Total de visualizações de página

16 de mar. de 2024

Peter Dawson Whisky

          Peter Dawson começou a negociar como comerciante de grãos em 1882, embora rapidamente tenha percebido o dinheiro que seria ganho com a maturação e a mistura de uísques.
          Em 1887, por ocasião da visita de Alfred Barnard, que era proprietário da destilaria Auchnaghie, perto de Pitlochry, no coração das Terras Altas da Escócia, Barnard lembrou que a destilaria tinha cessado as operações porque “o tempo estava demasiado quente para a maltagem”. Foi vendida para John Dewar & Sons em 1890.
          Em 1893, em parceria com um grupo de misturadores de Glasgow, Dawson construiu a destilaria Convalmore em Dufftown e três anos depois construiu a destilaria Towiemore nas proximidades. Em 1910, o capitão Robert Falcon Scott escolheu o uísque de malte Towiemore como seu “uísque preferido” em sua tentativa malfadada de ser o primeiro a chegar ao Pólo Sul.
          O período de expansão do uísque escocês e do Peter Dawson infelizmente não continuou. As vítimas das consequências da queda de Pattison em 1898 incluíram a destilaria Convalmore, que faliu em 1905.
          Como curiosidade, em 14 de março de 1924, o jornal O Estado de S.Paulo estampou uma propaganda do whisky Peter Dawson.
          Em 1924, durante um período de grande consolidação da indústria do whisky escocês, a P. Dawson Ltd e 2,9 milhões de galões de estoque em maturação foram adquiridos pelo Buchanan-Dewar, John Walker e empresas DCL. Quando a DCL absorveu as outras duas empresas no ano seguinte, as destilarias foram transferidas para uma subsidiária da DCL, a Scottish Malt Distillers e Peter Dawson juntou-se ao conselho de administração. A própria empresa continuou como licenciada da destilaria Ord até que esta passou para John Dewar & Sons em 1982.
          Como nota de rodapé e reflexo do carisma de Dawson, bem como do potencial de exportação de seus uísques, caixas de uísques misturados Peter Dawson Special e Old Curio estavam a bordo do SS Politician quando ele encalhou na ilha Hébrida de Eriskay em 1941. Esse evento e os dos dias seguintes inspiraram o conto de Sir Compton Mackenzie, Whiskey Galore!.
(Fonte: Estadão - 14.03.2024)

Nenhum comentário: