Total de visualizações de página

8 de mar. de 2024

Sal Cisne

          O sal Cisne é uma marca da Refinaria Nacional de Sal. A empresa está localizada na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, às margens da Lagoa de Araruama, a maior lagoa hipersalina do planeta! Fica na Rua Salinas Ponta Costa, s/n, Cabo Frio (RJ)
          Em 1949 foi instalada uma planta para fabricar sal em um processo diferenciado e único no Brasil. A Companhia prosseguiu ajudando a inspirar cozinheiros, amadores ou profissionais, e usa toda a sua experiência para prover os melhores insumos para a indústria, seja na fabricação de medicamentos, alimentos e até no tratamento de águas industriais.
          Em 1953 a legislação brasileira tornou obrigatória a adição de iodo ao sal. A adição do iodo ao sal tem a função de prevenir doenças graves, ocasionadas em função do déficit desse mineral no organismo. Isso é tão importante que iodar o sal passou a ser um compromisso mundial coordenado pela Unicef.
          É mito que sal é uma importante fonte de nutrientes. A concentração dos minerais no sal é muito baixa em relação às necessidades diárias do nosso organismo. Um ótimo exemplo desses minerais, é o Cálcio! Importantíssimo para nossa saúde, recomenda-se o consumo diário (IDR) de 1.000mg desse mineral. Para se obter essa quantidade a partir do cálcio presente no sal, teríamos que ingerir 313 gramas de sal por dia! O que seria muito, muito mais do que o recomendado pela OMS – 6 gramas por dia. Alimentos ricos em cálcio são bacalhau, grão de bico, couve, queijo minas, entre outras delicias
          Em latim a palavra “salada” refere-se a vegetais salgados. Vegetais verde escuros são frequentemente considerados alimentos mais nutritivos. Ao adicionar uma pequena quantidade de sal a eles, você pronuncia o sabor tanto doce quanto salgado e tudo fica mais gostoso. O sal também é um nutriente essencial para crianças e adultos: O iodo ajuda na manutenção da saúde da tireoide e cognitiva e o sódio atua para manter o equilíbrio da água nas células e no processo de contração dos músculos..
Antigamente os alimentos eram conservados com sal!
          No passado, o crescimento das populações e o comércio entre nações estavam totalmente vinculados à conservação do alimento
(Fonte: site da empresa)


Nenhum comentário: