O grupo Lukscolor iniciou suas atividades pouco antes de 1949. Foi fundado por Domingos Potomati, que iniciou sua carreira como pintor de carros de luxo. Poucos profissionais dominavam como ele as técnicas de pintura metálica, fazendo dele um profissional respeitado.
Aos 23 anos, Potomati montou uma loja de tintas no bairro do Ipiranga em São Paulo. Foi o primeiro passo rumo à concretização do sonho da fábrica de tintas. Em 1949, colocou em operação a Oxford, misturando e colocando tintas na cor certa. A marca de tinta Luxforde veio em seguida.
No biênio 1952-1953, a fábrica que funcionava na garagem se desenvolveu rapidamente, acompanhando o crescimento do mercado de pintura automotiva. Em 1958, a marca Luxforde, já reconhecida no mercado, experimenta um crescimento exponencial.
Os anos 1960 marcaram a consolidação da Oxford e o começo da distribuição da marca Luxforde em todo o território nacional. Foi inaugurada uma nova fábrica com área de 40 mil metros quadrados em São Bernardo do Campo (SP) e em pouco tempo as vendas aumentaram dez vezes. Foi o primeiro grande marco da Oxford.
Nos anos 1970, a marca Luxforde já detinha mais de 50% do mercado de repintura. A excelente performance mercadológica não passou despercebida pelas grandes multinacionais, que começaram a espreitar o mercado brasileiro. Assim, a aquisição de empresas nacionais caracterizou a década. Apesar da dedicação e amor pela empresa, Domingos Potomati se viu em uma situação inevitável: vender a empresa. A Oxford foi para as mãos da Hoechst. Apesar disso, Domingos Potomati não parou, continuou com seu sonho e, depois de muita pesquisa, fundou a Luksnova, empresa que seria a primeira brasileira na área de thinners a ser certificada com o ISO 9002. Infelizmente, Potomati veio a falecer em 1979.
Wilma, esposa de Potomati, num gesto de coragem e confiança, resolveu seguir com os negócios, assumindo a presidência da empresa e, a filha Cristina, a direção operacional. Assim foi fundada a Dovac. Em 1989, ocorre o lançamento da marca Lukscolor no mercado de tintas decorativas, com o esmalte sintético.
Em 1999, a Lukscolor lança o Lukscolor System, muito mais que um sistema tintométrico. Coloca no mercado materiais diferenciados para facilitar a escolha de cores: Display de cores com cabine de luz para escolher a cor sob o iluminante correto; o primeiro leque de cores do mercado com sugestão de combinação de cores; coleções de tendências de cores. A Lukscolor foi a primeira empresa a estampar em todas as suas embalagens o selo “Sempre produtos de primeira qualidade", como expressão da sua filosofia de, desde o início, fabricar exclusivamente produtos de alta performance.
Em 2000, a Lukscolor introduz no mercado brasileiro um novo conceito em efeitos especiais de pintura: o Luksglaze. No ano seguinte, 2001, a Lukscolor, preocupada com o conforto e bem-estar do aplicador e do consumidor final, protagonizou um dos maiores lançamentos da história do mercado de tintas decorativas brasileiro: tintas com suave perfume, que transformaram o ato da pintura agradável em todos os sentidos e romperam um paradigma do mercado de tintas.
A empresa inaugurou o maior e mais completo centro de referência em tintas no Brasil: Espaço Lukscolor. Um espaço criado especialmente para o cliente buscar informações, cursos, orientações e esclarecer dúvidas sobre produtos e cores. Antecipando-se a qualquer outro movimento do mercado, a Lukscolor assumiu em todas as suas embalagens a categoria Premium, o que mais tarde se mostraria uma visão de vanguarda.
Em 2003, a Lukscolor, motivada pela busca incessante de produtos inovadores e de alto desempenho, que atendessem as necessidades de um consumidor moderno, muito mais informado, extremamente exigente e que sabe comparar, lança mais um produto inédito no mercado brasileiro: Luksclean – o único Acrílico Ultra Lavável do mercado, em acabamento fosco.
Em 2005, a Lukscolor, lança um produto inédito no Brasil: a Textura Remov Fácil. Com tecnologia inovadora, essa textura pode ser removida com grande facilidade, usando apenas vapor e espátula. Esse produto veio atender a demanda daqueles que antes achavam complexa a remoção das texturas convencionais. Também em 2005, com o intuito de manter o consumidor informado e atualizado sobre o uso das cores nos ambientes, a Lukscolor torna-se a primeira e única empresa brasileira a fazer parte do Color Marketing Group, organização internacional que dita tendências de cores, no âmbito mundial, para todos os segmentos do design. Associa-se também à CAUS, Color Association of United States.
Em 2006, lança, com pioneirismo, a Nova-Raz Innovation, com Suave Perfume. No ano seguinte, 2007, a Lukscolor, alinhada com o consumidor moderno na busca pela preservação do meio ambiente, introduz a mais completa linha de produtos (preparação e acabamento) à base d’água do mercado, com Suave Perfume.
Em 2008 a companhia faz o lançamento da completa linha de tintas, verniz e lubrificante spray, contemplando produtos de acabamento e preparação para diversas superfícies: madeira, metal, alvenaria, papel, isopor, entre outros, para uso artístico, decorativo ou profissional.
Outra inovação aconteceu em 2009: o lançamento de mais um produto inédito no mercado: POUPA TEMPO - Selador e Condicionador Acrílico Lukscolor, reduzindo o tempo de espera para cura do reboco novo, de 28 para 7 dias.
Em 2012, é lançado o anti bactéria que elimina 99% das bactérias da parede. Top 10 Acrícilo Ultra Premium Plus, desenvolvido com nanotecnologia, que soluciona ao mesmo tempo várias situações de pintura. Apresenta altíssimo desempenho em pintura, que embeleza e protege ambientes internos e externos.
O grupo Lukscolor é proprietário das empresas Luksnova e Autoluks: a Luksnova é uma fabricante de Thinners, solventes e especialidades químicas, fundada na década de 1970 em São Bernardo do Campo. Instalada em uma área de mais de 200.000 metros quadrados, possui capacidade de produção de mais de 20.000.000 litros/mês.
(Fonte: site da empresa)