Na Áustria, no ano de 1708, datam os primeiros registros das cervejas produzidas pela Grieskirchner Barueri, cervejaria localizada na cidade de Grieskirchen (na Áustria), onde a história da cerveja Krug começou.
Em algum momento entre a primeira e a Segunda Guerra Mundial, o avô do CEO Herwig Gangl se tornou sócio dessa fábrica, iniciando assim a primeira geração de cervejeiros da família, que seguia com rigidez a lei da pureza alemã, produzindo receitas de forma tradicional e com foco na excelência da qualidade.
Naquela época, além da produção de cervejas, havia também uma maltaria anexa à fábrica, o que era muito importante para garantir a continuidade da produção em tempos difíceis, com escassez de matérias primas, no período entre guerras.
Com o falecimento do Sr. Gangl, seu filho, Herwig, assumiu o controle da fábrica em 1951 e sete anos após criou uma cerveja que fez história por aquelas terras. Uma German Pils, a primeira pilsen da Áustria, foi lançada em 1958.
E foi com essa tradição cervejeira na família que nasceu, em um dos prédios da Grieskirchner Barueri, Herwig Gangl filho, o fundador. Desde criança a cerveja estava presente em sua vida e ele sempre trabalhou com seu pai e avô e assim aprendeu o ofício de cervejeiro, entre outros. Em 1987 se formou Braumeister pela Doemens Academy, instituição renomada e uma das melhores na formação de Mestres Cervejeiros em todo o mundo.
Mais tarde, após um longo período dedicado ao Direito, já em terras brasileiras, alguma coisa estava fazendo falta. Era a cerveja… era o ambiente fabril, a criação de receitas, a vida em meio à produção dessa bebida que ele tanto gostava.
Então surgiu a ideia de criar um BrewPub, no bairro Belvedere em Belo Horizonte e assim foi inaugurada por aqui a Krug Bier, a primeira cervejaria artesanal de Minas Gerais.
“Na Áustria a cerveja era considerada um alimento, tão importante quanto o pão. Várias cervejas eram receitas de família, passadas de geração em geração. Por isso fazemos como fazemos, por isso seguimos a tradição”, diz Herwig Gangl, CEO da Krug Bier.
O ano de 1997 ficou marcado para sempre no coração dos belorizontinos. Nascia a Krug Bier, primeiro Brewpub de Minas Gerais e primeira cervejaria artesanal do estado. Era a primeira vez que as pessoas viam tão de perto uma produção de cerveja. Em um salão muito aconchegante, com os equipamentos no mezanino, a cervejaria produzia 25 mil litros do melhor chope que Beagá já viu, segundo a empresa. Ali nasceram os chopes Krug Cristal, a sua versão não filtrada, que os clientes chamavam carinhosamente de “Vitaminado”, Weiss e Amber Ale. As instalações da cervejaria no bairro Belvedere, em frente à Lagoa Seca, guardam muitas resenhas, boas cervejas e muitas celebrações memoráveis com clientes, que acabaram se tornando queridos amigos. “Morando em uma cervejaria por tantos anos, aquela era a minha vida, com seus aromas e sabores… Quando vim para o Brasil, faltava algo na minha vida. Com a criação da Krug Bier, no Belvedere em Belo Horizonte, o que houve foi esse retorno à minha essência. Eu voltei a me sentir em casa novamente.”, diz Herwig Gangl.
Em 2004, a empresa lançou a linha de cervejas Áustria, com base no costume austríaco de se fazer cerveja adaptado ao estilo de consumo dos brasileiros.
Em 2005, o Brewpub no Belvedere fazia muito sucesso e o sistema delivery estava a todo vapor. A empresa percebeu assim a necessidade de ampliar a produção, precisava levar as cervejas além das fronteiras de BH. Foi assim que se deslocou para Nova Lima, cidade que acolheu a cervejaria com muito carinho, onde a empresa construiu a fábrica e ampliou imediatamente a produção para 40 mil litros mensais. Seu endereço é na Rua Alaska, Jardim Canadá. Além disso, foi nesse ano que começou a comercializar garrafas, e a marca ganhou ainda mais visibilidade. A cervejaria estava cada vez mais próxima dos seus consumidores e assim como a produção aumentava, a família de cervejas também ganhou novos integrantes.
