A Zona Oeste de São Paulo, mais especificamente a Vila Anastácio, teve uma grande contribuição para a indústria de produtos de limpeza do Brasil. Foi ali, no ano de 1953, que surgiu o primeiro sabão em pó brasileiro, o Rinso. Mas a marca não foi criada no Brasil.
O preço do novo produto era superior ao sabão em pedra comum e a marca teve uma grande dificuldade em convencer as consumidoras sobre suas propriedades de limpeza. Graças a isso, os representantes da Lever, empresa responsável por lançar a novidade, batiam de porta em porta e se ofereciam para fazer uma demonstração no tanque da própria dona de casa.
A empresa teve que inovar em diversas ações de marketing, como demonstrações em cinemas, teatros e, até mesmo, anúncios publicados em jornais e revistas pela cidade. Diz a lenda que as equipes da Lever percorreram mais de 120 cidades para apresentar o novo sabão e, com isso, o Rinso se tornou um sucesso de vendas em pouquíssimo tempo. Logo após o sucesso da marca Rinso, a Irmãos Lever resolveu lançar o Omo, em 1957.
Em 1960, a Irmãos Lever passou a ter seu nome mais conhecido pelos brasileiros, quando passou a denominar-se Indústrias Gessy Lever, ao incorporar a rival Companhia Gessy Industrial.
A Gessy Lever se deparou com alguma dificuldade de aceitação do público para a marca Omo. Em certas regiões do Paraná e Rio Grande do Sul Rinso tornou-se a metonímia para sabão em pó, como hoje em alguns lugares é o Omo. Mas, em 1965 as vendas do Omo decolaram e superaram o pioneiro Rinso, que foi retirado das prateleiras dos supermercados depois da certeza da migração das consumidoras para o Omo, líder de mercado até hoje.
(Fonte: São Paulo in Foco - Abrahão de Oliveira - 12.11.2015 - parte)
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