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12 de abr. de 2023

Rappi

          No fim de abril de 2019 a companhia colombiana de delivery Rappi Brasil, com sede na zona Sul de São Paulo, recebeu um aporte de US$ 1,2 bilhão.
          Com visitas cada vez mais frequentes a São Paulo, Sebastian Mejía buscava, em meados de maio de 2019, um apartamento na capital paulista. A meta era encontrar um imóvel próximo do escritório da Rappi. A mudança de domicílio é consequência do papel crescente que o Brasil vem ocupando na estratégia da companhia de entrega de produtos.
          Em 10 de abril de 2023, a Rappi anunciou um acordo para a aquisição da empresa brasileira Box Delivery, que atua no “atacado” do setor de entregas de alimentos e produtos no país. O valor acordado para a compra de 100% da Box não foi divulgado, mas a Rappi, uma companhia sem grande histórico de aquisições, confirmou que trata-se do maior negócio de sua história. A Box foi fundada em 2016, em Santos (SP), e atua no serviço de logística de entregas para empresas, tendo como clientes Ultrafarma, Burger King, entre outras companhias. Em 2022, a Box Delivery teve um faturamento de R$ 200 milhões.
          Em abril de 2023 a Rappi adquire a Box Delivery, fundada pelo executivo paulista Felipe Criniti. Em 20 de julho de 2023, Criniti passa a ocupar o posto de CEO da Rappi no Brasil, que era de Tijana Jankovic, que, desde o início de maio, assumiu como vice-presidente global de negócios do Rappi.
(Fonte: Valor - 15.05.2019 / Infomoney - 10.04.2023 / Época Negócios - 20.07.2023 - partes)

5 de abr. de 2023

Messen / Faros

          A Messem Investimentos e a Faros Private, eram originalmente escritórios de assessorias de 
investimentos (os antigos agentes autônomos) ligados à XP.
          Em 4 de abril de 2023, as casas anunciaram a fusão dos negócios. Com a combinação das operações, a nova empresa será a maior corretora independente do país, com R$ 65 bilhões sob custódia e mais de 50 mil clientes.
          O objetivo da nova e combinada Messem/Faros é alcançar R$ 100 bilhões sob gestão até o fim de 2024, de acordo com o comunicado divulgado pelas empresas ao mercado. A XP permanecerá como sócia dos negócios.
          O processo de constituição da corretora está em análise final pelo Banco Central. A previsão é de que a nova empresa seja autorizada a operar no mercado no segundo semestre de 2023. Assim, as duas casas terão, somadas, 58% de participação acionária na nova corretora, enquanto a XP ficará com uma fatia de 42%.
          Por isso, as marcas seguirão inicialmente separadas, "mas passarão a atuar de maneira conjunta quando a empresa operar como uma corretora única", diz o informe à imprensa.
          As empresas destacam que a complementariedade dos negócios motivou a fusão, uma negociação que levou 12 meses. Enquanto a Messen é especializada em alta renda e varejo, a Faros se destaca no segmento de private e wealth management (gestão de patrimônio privado e riquezas). Outra área que ganhará tração com a combinação dos negócios é a de family offices (a gestão de fortunas familiares).
          A Messem/Faros passará a ter unidades em 25 cidades no território nacional, abrangendo 10 estados mais o Distrito Federal, e presença internacional. Com a fusão, a equipe passa a ter 450 assessores de investimentos e 700 pessoas trabalhando na operação no total (somando assessoria de investimentos e suporte).
(Fonte: jornal Valor - 04.04.2023)

30 de mar. de 2023

2W

          A empresa de energia 2W foi fundada pelo empresário Ricardo Delneri, que também criou a Renova, uma das pioneiras em energia renovável no país.
          Em dezembro de 2021, a empresa levantou R$ 400 milhões e foi avaliada na época em R$ 2,7 bilhões.
          Nas primeiras semanas de 2023, a 2W cogitou tirar do papel os planos do IPO na B3 e visitou diversos investidores em um non-deal roadshow, mas as condições de mercado não eram favoráveis ao IPO. A empresa contratou a consultoria Laplace e os bancos BTG Pactual, Santander, UBS BB e Itaú BBA para o IPO.
          Depois de passar o início do ano conversando com potenciais investidores para aguçar o apetite pelo IPO, a empresa passou a conversar com gestoras de recursos e não descartaria a entrada de um investidor estratégico. A busca por um fundo ou mesmo um investidor estratégico, aproveita o momento de maior interesse das empresas do setor energia renovável, com a atratividade da agenda ESG.
          A 2W é bem conceituada no mercado financeiro, com grandes projetos, mas é capital intensiva e os custos aumentaram. O CEO da empresa, Claudio Ribeiro, disse ao jornal Valor que a companhia não tem pressa em abrir o capital e espera publicar um balanço financeiro sólido.
          As dívidas de seus projetos – Anemus e Kairós – seriam de longo prazo, com os vencimentos mais curtos da holding, mas nada que pressione a empresa.
          Dos projetos eólicos, o primeiro começou a operar em janeiro de 2023 e o segundo, em fase de construção, tem previsão para ser concluído em 2023.
(Fonte: jornal Valor - 29.03.2023)

24 de mar. de 2023

Cremer (Dental Cremer)

          A Dental Cremer Dental Produtos Odontológicos S.A. fundada no ano de 2000, em Blumenau estado de Santa Catarina.
          Distribuidora de produtos e serviços voltados aos profissionais da odontologia no Brasil, a empresa atua em diversos segmentos da área e atende cirurgiões-dentistas, clínicas odontológicas, técnicos de prótese, laboratórios e estudantes de odontologia.
          A empresa é referência no mercado odontológico com mais de 50 mil itens em seu portfólio. Para isso, disponibiliza desde insumos e equipamentos de uso clínico, papelaria, materiais de escritório, entre outros produtos.
          A Dental Cremer possui a parte administrativa e de distribuição em regiões diferentes. As unidades administrativa localizam-se em Blumenau e Curitiba. O centro de distribuição fica em Itapeva, Minas Gerais.
          É da gestora Tarpon o caso de maior sucesso de ativismo no Brasil, em sua intervenção na gestão da fabricante de produtos médico-hospitalares Cremer, em 2009.
          Em 2016, a Tarpon fez o spinoff do negócio odontológico da Cremer, a Cremer Dental, vendida à Henry Schein, líder mundial no setor, por um valor não revelado. No Brasil, a empresa tem a denominação de Henry Schein Brazil Dental.
          Em 7 de novembro de 2019, após 10 anos dividindo o prédio com a Cremer, no bairro Itoupava Seca, a Dental Cremer, maior distribuidora de produtos odontológicos da América Latina, mudou-se para a Rua das Missões, no bairro Ponta Aguda. A nova sede da Dental Cremer conta com uma área de mais de 3 mil metros quadrados e tecnologia de ponta para abrigar seus mais de 500 colaboradores. O espaço inclui várias salas de reunião, auditório, sala de treinamento e espaço para descanso.

(Fonte: Wikipédia / O Município - Blumenau - 11.11.2019 - partes)

Oswaldo Cruz Química

          O Grupo Oswaldo Cruz Química, é um dos maiores grupos do setor químico da América Latina. Composto por 21 empresas que atuam em diversos segmentos da indústria química, o grupo atende diferentes perfis de clientes e mercados, oferecendo expertise e tecnologia no fornecimento de insumos e produtos para todo o mundo.
          A Oswaldo Cruz Química é uma das principais participantes no mercado latino-americano de especialidades químicas. 
          Em 23 de março de 2023, a Oswaldo Cruz Química informou que adquiriu a Elekeiroz, empresa líder no setor de oxo-álcoois, plastificantes, anidridos ftálicos e maleicos e ácido sulfúrico no Brasil. A aquisição foi feita junto a uma das afiliadas do grupo H.I.G. Capital. A H.I.G. comprara a Elekeiroz da Itaúsa, em abril de 2018.
(Fonte: BusinesWire-YahooFinanças - 23.03.2023 - parte)

