Total de visualizações de página

17 de mar. de 2024

Mangal Döner

          Campeão do mundo em 2014 com a Alemanha, Lucas Podolski sempre pensou além do futebol. Investiu e tornou-se um empresário bemsucedido. O atacante é dono de uma rede de restaurantes, a Mangal Döner, no seu país. O sucesso fez dele um “magnata do kebab”, com 27 lojas espalhadas pelo país.
          Kebab é um prato típico da Turquia e de alguns países árabes. É também muito consumido na costa do Mediterrâneo e em locais que costumam receber imigrantes turcos. A Alemanha tem uma grande comunidade turca. Uma variação tipicamente turca é o döner kebab (espeto giratório, em português). Essa é a versão vendida na rede de Podolski, a Mangal Döner.
          O tino empreendedor do atacante se revelou antes dos restaurantes, que começaram a ser abertos em 2018. No ano anterior, ele criou a Ice Cream United, marca de sorvetes com duas lojas na cidade de Colônia, onde foi criado. A inspiração para os kebabs veio do tempo em que Podolski esteve na Turquia. Jogou pelo Galatasaray de 2015 a 2017. Podolski disse recentemente que ganha mais com os negócios do que faturava no auge da carreira (de jogador de futebol). “Se olharmos para os números, poderíamos dizer isso”, admitiu ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport. Podolski, aliás, ainda não largou a carreira. Aos 38 anos, ele defende atualmente o Górnik Zabrze, da primeira divisão polonesa – apesar de ter vestido a camisa da seleção alemã e ter crescido no país, o atacante nasceu em Gliwice, na Polônia. O contrato com o clube vai até 2025.
          “Outras pessoas vão para o campo de golfe depois do treino e ficam lá o dia todo. Eu vendo sorvete, kebab e roupas. Me divirto e todo mundo pode levar alguma coisa para casa”, brinca. A cada inauguração, as novas filiais reúnem um público considerável. Podolski garante que o Mangal Döner oferece comida de alta qualidade e preço razoável.
          A estrelada carreira de Podolski tem o auge em 2014, quando ele fez parte do elenco vencedor da Copa do Mundo. Ele entrou em campo apenas duas vezes, ambas na fase de grupos, contra Portugal e Estados Unidos. O atacante não atuou na goleada alemã por 7 a 1 contra o Brasil. Mesmo assim, foi à época um dos atletas mais lembrados pelos brasileiros. O alemão ficou encantado com o país e chegou a fazer posts em português para se declarar ao Brasil. Na despedida, trajava uma camisa do Flamengo, semelhante a um dos uniformes usados pela seleção alemã naquele ano. Em 2021, ele comemorou o título brasileiro do clube carioca no X. Podolski também jogou as Copas de 2006 e 2010.
(Fonte: Estadão - 15.03.2024)

Nenhum comentário: