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5 de out. de 2011

Pontiac

          Uma das ideias que fomentaram o crescimento da GM nos anos 1920 foi criar uma escala de prestígio entre as marcas que administrava. Os modelos mais baratos eram os Chevrolet. Em seguida, o cardápio avançava num crescendo de qualidade e preço, passando para as marcas Oakland, Oldsmobile e Buick, até culminar nos luxuosos Cadillacs. Como a diferença de preço entre um Chevrolet e um Oakland era grande, a GM introduziu em 1926 uma nova linha no espaço entre as duas marcas. Nascia aí o Pontiac, uma homenagem à cidade do mesmo nome no Estado de Michigan, onde ficava a linha de montagem dos Oaklands. Em pouco tempo, os Pontiacs ficaram mais populares que os Oaklands. Já em 1932, a GM desistiu de uma marca em favor da outra.
          Um dos primeiros carros Pontiac foi o modelo Chief, chefe em inglês, homenagem ao chefe indígena que lutou contra a ocupação inglesa no século XVIII na região de Pontiac. O nome pretendia tocar o inconsciente coletivo americano, que associa líderes indígenas à força física. Essa ideia se materializou, nos anos 1960, no lançamento de uma linha de carros curtos, mas com motores gigantes. O objetivo era capturar a atenção dos jovens, mais interessados em velocidade que em espaço interno. A Pontiac foi a primeira marca a capturar o espírito do tempo e lançar um carro compacto (para os padrões americanos) com motor V8, o Pontiac GTO, antes mesmo do Ford Mustang. Era o início de uma nova era de ouro no automobilismo americano, aquela dos muscle cars (carros musculosos, em inglês), potentes e beberrões. O Pontiac Lemans, versão popular do GTO, foi imortalizado nas sequências de perseguição do filme Operação França, guiado por Gene Hackman.
          Nos anos 1970 a marca perdia prestígio enquanto as leis de emissão de carbono tornavam-se mais rígidas e o preço do combustível subia. Ainda assim, um novo modelo, o Firebird Trans AM, fez sucesso com o machão Burt Reynolds nas telas de cinema e com os consumidores nas revendas. O carro falante da série de TV Super máquina, sucesso no Brasil no início da década de 1980, também era um Pontiac Firebird. No decorrer dos anos 1980, entretanto, os Pontiacs passaram por transformações humilhantes como a perda da tração traseira, principal marca dos esportivos. Nos anos 1990 e 2000, a marca viveu de adaptações de  modelos de outras marcas da GM que reconhece que não havia estratégia que permitisse vencer com a marca Pontiac.
          A morte do Pontiac, em 2010, foi uma das medidas adotadas pela GM para diminuir gastos e sobreviver em meio à pior crise de sua história. A partir daquele ano o Pontiac vive apenas na memória e na cultura popular, como na obra do cantor e compositor americano Tom Waits. Em 2006 Waits lançou um monólogo, em um de seus discos, no qual relembrava os carros que já possuiu. Ele se diz apaixonado por um certo Pontiac, "cor de sangue de boi". "Deus, eu amava aquele Pontiac. Ele era tão bom de guiar. Sim, eu sinto falta daquele carro. Bom, isso foi há muito tempo, muito tempo atrás."
(Fonte: revista Época - 04.05.2009 - parte)

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