O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
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21 de mai. de 2023
Peccin / Trento (chocolates)
19 de mai. de 2023
Soneda (perfumaria)
O imigrante japonês Mareki Kamachi (1930-2022), chegou ao Brasil ainda criança, em 1934. Foi agricultor na região de Lins (SP). Depois, tentou a vida no comércio, inicialmente, com uma loja de roupas infantis, em Piracicaba (SP). Em 1992, migrou para o varejo da beleza. Kamachi era uma das
cerca de 40 famílias que faziam parte da rede de perfumaria Sumirê.
Após uma viagem ao Japão em 2016, Minoru Kamachi, filho de Mareki, nascido em 1969, diz que voltou “com vontade de juntar os Kamachi para garantir um futuro melhor para a família”. Dois anos depois, apareceu a oportunidade de comprar a rede Perfumaria 2000 e criar um negócio só da
família. Em setembro de 2018, os Kamachi fundaram a rede de perfumaria que nasceu com 26 lojas e foco no consumidor das classes de menor poder aquisitivo. A perfumaria Soneda foi criada (em 2018) em Franco da Rocha, na Grande São Paulo.
Nos últimos tempos, a companhia percebeu que havia uma oportunidade com a população de renda média. E não perdeu tempo. Quem passou nas últimas semanas (abril e maio de 2023) pela Avenida Paulista, um dos endereços comerciais mais cobiçados do país, deve ter notado a presença de uma nova varejista no local. Em um espaço de 1,8 mil metros quadrados e três pavimentos, a perfumaria Soneda abriu as portas de sua primeira loja-conceito, com 18 mil produtos de 300 marcas. “Chegar à (avenida) Paulista era um sonho”, diz Minoru Kamachi, CEO da empresa. Minoru diz que almejava ter uma loja no local desde que começou no varejo, aos 25 anos. Minoru é o filho caçula do
fundador da perfumaria, Mareki Kamachi.
A retração no comércio presencial provocada pela pandemia e o aumento de imóveis desocupados na região ajudaram Kamachi a realizar o sonho. Mas, antes de chegar à Paulista, ele inaugurou, em 2021, uma loja na Rua Augusta, que lembra o cubo de vidro da Apple, em Nova York (EUA). O objetivo é se aproximar do público de maior renda e espalhar pequenas lojas pela cidade. “Queremos ser o ‘Pão de Açúcar Minuto’, a loja de vizinhança da beleza.” Hoje (maio de 2023), a varejista tem 40 lojas físicas, sendo mais da metade na cidade de São Paulo, um e-commerce, faturamento anual superior a R$ 300 milhões e mais de 800 funcionários. De acordo com dados da consultoria Nielsen, a rede detém 30% do mercado de perfumarias auditadas no Estado de São Paulo e 11% no País. E o plano é avançar. Os investimentos somam R$ 25 milhões, dos quais mais de R$ 10 milhões aplicados na loja-conceito da Avenida Paulista.
Daqui para frente, a varejista pretende abrir entre seis e sete lojas por ano em cidades do interior. A ida para a Paulista e bairros com população mais abastada tem como objetivo atrair o consumidor de classe média. Muitos deles não conhecem a “perfumaria raiz”, diz Minoru. É aquele ponto de venda com vários itens de higiene pessoal e, especialmente, para cabelo, comum nas periferias.
(Fonte: Estadão - 19.05.2023)
Totvs Techfin
O acordo estabelece que a Totvs contribuiria, antes do fechamento da transação, com os ativos da sua atual operação Techfin para a companhia que o Itaú Unibanco passa a ser sócio com 50% de participação no capital social, sendo que cada sócio poderá indicar metade dos membros do conselho de administração e da diretoria.
Pela participação, o Itaú pagou à Totvs R$ 610 milhões e, como preço complementar (earn-out), pagaria até R$ 450 milhões após cinco anos mediante o atingimento de metas alinhadas aos objetivos de crescimento e performance. Além disso, o Itaú contribuiria com o compromisso de funding para as operações atuais e futuras, expertise de crédito e desenvolvimento de novos produtos na Techfin.
“A parceria cria uma empresa que combina tecnologia e soluções financeiras, somando as expertises complementares dos sócios para ofertar a clientes corporativos, de forma ágil e integrada, as melhores experiências de contratação de produtos diretamente nas plataformas já oferecidas pela Totvs. Essa união das capacidades do Itaú e da Totvs também permitirá à nova companhia explorar oportunidades de forma personalizada e contextualizada, antecipando necessidades dos clientes e de forma totalmente alinhada com a estratégia e evoluções do Open Finance para empresas”, disse o Itaú.
Segundo o presidente do banco, Milton Maluhy Filho, as oportunidades de criação de soluções inéditas a partir desta iniciativa certamente representarão disrupsões em favor dos clientes. “Esta parceria nos coloca, Itaú Unibanco e Totvs, na vanguarda da transformação digital das indústrias nas quais atuamos”, disse.
“A expertise do Itaú aliada à tecnologia e aos dados da Totvs é uma combinação extraordinária para nossa ambição de democratizar serviços financeiros para as empresas brasileiras”, afirmou Dennis Herszkowicz, presidente da Totvs.
(Fonte: jornal Valor - 13.04.2022)
18 de mai. de 2023
Lendico
Em 2015, a Lendico Brasil começou a operar no país através do correspondente bancário Banco BMG, pois ainda não é permitida a operação de empréstimos P2P no Brasil. O Banco BMG passou então a oferecer, em julho de 2015, aos seus clientes pessoa física, o crédito pessoal digital através da Lendico, utilizando uma plataforma 100% online. A Lendico não faz parte do Conglomerado Financeiro BMG,
contudo, seus acionistas detêm 50% da empresa.
O banco (BMG) investiu na profissionalização e na governança, alterou sua estratégia de marketing – os patrocínios para times de futebol levaram um cartão vermelho (?) – e vem preparando uma aposta nos meios digitais. Hoje, eles estão restritos a uma plataforma de distribuição de investimentos e à concessão de crédito por meio da fintech Lendico, que atua como correspondente bancário. Estar perto das fintechs é uma regra.
Casino
Em setembro de 2013, após troca de ações entre Abilio Diniz e o Casino, aprovada sem restrições pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), acontece a renúncia do empresário do Conselho de Administração do grupo, abrindo mão de todos os seus direitos políticos na empresa. Abilio Diniz continuou com pouco menos de 10% do capital social da empresa, representados por ações sem direito a voto.
Quando assinou o contrato, em 2005, com a cláusula que garantia aos franceses do Casino o controle total do Pão de Açúcar a partir de 22 de junho de 2012, uma das ideias que passava pela mente de Abilio é que então estaria com 75 anos e não iria querer se preocupar tanto com a empresa. Não se sabe se o principal slogan da empresa, "Orgulho de ser brasileiro", lhe vinha à mente com frequência. Hoje, porém, Abilio avalia que assinar aquele documento foi o maior erro que cometeu em sua trajetória profissional.
Em janeiro de 2014, Casas Bahia e Ponto Frio começaram a fazer compras conjuntas com a empresa de comércio eletrônico do grupo, a Nova Pontocom. Em maio do mesmo ano, a Nova Pontocom anunciou uma união com a CDiscount, site de comércio eletrônico do grupo francês Casino. A nova empresa, é chamada de CNova.
Quando a Via Varejo incorporou a CNova, ficou com as operações on-line da Casas Bahia, do Ponto Frio e do Extra.com.
Foi justamente um dos movimentos mais criticados do Casino à frente da dona da Casas Bahia e do Ponto Frio que envolveu a separação da operação online – a CNova – das lojas físicas. O objetivo de unir todas as operações globais de e-commerce do grupo Casino atrapalhou o desempenho da Via Varejo por aqui – a estratégia acabou descartada dois anos mais tarde. Nesse ínterim, porém, o Magazine Luiza implantou inovações.
Em janeiro de 2019, o Casino fechou acordo para vender 26 hipermercados e supermercados localizados fora de Paris, avaliados em 501 milhões de euros, para a gestora de investimentos Fortress Investment. A iniciativa ajuda a varejista a cumprir a meta de vender 1,5 bilhão de euros em ativos.
Sendas Supermercados
Em 2003, depois de diversas conversas ao longo dos anos, Arthur Sendas decidiu vender ao Pão de Açúcar metade da rede Sendas, então a quinta maior rede varejista do país. Em maio de 2016, o Pão de Açúcar concluiu as negociações com o Sendas para a aquisição das ações remanescentes da empresa. Com essa aquisição, o Pão de Açúcar e suas controladas passaram a deter conjuntamente 100% do capital social total da Sendas Distribuidora. O valor total da operação é de 377 milhões de reais. O Pão de Açúcar
passou a focar na conversão da marca Sendas em lojas Extra Supermercado.
Mais tarde, o nome Sendas passou a fazer parte da razão social da área de atacarejo do Grupo Pão de Açúcar, com a bandeira Assaí.
