A Lloyd Aéreo Boliviano, também conhecida como LAB Airlines foi fundada em 15 de setembro de 1925 por Guillermo Kyllman com sede em Cochabamba, na Bolívia. Seu primeiro avião foi um Junkers F-13, presenteado pela comunidade alemã na Bolívia.
A companhia operava em rotas de passageiros e de carga com destinos nacionais e internacionais.
A empresa foi, nos anos 1990, incorporada à Vasp Air Systems de Wagner Canhedo, cuja gestão deteriorou bastante a sua situação econômico-financeira.
A LAB operou seus voos até o ano de 2007, quando detinha o monopólio estatal aéreo para as grandes rotas internacionais e regionais. Devido a problemas financeiros e ao crescimento de sua concorrente, a AeroSur, foi obrigada a encerrar suas atividades.
Sua frota era composta basicamente por Boeing 727. Possuía ainda um Fokker F-27, dois Boeing 737 e dois Boeing 767 para rotas internacionais.
A LAB operou seus voos até o ano de 2007, quando detinha o monopólio estatal aéreo para as grandes rotas internacionais e regionais. Devido a problemas financeiros e ao crescimento de sua concorrente, a AeroSur, foi obrigada a encerrar suas atividades.
Em abril de 2012 os trabalhadores conseguem colocar a empresa em ordem e promover uma rápida reestruturação devido a convicção de que o LAB não estava em falência. Além da longa história da LAB, que dá força ao processo de recuperação da companhia aérea, o suporte de um patrimônio superior a US$ 650 milhões de dólares alavanca o LAB. Após a investigação de cinco anos, chega-se à conclusão que o LAB tem em seu favor a propriedade das áreas em 28 aeroportos no país, de acordo com o documento assinado em 1951 com o Estado boliviano. 27 aeroportos do país são reconhecidos como de benefício e propriedade do LAB.
(Fonte: Wikipédia)
(Fonte: Wikipédia)
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