20 de mar. de 2023

Charvet Camisaria

          No número 28 da Place Vendôme, em Paris, funciona a Charvet, a primeira camisaria da história. A abertura da loja, em 1838, foi uma resposta à moda da época: os dândis aristocratas precisavam de uma peça de baixo ajustada ao corpo para exibir sob os coletes. Herdeira direta da lingerie do século XVIII – na falta de banho frequente, a camisa de baixo, disforme e folgada, era trocada em nome da higiene -, ela ganhou o colarinho, colocado em evidência pelo colete fechado, e os cortes curvos na altura das axilas e do pescoço.
          A história da Charvet impressiona tanto quanto a discrição dos donos, que, em tempos de rede social e de altas somas investidas em marketing, não se preocupam sequer com o site, constantemente em pane. A maioria dos CEOs se apressaria em contar que o fundador, Joseph-Christophe, era filho de Jean-Pierre Charvet, responsável pelo guarda-roupa de Napoleão I, e que a prima Louise fazia as camisas de baixo do imperador. Joseph-Christophe inventou o negócio de vender os tecidos, medir o cliente e fabricar as peças num mesmo endereço. É dele a autoria da gola dobrada, em uso até hoje.
          Anne-Marie Colban, responsável pelo negócio ao lado do irmão Jean-Claude, mal toca no assunto. Depois de muita insistência, ela confirma uma das lendas em torno da loja: sim, Boy Capel, amante de Coco Chanel, era cliente inclusive do perfume Charvet, do início do século XX. O frasco é idêntico à embalagem do Chanel n°5, criado décadas depois. A proprietária também se desvia do assunto quando questionada sobre quem entra no elevador que leva ao 2º andar, o santuário das camisas sob medida (o térreo é dedicado a gravatas, roupões, lenços de seda).
          “Ninguém quer que seu médico fique contando quem passou pelo consultório”, justifica. Mas é notório que vários chefes de Estado (de Jacques Chirac a Barack Obama), monarcas (príncipe Charles, hoje rei Charles III, da Inglaterra, ao sultão Abdul Hamid, da Turquia), artistas e escritores (de Henry Matisse a Oscar Wilde) passaram por ali. Sem esquecer a modelo Kate Moss, a atriz Uma Thurman e a diretora Sofia Coppola, freguesas assumidas.
          O ponto é o único com o serviço de modelos sob medida, responsável por 60% do faturamento; os corners nos Estados Unidos, no Japão e na Inglaterra vendem o prêt-à-porter. “Nossa produção tem limites”, diz ela sobre os ateliês em Saint-Gaultier, no centro da França. Se no prêt-à-porter as camisas são vendidas a partir de 305 euros, os modelos únicos custam entre 535 e 1 040 euros, devido ao tecido. São mais de 6 000 tipos, incluindo uma seleção de centenas de azuis e mais de 500 brancos (por ora, o mais em voga é o avioletado, desbancando a era dos azulados, enquanto os amarelados são os favoritos no Oriente Médio). Jean-Claude se ocupa dos segredos da tecelagem, que vão desde a análise do fio de algodão até o controle do tingimento natural feito no fio, que garante a gama enorme de nuances.
          O ritual do 2º andar não mudou desde a criação da maison, que passou de geração para geração até 1965, data em que os Charvet, sem herdeiros, venderam o negócio para Denis Colban, o principal fornecedor de tecido e pai de Anne-Marie e Jean-Claude. No primeiro encontro, o cliente vai, durante mais de uma hora, medir as proporções de seu corpo. Até o lugar exato de cada botão, feito de conchas australianas, é calculado.
          Dez dias depois, vêm a prova do protótipo de algodão branco e a escolha do tecido final. Até poder vesti-la, terão se passado cerca de cinco semanas. Cada comprador tem seus dados anotados em fichas de papel, guardadas em gavetinhas. “São mais confiáveis do que os computadores”, explica Anne-Marie. O dossiê serve para as próximas encomendas, que podem ser feitas a distância, graças ao envio de amostras de tecido. “Fiquei sabendo que algumas marcas fazem a pessoa entrar em uma espécie de cabine de raios-X para tirar as medidas do corpo! Elas esqueceram a dimensão humana da nossa profissão”, critica Anne-Marie.
(Fonte: Veja-sp-26.06.2015)

Strada

          A empresa de logística Strada nasceu em meados de março de 2023, da fusão da Carguero – empresa de logística que a Amaggi e a Dreyfus criaram em 2019, com investimento de R$ 50 milhões, e da qual ADM e Cargill se tornaram sócias dois anos depois – e o Tip Bank, empresa de pagamentos para transporte rodoviário frete que existe desde 2007. O processo de formação da Strada durou três anos. Metade desse tempo foi necessário para que o Banco Central e o Cade, regulador antitruste do Brasil, concluíssem a análise da operação.
          Amaggi, ADM, Cargill, Louis Dreyfus Company e Datablog são sócios, portanto, da Strada, empresa de logística que nasceu com 170 mil motoristas cadastrados e a expectativa de transportar 40 milhões de toneladas de cargas.
          Na prática, a partir de março de 2023, essas tradings, que são as maiores exportadoras do agronegócio nacional, passam a ofertar todas as suas cargas na plataforma. Transportadores e motoristas terão acesso às cargas e a um sistema de informações de rastreamento que está sendo desenvolvido.
          “Tem havido uma falta de conectividade nesse mercado. Onde está o caminhão e quando ele chegará são questões que permitirão que terceiros planejem a carga do navio ou trem, por exemplo. Vamos criar valor para os clientes com dados”, diz o CEO da Strada, Rodrigo Koelle, que até o final de 2022 comandava as operações de transporte e logística da Cargill na América Latina.
          O negócio será mais do que apenas uma plataforma para o transporte de cargas. “Estamos formando uma rede comum de inteligência na área de transporte. Vamos conectar os diferentes participantes dessa cadeia, recebendo informações, processando e prestando serviços”, explica Koelle.
          A Strada também está desenvolvendo outra ferramenta que permitirá leilões reversos de frete para mostrar o melhor preço para os embarcadores e transportadoras. Outro diferencial vem do lado fintech da empresa, que agrega diversos recursos à conta digital do caminhoneiro. Conta ainda com uma rede de mais de mil postos de gasolina, vale-pedágio, digitalização de documentos de viagem e soluções financeiras para transportadoras e motoristas, como consignação de recebíveis.
          Segundo Koelle, as plataformas disponíveis hoje possuem cargas duplicadas e ofertas falsas de empresas que estão apenas testando o preço naquele momento. “Vamos dar segurança a todos os envolvidos, com empresas e motoristas que passaram por triagem e sistemas de segurança.”
          Hoje, 75% do volume ofertado na Strada vem de tradings, com cerca de 3 mil caminhões por dia. Mas a intenção é mudar essa participação para 30%. A empresa só não vai operar na última milha. A 
receita virá dos serviços prestados, que podem ser individuais ou em pacotes.
          A Strada tem potencial para mudar o transporte de produtos agrícolas no país ao reunir alguns dos maiores grupos do agronegócio mundial. Se o empreendimento der certo, os sócios pretendem levar o negócio para outras partes do mundo.
          A sede da empresa fica no centro empresarial e tecnológico Cubo Itaú, em São Paulo, onde 
trabalhará parte de seus 300 funcionários. As demais serão distribuídas em todo o país.
(Fonte: jornal Valor - 20.03.2023)

18 de mar. de 2023

United Airlines


Sede da United Airlines Holdings World Headquarters na Willis Tower em Chicago.

          A história da United Airlines começou no ano de 1924 com a fundação da Varney Air Lines, por Walter Varney, realizando voos postais.
          Annos mais tarde a empresa uniu-se à Pacific Air Transport e à National Air Transport, que também atuavam no transporte de malotes postais, dando origem à Boeing Air Transport, controlada pela Boeing e pela Pratt & Whitney.
          Em 1931, foi criada então a United, como administradora da Boeing Air Transport. Em 1934, a sociedade se desfez e as divisões se tornaram companhias independentes. A empresa aérea adotou o nome de United Airlines.
          No início dos anos 1930, surgiu o revolucionário monoplano bimotor Monomail, que deu origem ao Boeing 247, um dos primeiros aviões modernos de passageiros, que foi construído para a United Airlines. As companhias aéreas concorrentes da United Airlines não poderiam encomendar o 247, antes que os primeiros 60 aviões fossem entregues à UA, mas a Transcontinental and Western Airlines (depois Trans World Airlines) também o queria.
          Após a Segunda Guerra, a malha de rotas ampliou-se consideravelmente, alcançando pontos desde Honolulu a Washington/DC. Em 1959 a United entrou na era do jato com a introdução dos primeiros Douglas DC-8 e nos anos seguintes traria também o SE.210 Caravelle.
          A frota foi crescendo, com a entrada dos Boeing 727-100 e 737-200. Esse último feito quase sob medida para a empresa.
          No começo da década de 1960, a malha de rotas foi aumentada em 11 600 quilômetros, com a aquisição da Capital Airlines, fundada em 1936 como Pennsylvania Central Airlines.
          Em 1961, a United era a maior empresa aérea privada do mundo em termos de passageiros transportados por ano e RPMs voados. Em 1985, uma nova expansão: desta vez para o Oriente, graças à compra da Divisão do Pacífico da já combalida Pan American, por US$ 750 milhões.
          Finalmente nos anos 1990 a empresa estabeleceu-se como uma das duas maiores empresas americanas, ampliando suas linhas, deixando apenas de servir o continente africano.
          Modernizou sua frota: foi a empresa lançadora do Boeing 777-200, hoje seu principal avião para voos de longo alcance. Em 1997 foi uma das fundadoras da Star Alliance, consolidando ainda mais sua posição no mercado internacional frente a sua arqui-rival American Airlines.
          Em 24 de Fevereiro de 1989 o Boeing 747-122 matrícula N4713U com o código de voo UA 811 da United Airlines, após decolar de Honolulu e quando cruzava o nível de voo 220 perdeu uma das portas do porão ocasionando uma extensa perda de fuselagem. Oito passageiros foram sugados para o exterior e morreram. O avião conseguiu regressar a Honolulu e aterrar em segurança. Era comandado por David Cronin, 1º Oficial Gregory Slader e 2º Oficial Randal Thomas.
          Em 19 de julho de 1989 um DC-10 que operava o voo 232 da United, que ia de Denver a Filadélfia, com escala em Chicago perdeu o motor número 2 da aeronave, danificando o controle hidráulico dos 3 motores. Sem controle, o Piloto teve que fazer um pouso de emergência em Sioux City apenas usando a potência dos 2 motores restantes, o avião estava mais rápido do que num pouso normal devido as falhas, e se acidentou após tocar a asa na pista do aeroporto. 112 pessoas morreram no acidente, porém 184 sobreviveram, e por causa disso o piloto foi considerado um herói.
          Em 3 de março de 1991 o Boeing 737-291 matrícula N999UA com o código de voo UA585 despenhou-se na final para Colorado Springs. Era comandado pelo Capitão Harold Green tendo como 1º Oficial Patricia Eidson. Transportava três assistentes e vinte passageiros. Não houve sobreviventes.
          O executivo americano Paul Tierney, foi quem coordenou a reestruturação da United Airlines nos anos 1990. Anos mais tarde, em 2006, sua empresa de investimento, junto com um time de investidores de primeira linha, não foi capaz de antever a situação caótica que se avizinhava, quando ingressaram na companhia aérea brasileira BRA.
          Os ataques de 11 de setembro de 2001 foram cruéis para mais de 3 mil pessoas, incluindo tripulação e passageiros de voos da United: duas aeronaves da frota, um Boeing 767 (voo 175) e um 757 (voo 93), foram sequestradas por terroristas que tinham como alvo símbolos do poder econômico e político dos Estados Unidos. A primeira aeronave citada atingiu a Torre Sul do World Trade Center, na cidade de Nova Iorque, e a segunda, foi supostamente derrubada pois ia em direção a Washington, e caiu em Pittsburgh, na Pensilvânia.
          No total eram mais de 139 destinos em 26 países, operados pela United e suas coligadas regionais, mas a empresa, após os ataques terroristas (em setembro de 2001), entrou em parafuso. Com sérios prejuízos, a companhia entrou em concordata desde o início de 2002. Não restou outra alternativa a não ser a de adotar medidas draconianas de contenção de custos.
Salários, frota, empregos: a UAL cortou tudo o que tinha e não tinha para respirar. Passou, por exemplo, de 93 000 para 63 000 funcionários em dois anos; ou de 528 para 414 jatos. Parecia estar dando certo: embora sua situação fosse delicada, analistas acreditavam que o pior já havia passado e que a UAL sairia da concordata ainda em 2006.
          Em 2007, a United foi uma das quatro companhias que assinaram Memorandos de Entendimento com a Tam, que passou a estabelecer parcerias com companhias aéreas internacionais. As outras que entraram no acordo foram a portuguesa TAP, a chilena LAN e a alemã Lufthansa entraram no acordo.
Boeing 787-9 da United com as novas cores no Aeroporto Internacional de Pequim.
          Em abril de 2010, a United Airlines e a Continental Airlines anunciaram a intenção de realizar entre suas empresas um acordo de fusão, criando a maior empresa aérea do mundo em receita. Em 1 de outubro de 2010 a fusão foi anunciada oficialmente, o nome "Continental" desapareceu ficando apenas a inscrição "UNITED" em azul escuro, mas o logotipo adotado será o tradicional globo terrestre estilizado da antiga Continental.
          Em 26 de junho de 2015 A United anunciou a compra de 5% da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. O negócio custou US$ 100 milhões, deu o direito à United de um assento no conselho administrativo da Azul e juntou as malhas das companhias através de acordo codeshare que juntas somavam 450 destinos e mais de 6 000 voos diários.
          Em 14 de fevereiro de 2018, um avião da companhia aérea, que fazia a rota de São Francisco para o Havaí, teve que realizar um pouso de emergência no Havaí, devido à explosão de uma parte do motor. Ninguém ficou ferido.
          Sob o guarda-chuva da United Continental Holdings, a United Airlines, Inc. é a terceira maior linha aérea dos Estados Unidos e do mundo, com uma frota de 1310 aviões em 373 destinos e emprega 61 mil trabalhadores. Seu principal hub é o Aeroporto Internacional O'Hare em Chicago. Sua sede é em Chicago, Illinois, Estados Unidos e desde dezembro de 2020 seu CEO é o executivo Scott Kirby.
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(Fonte: Wikipédia- parte)