Considerando dados de agosto de 2017, a rede Assaí, cuja razão social é Sendas Distribuidora, tem 112 lojas e é responsável por 39% do segmento alimentar do GPA. Um grande sucesso para um investimento de pouco mais de R$ 400 milhões em 2007.
SuperMar Supermercados (antiga Unimar)
As lojas foram agrupadas na Unimar Supermercados, com sede em Salvador. Até bem pouco tempo antes, a Serra da Pipoca era o braço agropecuário da Kieppe, a holding particular do empreiteiro Norberto Odebrecht. Os donos da Serra da Pipoca eram investidores da Bahia, capitaneados pelo empresário José Barachísio Lisboa. Durante muito tempo Barachísio, como é conhecido em Salvador, foi o principal executivo da Kieppe, da qual se desligou para presidir a Unimar.
Na realidade, Mamede teve de entregar as lojas da Bahia ao empreiteiro Norberto Odebrecht como pagamento de dívidas. Depois de serem repassadas a um executivo, que pediu autofalência, as lojas acabaram nas mãos de um grupo de credores capitaneados pelo Garantia. Dois anos sob controle do Garantia não foram suficientes para sanear a Supermar (novo nome da Unimar), que padece de uma crise crônica de identidade.
Desde que deixou de pertencer a Mamede, a rede já usou os nomes Paes Mendonça, Unimar e Supermar. Depois, Bompreço, após ter sido comprada pela rede do empresário João Carlos Paes Mendonça e dos holandeses do grupo Royal Ahold.
Em fins de 1996, o Pão de Açúcar estava de olho na rede baiana de supermercados SuperMar, a antiga Unimar, do Grupo Garantia. Em algumas semanas de setembro e outubro, um grupo de 10 executivos da empresa esteve em Salvador para avaliar as mais de 40 lojas da rede, que faturou 719 milhões de dólares em 1995. A compra do SuperMar faria parte dos planos de expansão do Pão de Açúcar no Nordeste - onde tinha apenas 2 supermercados Superbox. Não foi a primeira vez que Diniz tentou a compra. Algum tempo antes, o Pão de Açúcar chegou a negociar por pelo menos 3 vezes com o antigo controlador, Mamede Paes Mendonça.
16 de mai. de 2023
Cines Bristol e Liberty
E os dois cines eram “la créme de la créme”, em conforto e decoração de bom gosto, num mesmo nível, mas com temas bem diversos.
O Bristol, com sua sóbria decoração. Portais Tudor, escadarias em sólida madeira escura, com uma armadura prateada, tudo vigiando. Os vitrais coloridos, em contraste, como numa abadia inglesa. Mesmo os banheiros tinham placas coloridas, vitrais de dama e cavaleiro medieval.
Já o Liberty, como o nome indica, refere-se à essa fase do “Art Nouveau”, com os vitrais florais e de galhos artisticamente retorcidos, a escada em tons de azul turquesa patinado. As luminárias remetendo a Lalique e Tiffany. Sem exageros, mas tudo muito agradável ao olhar. Entrar ali parecia cruzar os portais de uma estação de metrô, no centro de Paris.
Alie-se tudo isso a uma programação de primeira, e depois do finado Sta. Cecília, tornaram-se cines prediletos de muitos paulistanos ou visitantes da cidade.
Mas, a cidade não para, e coisas relativamente simples e artesanais saem de moda, para dar lugar a mega-cinemas, mega-teatros, mega-espetáculos, mega-manifestações. Qualquer coisa vira mega, perigando escapar ao controle, a qualquer instante.
Grupo Uni.co
A Ludi é a irmã mais nova da Imaginarium, mais jovem, mais colorida e com vocação para presentear. Nasceu em 2010 e em 2017 contava com mais de 2,4 mil clientes multimarcas e uma loja virtual.
A MinD é uma marca de decoração e design que ingressou no grupo em 2016, após aquisição de uma participação dos sócios fundadores. Conta com 5 lojas, sendo 3 próprias e 2 franqueadas.
O grupo estava em processo de IPO quando foi abordado pela Americanas. “Acreditamos que a Americanas possui um conjunto inigualável de ativos para apoiar nosso crescimento. As plataformas de varejo físico e digital, logística e fintech têm o potencial de acelerar várias frentes estratégicas que estamos conduzindo atualmente” afirma Wellington Santos, sócio e CEO do Grupo Uni.co.
(Fonte: Sua Franquia - 2017 / Estadão - 20.04.2021 / Diário do Comércio - 22.04.2021 - partes)