicitará o registro no Ministério da Agricultura.
          “Kamafugite é um fertilizante natural e orgânico, altamente eficaz para remineralização do solo. Estamos trabalhando para concentrar seus nutrientes para aumentar a eficiência”, disse Eduardo Duarte.
          Brandão acrescentou que se a empresa garantir o financiamento com sucesso, a planta de processamento de minerais estará operacional até 2028, inicialmente com foco na extração de potássio e fosfato. O potencial para elementos de terras raras ainda está em pesquisa. Dos 17 elementos classificados como terras raras, 15 estão presentes no depósito, incluindo gadolínio, térbio, disprósio, hólmio, érbio, túlio, itérbio, lutécio, lantânio, cério, praseodímio, neodímio, samário, ítrio e európio.
          A produção de fertilizantes deve começar em 100.000 toneladas por ano, aumentando gradualmente para 1 milhão de toneladas anualmente. Segundo o Sr. Duarte, a produção atenderá a demanda em um raio de 200 quilômetros do depósito.
          O depósito está localizado a 70 quilômetros da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), operada pela VLI Multimodal, com acesso a rodovias federais, facilitando as conexões com portos para exportação de terras raras.
          Como muitos projetos de mineração, o plano da Terra Brasil é de longo prazo, tendo começado em 2016. Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), US$ 5,58 bilhões em investimentos são projetados para o setor até 2028. No entanto, o progresso é frequentemente prejudicado por atrasos na obtenção de licenças e desafios legais. Atualmente, o Brasil importa 75% de seus fertilizantes fosfatados e 95% de seu potássio, de acordo com o Conselho Nacional de Fertilizantes (CONFERT).
          Outro exemplo é a Potássio Brasil, em Autazes, no Amazonas, que começou em 2013 e deve entrar em operação em 2029. A reserva é estimada em 170 milhões de toneladas de potássio, com investimentos projetados para chegar a US$ 2,5 bilhões.
          No setor de fosfato, a Galvani Fertilizantes planeja investir R$ 3 bilhões até 2027 para dobrar a capacidade de produção na Bahia para 1,2 milhão de toneladas por ano e construir uma planta no Ceará em parceria com as Indústrias Nucleares do Brasil. Esse plano, iniciado em 2008, ainda depende da obtenção das licenças necessárias para seguir adiante.
(Fonte: Valor - 19.10.2024)

17 de out. de 2024

Brushes

          A carreira de Alanson Brush incluiu períodos de trabalho para a Buick, Cadillac e Oldsmobile. Em 1907, criou a sua própria empresa. O automóvel Brush era movido por um motor monocilíndrico e apresentava um chassis, rodas e eixos feitos de madeira, o que suscitou algumas críticas.
          A empresa durou apenas até 1913, mas nessa altura a Brushes já se tinha espalhado por todo o lado. 
Carros da Brushes foram fotografados, por exemplo, em Estocolmo, por volta de 1910.
          Em 1912 ,o notável Francis Birtles utilizou um para completar a primeira travessia da Austrália de oeste para leste, começando em Fremantle e terminando em Sydney.
          Anos mais tarde, Birtles disse: "Naqueles tempos, era um bom carro", mas acrescentou: "Hoje em dia, um homem habituado a um carro moderno dificilmente confiaria num carro como o nosso para o levar de um subúrbio para outro".
(Fonte: msn)msn

16 de out. de 2024

Detroit Electric

          Na virada do século XIX para o século XX, não estava claro se o caminho a seguir seria o de alimentar um automóvel com um motor a vapor, um motor de combustão interna ou um motor elétrico.
          Como o seu nome sugere, a Detroit Electric optou pela terceira opção. Isso era comum naquela altura dos acontecimentos no tocante à evolução dos automóveis. O que era menos comum era o fato de a marca ter se mantido assim durante três décadas.
          A Detroit Electric foi fundada em 1907 e ainda estava apresentava bons resultados quando o Modelo 93, de aspecto muito antiquado, foi construído em 1922. As vendas caíram depois disso, mas a Detroit Electric continuou até 1939.
(Fonte: msn)

15 de out. de 2024

Rickenbacker

          A fábrica de automóveis Rickenbacker foi fundada em 1921 por Barney Everitt e pelo antigo ás da Primeira Guerra Mundial Eddie Rickenbacker. Walter Flanders, com quem Everitt tinha trabalhado no projeto do carro Flanders, foi contratado como diretor.
          Em 1922, foi lançada uma série de carros de turismo, berlinas e coupés (todos equipados com um motor de seis cilindros em linha de 3,6 litros). Alguns tinham travões às quatro rodas, uma caraterística que se tornou disponível em toda a gama no ano seguinte.
          Após um início prometedor, a Rickenbacker depressa se viu enredada em dificuldades. Flanders morreu três dias após um grave acidente de viação em 1923, os problemas financeiros tornaram-se evidentes em 1924 e, em 1926, várias pessoas importantes, incluindo o próprio Eddie Rickenbacker, abandonaram a empresa. Everitt desistiu no início de 1927. Curiosamente, os motores construídos segundo o projeto de Rickenbacker foram utilizados para equipar os Audis vendidos no final da década de 1920 e no início da década de 1930.
(Fonte: msn)

14 de out. de 2024

Haynes-Apperson

          Elmer e Edgar Apperson uniram forças com Elwood Haynes para formar a Haynes-Apperson no 
final do século XIX.
          Alguns anos mais tarde, os irmãos decidiram seguir o seu próprio caminho, com uma nova empresa, altura em que Haynes deu o seu próprio nome à empresa original.
          Os seus automóveis receberam frequentemente nomes invulgares, incluindo Roadplane e, no caso do modelo de 1919,, Jack Rabbit.
          Os seus motores tornaram-se maiores e mais potentes com o passar dos anos. Os primeiros modelos tinham apenas dois cilindros, mas na altura em que a empresa fechou, chegou a fabricar automóveis V8.
          Ambas as empresas sobreviveram até a década de 1920, embora a Apperson tenha durado um pouco mais.
(Fonte: msn)

13 de out. de 2024

Vinícola Altair

          A história da vinícola Altair começa em 2002, quando nasce a parceria entre os franceses do Château Dassault (os mesmos do avião Mirage) e a chilena Viña San Pedro.
          Os franceses visitaram os diversos vinhedos chilenos da Viña San Pedro até eleger onde plantar. Os franceses do Dassault optaram por Cachapoal, vale menos explorado pelos produtores de vinho. Os vinhedos são cultivados entre 450 e 600 metros acima do nível do mar, e os Andes não apenas compõem a paisagem como influenciam no clima e no solo, definindo o perfil deste tinto. “É um solo muito diverso, conforme as suas origens geológicas e geomorfológicas”, explica Gabriel Mustakis, hoje o enólogo do projeto. O Altair nasceu pilotado pela enóloga Ana Maria Cumsille, em uma época em que não era comum uma mulher dirigir uma vinícola.
          A primeira safra, a de 2002, foi a única não degustada na prova comemorativa. A produção foi pequena e não há mais garrafas. Da série histórica também faltou a de 2012, a única em que as uvas não atingiram a qualidade para um vinho ícone e foram incorporadas ao Sideral, o segundo tinto da vinícola.
          A degustação foi a maneira encontrada pela vinícola Altair para contar os primeiros 20 anos de sua existência no vale de Cachapoal, bem aos pés da Cordilheira dos Andes, no Chile, e do seu tinto premium, também chamado de Altair. 
          Com vinhos elaborados de 2003 a 2021 nas taças de degustação, é possível identificar as fases do projeto. No início, até 2006, há uma busca por tintos mais potentes e extraídos. De 2007, quando o Château Dassault vendeu sua parte para a Viña San Pedro, a 2011 se dá a fase de construir a identidade do vinho, com um maior refinamento de seus taninos.
          Em 2012, mudam os enólogos, com a chegada de Marco Pujol e Gonzalo Castro, e começa uma fase de investigar o terroir. Há também um maior entendimento do que é ter um vinhedo bem aos pés da cordilheira, o que significa um clima mais frio, com lenta maturação das uvas.
          Com a chegada de Gabriel Mustakis, em 2018, a busca é pela elegância, consolidando a supremacia da cabernet sauvignon. 
          O tinto Altair chega ao Brasil importado pela Grand Cru. 
(Fonte: Estadão - 12.10.2024)
Foi a maneira encontrada pela vinícola Altair para contar os primeiros 20 anos de sua existência no vale de Cachapoal, bem aos pés da Cordilheira dos Andes, no Chile, e do seu tinto premium, também chamado de Altair. 

12 de out. de 2024

Colégio Objetivo

          O Centro Educacional Objetivo (Colégio Objetivo, Colégio Objetivo Júnior, Escola do Mar, Curso Objetivo e Sistema de Ensino Objetivo), instituição brasileira de ensino, foi idealizada, criada e implementada pelos estudantes de Medicina João Carlos Di Genio e Drauzio Varella e os médicos Roger Patti, José Gomes e Tadasi Itto, em 1965.
          O grupo de estudante e médicos fundou, em 1965, um pequeno curso preparatório para as faculdades de medicina, na região central da cidade de São Paulo. O sucesso alcançado nos exames daquele ano pelos alunos por eles preparados, fez com que, já em 1966, o Curso Objetivo fosse um dos maiores da cidade.
            Em 1970, foi criado o Colégio Objetivo, com currículo de ensino médio. Com a necessidade de um currículo para esse nível escolar, José Gomes e João Carlos Di Genio alugaram algumas salas no famoso prédio da Fundação Cásper Líbero, na Avenida Paulista, 900, em São Paulo.
          Em 1972, foram implantadas as Faculdades Objetivo, embrião da futura Universidad Paulista (UNIP). Ainda na década de 1970, a escola já tinha TVs e computadores em sala de aula e a robótica fazia parte do currículo. Atualmente, uma central de tecnologia digitaliza todo o conteúdo transmitido pelos professores.
          Com a necessidade de atender também aos níveis de educação Infantil e ensino fundamental, em 1974 foi fundado o Colégio Objetivo Júnior.
          No início da década de 1980 o tema de preservação ambiental ainda não era tão difundido, mas os alunos do Colégio Objetivo já manifestavam preocupação com a sobrevivência da natureza. Os professores criaram então o POEMA (Programa Objetivo do Ensino do Meio Ambiente), voltado aos alunos do ensino médio. O primeiro passo do programa foi adicionar ao currículo do ensino médio a disciplina Ecologia.
          Na sequência, vieram as escolas ambientais. A primeira escola ecológica, lançada pelo Objetivo em 1987, foi batizada de Projeto Paranoá. A bordo do aerobarco projetado pelos estudantes de Engenharia das Faculdades Objetivo – que um ano depois se tornaria Universidade Paulista (UNIP)  –, os alunos do ensino médio coletavam amostras da água para realizar estudos nos laboratórios da escola e elaborar relatórios com vistas à despoluição do lago.
          Em 1988, em meio às ilhas da baía de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, nasceu a Escola do Mar, cuja direção foi dada ao então professor de Geografia Flavio Bonfá. Foi a primeira escola de segundo grau com aulas totalmente dedicadas às ciências ambientais.
          No ano seguinte, 1989, com a experiência de Angra, sob a exuberância da Floresta Amazônica e às margens do Rio Negro, nasceu a Escola da Natureza, em Manaus, focada no ambiente amazônico.
          Também na década de 1980, foi criado o Centro de Pesquisa e Tecnologia Objetivo (CPT), mais tarde batizado CPT – UNIP/Objetivo. Professores e pesquisadores do CPT são os responsáveis pela implementação das mais diversas atividades educacionais.
          O Objetivo, sempre incentivando talentos desde a educação infantil, foi a primeira instituição de ensino brasileira a integrar o Conselho Mundial para Superdotados, em reconhecimento ao seu programa de incentivo ao talento (POIT).
          Em 2008, O Objetivo foi eleito no Top Educação pela Revista Educação o melhor sistema de ensino, o melhor portal multimídia e o melhor material didático do país. O Objetivo foi indicado também no Top Educação de 2010.
          Em 2020, pela Revista São Paulo, da Folha de S.Paulo, o Objetivo foi eleito pelo 4º ano consecutivo como melhor cursinho de São Paulo e, pelo 2º ano consecutivo, o melhor colégio particular de São Paulo.
          Atualmente, o Colégio Objetivo possui mais de 9 mil alunos em suas unidades próprias e mais de 215 mil nas redes conveniadas, que utilizam o Sistema de Ensino Objetivo.
(Fonte: Wikipédia)