A Grupo de Moda Soma S.A. fundamentou seu crescimento via M&As (fusões e aquisições). Em 2014 promoveu a fusão da Animale com a Farm e se tornou um forte participante do setor.
Em maio de 2020 fez a fusão com a marca Maria Filó. Em julho do mesmo ano, promoveu sua abertura de capital na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.
Dentre as empresas com atuação no segmento premium, após a incorporação da Maria Filó, o Grupo Soma se tornará maior do que seus dois principais concorrentes (Restoque — Le Lis Blanc/Dudalina/Jhon Jhon, e InBrands — Richards/Ellus/VR Collezzioni) juntos.
O Grupo Soma (GSOM3) é detentor de 8 marcas que atuam no segmento de vestuário premium (classes A e B) e estão dentre as mais conhecidas e bem avaliadas pelos clientes no Brasil. A empresa é majoritariamente focada no público feminino e suas duas principais marcas, Animale e Farm, respondem por ¾ do faturamento.
No total são 282 lojas, quase todas próprias (245) e localizadas em shoppings centers (244). Além das lojas físicas, a empresa possui uma operação digital bem desenvolvida e relevante. É líder do e-commerce no setor de varejo de moda brasileiro e suas vendas on-line já representam 38 por cento das vendas no varejo.
Adicionalmente, a empresa também atua no mercado de atacado (¼ da receita), comercializando seus produtos em cerca de 2,8 mil revendedores multimarcas.
A companhia produz suas peças em três fábricas (duas no Rio de Janeiro e uma em São Paulo) e conta com nove centros de distribuição, mais do que a maioria das empresas do setor possui.
Em 26 de abril de 2021, o grupo Soma fez um acordo para a aquisição da Cia. Hering, num negócio cujo valor total chega a R$ 5,2 bilhões, o que implica um prêmio de 43% para o valor atual de mercado da empresa. Cerca de 10 dias antes, a Hering recebeu uma proposta não solicitada da Arezzo, enquanto o Soma estava sondando a marca Shoulder. A Arezzo tinha oferecido cerca de R$ 3,3 bilhões. Para Flavio Conde, chefe de análise da Inversa Publicações, o negócio é "muito positivo" para a Hering, que fará parte de um grupo "maior, mais agressivo e com mais dinheiro" e também positivo para o Grupo Soma, "que trará uma marca centenária, super conhecida, mas subaproveitada e com potencial de crescimento".
Em 3 de agosto de 2021, o Grupo Soma informou que encerrou as operações da marca A.Brand com o fechamento das duas últimas lojas em 30 de julho. De acordo com a empresa, a marca não vinha apresentando a performance esperada e desde abril de 2020 já haviam sido encerradas doze lojas da A.Brand. Fundada em 2009 no Rio de Janeiro, a A.Brand focava em moda feminina. O estoque remanescente será disponibilizado no site da Off Premium, o outlet do Grupo Soma.
Os controladores do Grupo Soma têm 37,62% da companhia, num acordo de acionistas entre os fundadores das marcas, sendo a maior posição individual da família Jatahy. As gestoras Opportunity, Atmos e Verde têm pouco mais de 5% cada.
O Grupo Soma e a Arezzo confirmaram em 5 de fevereiro de 2024, a fusão entre as duas companhias. A operação será realizada por meio da incorporação do Grupo Soma pela Arezzo&Co. Os acionistas da Arezzo&Co serão titulares de 54% de participação e os do Grupo Soma de 46%. A nova denominação da companhia resultante ainda será definida. Com a fusão, a companhia terá faturamento próximo de R$ 12 bilhões, com 34 marcas e mais de 2 mil lojas, próprias e franquias.
Em 18 de junho de 2024, os acionistas da Arezzo &CO e do Grupo Soam aprovaram, em assembleias gerais extraordinárias (AGE), a incorporação do Grupo Soma pela Arezzo, o que na prática resultará na extinção do Grupo Soma e na continuidade da Arezzo, que passará a ser chamada de “Azzas 2154”.
(Fonte: Nord Research - 24.07.2020 / ValorInveste - 27.04.2021 / 03.08.2021 / 04.11.2021 / 05.02.2024 / 19.06.2024 - partes)