Em 2009, devido ao grande crescimento e sucesso, a choperia Krug foi realocada para a Rua Major Lopes, no Bairro São Pedro, na Capital de Minas Gerais.
2014 foi um ano de muitas conquistas na história da cervejaria. As cervejas da linha Áustria receberam vários prêmios no Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau, Santa Catarina. Nesse mesmo ano foi inaugurada mais uma choperia Krug Bier em Belo Horizonte, localizada no bairro União.
Reinvenção. Essa foi a palavra do ano em 2015 na empresa. Com toda a tradição e qualidade que foi herdada dos seus antepassados cervejeiros, a empresa resolveu inovar e incluir uma nova linha de cervejas na família Krug Bier. E assim foi criada a Linha Expressionista, pelo novo sócio e mestre cervejeiro, Alfredo Figueiredo, que trouxe, além de nomes irreverentes e muito humor, cervejas surpreendentes, com receitas que vieram para atender ao público que desejava por cervejas mais lupuladas, mais alcoólicas e com métodos especiais de produção. “Uma cerveja colaborativa entre Krug e VMBeer foi o início dessa história. O sucesso da Stahl, uma Altbier tradicional de Dusseldorf, acabou levando a um convite para uma parceria nos negócios. A entrada para a Krug Bier significou um recomeço em minha vida. Após anos de dedicação à engenharia, pude iniciar um novo capítulo, transformando a paixão por fazer cerveja em profissão”. diz Alfredo Figueiredo, mestre cervejeiro da Krug Bier.
O ano de 2016 foi de grandes lançamentos. Foi lançada a cerveja Skank Pilsen e a linha Expressionista, que se tornaram grandes sucessos da Krug Bier.
Com vinte anos de vida (em 2017), muitas histórias, e muitas, muitas cervejas para comemorar! Nesse ano foi realizada uma grande festa de aniversário, na Savassi, no coração de Belo Horizonte, para agradece a todos os clientes, parceiros e amigos que estiveram sempre ao lado dos funcionários da empresa. E claro, não poderia faltar uma cerveja especial para essa data tão marcante! Com a intenção de fazer uma edição especial comemorativa em lote único, foi lançada a Krug 20, uma International Lager super leve e refrescante com três versões de lupulagem, e os presentes na festa votaram no melhor perfil. A versão com o lúpulo Motueka foi a grande campeã, mas quem ganhou mesmo foram os consumidores, porque logo depois Krug 20 acabou se tornando cerveja de linha e passou a integrar a carta com posição de destaque.
Em 2020, com a chegada da cervejeira e sommelière Fabiana Bontempo, a Krug Bier dá mais um passo, dessa vez ao encontro do público cervejeiro. Fabiana chegou com a missão de aproximar a cervejaria dos seus consumidores, trazer mais interação e cultura, com a divulgação de conteúdos, histórias e muita conexão em geral com os nossos clientes. “A Krug é uma cervejaria que tem a alma artesanal, o carinho e o cuidado com o processo de produção sempre me encantaram por aqui. Como Embaixadora da Krug, espero contribuir com meu conhecimento para trazer muita informação e cultura cervejeira para todos”, diz Fabiana Bontempo, embaixadora da Krug Bier.
A história da cervejaria com Minas Gerais continua a ser escrita a cada nova cerveja, cada novo cliente que entra para o universo Krug Bier, e que passa a apreciar os produtos da cervejaria e sua história, que é, sem dúvida repleta de tradição e também de paixão e orgulho pelo que se faz. "Abra a sua Krug Bier e venha brindar com a gente! Seja bem vindo ao nosso novo site, fique à vontade, estamos à disposição e queremos te ouvir!", diz um representante da empresa,
Um brinde a Minas, um brinde à Krug Bier!
PROST!
ZUM WOHL!
CHEERS!
SAÚDE!