17 de mar. de 2023

Balanças Toledo

          A Toledo do Brasil Indústria de Balanças Ltda. foi fundada em 1956, quando a Toledo Scale Company, fundada em 1901, em Toledo, Ohio, Estados Unidos, comprou uma pequena fábrica de balanças e também absorveu sua representação no Brasil, existente desde 1932.
          Em 1988, empresários brasileiros, representantes da Toledo Scale no Brasil desde 1940, compraram a Toledo do Brasil. Desde então, a Toledo do Brasil é uma empresa nacional privada independente.
          Em 1998 a empresa consegue o Certificação ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade).
          Em 2007, a Teledo promoveu a consolidação das operações fabris, técnicas, comerciais e administrativas em uma nova planta em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Foram implantados processos de lean manufacturing e um sistema integrado de gestão SAP. A área construída possui 21.500 metros quadrados em um terreno de 63.000 metros quadrados.
          A diversificação da oferta de produtos com uma linha de fatiadores de frios foi levada a cabo em 2013. Nesse mesmo ano a empresa recebeu o Certificação ISO 14001 (Ambiental). No ano seguinte, 2015, obteve a Certificação OHSAS 18001 - Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.
          Em 2016, a Toledo promoveu a transição da marca: Prix é a marca de produtos e serviços da Toledo do Brasil. Em 2018 foi o lançamento da Cloud Prix, solução SaaS para gestão de lojas, produtos e serviços.
          A campanha “Quem põe na balança, escolhe Prix” foi lançada em 2020.
          Em 2022, a Toledo promove a abertura de filiais em Palmas (TO), Sorriso (MT) e Luís Eduardo Magalhães (BA). Nesse ano a empresa se vê impulsionada, em grande parte, pelo desempenho do setor do agronegócio e pela demanda dos setores industrial e de infraestrutura, conforme  disse o vice-presidente Edson José Freire, então na empresa há 35 anos e responsável pelas áreas de logística, engenharia, vendas e marketing.
          Hoje, mais da metade das vendas da empresa estão atreladas à alimentação - do campo ao porto, passando por frigoríficos, supermercados e varejo em geral, além de escalas nas rodovias. “As mais de 300 milhões de toneladas de grãos colhidos e insumos importados passam pela balança Toledo”, disse Freire. Segundo ele, o agronegócio é o que mais tem impulsionado os negócios da empresa. O departamento de suporte técnico está totalmente focado em atender os clientes da divisão industrial. A divisão comercial possui rede própria de assistência técnica — milhares no país — autorizada pelo fabricante.
          Com equipes trabalhando em tecnologias disruptivas, o executivo disse que em 2023 a empresa lançaria uma nova escala para o comércio. “Com inteligência artificial, ele reconhece a voz do operador e a imagem (do produto, como um vegetal). Acho que é o primeiro do mundo com IA no varejo, com uma persona, como a Alexa. Com o 5G, vai ajudar muito o operador de supermercado.” Disponível em três categorias (6, 15 e 32 quilos), o aparelho chegou a ser apresentado aos clientes brasileiros na maior feira de varejo do mundo, em Nova York, depois de brilhar no telão da Times Square, disse Freire.
          No mercado brasileiro de balanças, que engloba todo o universo de balanças, a Toledo detém uma participação estimada em um terço do total comercializado. O fabricante emprega diretamente 1.500 pessoas. O faturamento da empresa no ano de 2022 foi de R$ 722 milhões.
(Fonte: site da empresa / jornal Valor - 16.03.2023 - partes)