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26 de set. de 2020

LBR (Bom Gosto + Leitbom)

Bom Gosto         
          A empresa de laticínios Bom Gosto foi fundada pelo empresário gaúcho Wilson Zanatta em 2008 (?). Em apenas três anos, a empresa incorporou seis companhias e assumiu a vice-liderança do mercado. Com dívida de 350 milhões de reais em 2009, a Bom Gosto só manteve o ritmo de aquisições graças à ajuda do BNDES, que investiu 250 milhões de reais na companhia desde 2007.
          Com 1,8 bilhão de reais de faturamento em 2010, a Bom Gosto tinha 22 fábricas, concentradas nos estados do Sul e do Nordeste. Os principais acionistas eram Wilson Zanatta, com 32% do capital, a família Stuani, com 32% e o BNDESPar, com 34%. Entre as oito marcas da empresa, destacavam-se Bom Gosto, Líder e Boa Nata. 


Leitbom
          Os financistas da GP Investiments fizeram sua estreia no setor de laticínios em 2008 ao comprar a goiana Leitbom. Depois disso, a GP partiu para a aquisição das marcas Poços de Caldas e requeijão Paulista e se associou com a Laep, dona da marca Parmalat.
          A Leitbom somou prejuízos de 370 milhões de reais em 2008 e 2009. Com faturamento de 1 bilhão de reais em 2010, a Leitbom tinha oito fábricas, concentradas nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste. A GP Investments tinha 40% de participação e a Laep, dona da marca Parmalat, os outros 60%. Tinha sete marcas, entre elas, Parmalat e Poços de Caldas.


LBR - Láteos Brasil
          Em dezembro de 2010, o caminho das duas companhias, Bom Gosto e Leitbom, se cruzou. Numa fusão em que apenas um dos sócios colocou dinheiro, foi criada a Lácteos Brasil, ou apenas LBR. O dono do único cheque assinado no negócio foi o BNDES, que já tinha participação na Bom Gosto e aceitou colocar 700 milhões de reais para não diluir sua fatia na nova empresa. Com essa fusão, o governo tinha de fato a pretensão de criar a campeã nacional do leite.
          Com vendas de 2,8 bilhões de reais em 2010, a LBR já nasceu como a maior fabricante de leite do país. Além de uma chance concreta de ganhar mercado, a fusão era vista tanto pela Bom Gosto como pela Leitbom como uma chance de superar uma fase renitente de maus resultados. Nenhuma delas possuía distribuição nacional - mas suas regiões de atuação se complementavam.
          A composição acionária ficou assim definida: GP e Laep (através da holding Monticiano), com  40%, Zanatta e Stuani, com 25% e BNDESPar com 30%. A família Stuani era ex-dona da Líder, incorporada pela Bom Gosto em 2008). A presidência do conselho da LBR passou a ser dividida entre Wilson Zanatta e Fersen Lambrando, um dos principais sócios da GP.
          Numa companhia que nasceu tão grande quanto complexa, a nova diretoria começou a trabalhar na integração assim que foi formada, no dia 4 de janeiro de 2011. Desde então, um grupo de 40 profissionais de ambas as empresas passou a avaliar suas 30 fábricas, 15 marcas, 6.400 funcionários e 56.000 fornecedores. Num sinal inequívoco da influência da GP, a LBR imediatamente contratou a consultoria Gradus, tradicional parceira do fundo em processos de integração, para coordenar o andamento do trabalho. Não apenas Fernando Falco, que estava à frente da Leitbom desde 2009, passou a ocupar a presidência da LBR como também quatro diretores, dos cinco da nova companhia, vieram da empresa antes controlada pela Laep.
          Mãos à obra, em março de 2011 a empresa iniciaria um programa de aumento da produção de leite nas propriedades rurais; o investimento em marketing passaria a ser o dobro das duas empresas que se associaram, com ênfase para a Parmalat e, em maio (de 2011) a LBR lançaria iogurtes e achocolatados com o rótulo da Parmalat.
(Fonte: revista Exame - 23.02.2011) 

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