A água mineral Ursu9 é natural da Fonte d’Oso, no município de Oso, Ávila, na Espanha. De acordo com seus distribuidores, tem “um sabor aveludado, uma baixa mineralização e um ph 9 , que ajudam a combater a acidificação do organismo e possui benefícios antioxidantes.
“Reza a história que, nesta zona montanhosa do sistema Central, habitavam populações de ursos que, regularmente, se deslocavam até esta fonte, para beber da sua água tão cristalina”, afirmou a marca no lançamento – dia 7 de junho de 2023, em um hotel de Madri – sobre a origem da Ursu9.
Estima-se que a produção no primeiro ano em cerca de 50 milhões de garrafas. O produto ainda não é vendido no Brasil, mas pode ser importado diretamente da Espanha em sites especializados.
Cristiano Ronaldo uniu o útil ao agradável mais uma vez. O veterano atacante português de 38 anos sempre teve tino para os negócios, e aproveitou seu grande futebol para se transformar em empresário de sucesso. Também é um obstinado adepto dos cuidados com a saúde, por meio de atividades físicas e alimentação saudável. Ele acaba de ‘casar’ as duas coisas ao se tornar embaixador e um dos investidores da Ursu9, marca de água alcalina, mineral e antioxidante. Bom de marketing, afirmou que a união é realização um dos “maiores sonhos” de sua carreira. O atacante do Al-Nassr, da Arábia Saudita, já tem uma série de negócios além de futebol, com participações em rede de hotéis, restaurantes, marcas de roupas íntimas e perfumes. “Estamos realizando um dos meus sonhos de vida: investir e oferecer a vocês algo que bebe da própria essência da vida e da saúde e tem desempenhado um papel vital na formação de quem sou hoje”, escreveu o jogador. De acordo com a Forbes Portugal, ele irá investir cerca de 10 milhões de euros (R$ 52,3 milhões) no produto. A relação do jogador com água é antiga. Em 2021, durante a disputa da Eurocopa, viralizou ao tirar as garrafas de Coca-Cola, patrocinadora do torneio, em uma entrevista coletiva e substituí-las por água. “Bebam água”, disse, à época.
“Sei que o futebol vai acabar (um dia) e estou caminhando em direção ao futuro”, afirmou Cristiano Ronaldo, que na terça-feira dia 20 de junho se tornou o primeiro jogador a disputar 200 partidas por uma seleção nacional na história. “Associações de marca com celebridades funcionam melhor quando têm verdade e quando tais produtos ou serviços fazem parte da rotina do embaixador em questão”, analisa Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM. “Além de ser um tradicional defensor de hábitos saudáveis, o episódio da Euro 2021, ainda que não planejado, criou uma grande oportunidade que passa a ser explorada agora comercialmente.”
Os benefícios à saúde, porém, vendidos pela Ursu9, são mais do que duvidosos: não é "antioxidante" e sua alcalinidade é inútil. Além disso, o vídeo promocional usa imagens falsas e a água
custa o dobro do mesmo.
Nenhuma água alcalina faz nada pela sua saúde. O argumento de que ele joga como meio-campista na URSU9 é que é uma água alcalina, ou seja, tem um pH alcalino, acima de sete (no caso, nove). Isso foi destacado em todos os meios de comunicação que deram eco ao evento promocional, que contou com a presença do próprio Cristiano Ronaldo, do nutricionista Aitor Sánchez e do gerente da engarrafadora, Francisco Ferreira.
Água antioxidante é outra bobagem. Mais uma vez, mais alegações de saúde, desta vez sobre os supostos benefícios do URSU9 devido à sua capacidade antioxidante. Outra afirmação clara e direta sobre a saúde sem o respaldo dos regulamentos e, ainda por cima, que condiz com a credibilidade curativa das lágrimas de unicórnio.
Diz a lenda que o nome da água em questão, Ursu9, vem, segundo seus proprietários, do nome do município onde é feita a coleta: El Oso, em Ávila (Ursu em latim é urso), e o número nove vem de alcalinidade. Os responsáveis pelo marketing acharam que seria uma boa ideia inventar a origem do nome do município e explicam que vem de quando os ursos chegaram, há mais de 400 anos — pouco menos do que em peregrinação como quando vão a Lourdes — para beber suas águas.
A história é linda e crível, mas acaba sendo uma farsa inventada. Há pouca dúvida de que o nome El Oso vem de uma derivação secular de lutosus, uma palavra latina que se traduz como 'barreiro' ou 'barrento'. O ambiente da coleção de água se presta mais a isso —é uma estepe de cereais com uma lagoa ocasional— do que a uma floresta caducifólia habitada por ursos, sejam amorosos ou não, como confirma o Breve Dicionário de Topônimos Espanhóis por Emilio Nieto Ballester. . Isso também foi corroborado por fontes consultadas na Câmara Municipal de El Oso.
As fotos também são falsas. Sem deixar de lado o mote “da imaginação ao poder”, chama a atenção a falta de coerência na construção do vídeo promocional da água URSU9, com imagens que em nada se assemelham ao local onde é realizada a coleta.
Acontece que o lugar bucólico das águas cristalinas que brotam de uma cachoeira se encontra em Portugal, mais especificamente na Serra do Açor, que parece ser a mata nativa de Legolas. A cascata tem nome: Cascata da Fraga da Pena, e pertence ao concelho de Arganil.
Você pode comprá-lo a preço de banana. É verdade que não terá no rótulo a imagem de um urso viril raivoso, nem o glamour de Georgina (que bebe Ursu9 à beira das piscinas). Também não terá nenhum dietista-nutricionista de prestígio a avalizar as suas fantásticas propriedades, mas se estiver interessado, pode comprar a mesma água que sai da bacia hidrográfica Ursu9 em Ávila na cadeia Auchan em Portugal pela metade do preço. A água alcalina do Cristiano, Ursu9, também é vendida com marca própria? Bem, sim: esta é a ficha técnica para a distribuição de Auchan para seus fornecedores. Em garrafas de 1,5 litro, na Auchan custa 0,26€/litro. A mesma água, mas com mais glam, Ursu9 no El Corte Inglés, a 0,51€/litro.
Mas há outro custo pior que o econômico. É o custo ambiental de gerar tanto plástico e, ainda por cima, reciclar apenas 20%. É o que indicam os números mais conservadores da realidade de reciclagem na Espanha. A água engarrafada, que contém um recurso praticamente idêntico ao que sai da torneira, é um elemento que influencia significativamente o mau problema que temos com os plásticos: o próprio Aitor Sánchez já denunciou várias vezes esse problema.
(Fonte: Estadão - 29.06.2023 / El País - 08.07.2023 - partes)