Total de visualizações de página

24 de abr. de 2022

Carris

          A Companhia Carris Porto-Alegrense foi criada por Dom Pedro II em 1872. Na época, o transporte de passageiros do centro da capital gaúcha para os arraias da cidade era feito por bondes puxados por mulas. Porto Alegre tinha 44.000 habitantes.
          Os primeiros projetos da Companhia Carris Porto-Alegrense foram financiados pelo Banco da Província.
          A Carris foi pioneira, em 1990, na utilização de diesel metropolitano, um combustível considerado menos poluente. Única empresa pública entre as 16 que operam na cidade, ela não recebeu aporte de verbas da prefeitura pelo menos no período de 1995 a 2002. Mesmo assim, era lucrativa.
          Considerando dados de meados de julho de 2002, a frota da Carris era de 323 ônibus e atendia 260.000 passageiros por dia e era uma das mais modernas do país. A Carris tinha então 1.530 funcionários.
          O objetivo da Carris é convencer cada vez mais usuários de carros particulares a andar de ônibus. Para isso, a empresa investe em veículos modernos e confortáveis, com vidro fumê, bancos padrão executivo, encosto alto e estofado aveludado.
          A cada dois anos, a Associação Nacional de Transportes Públicos escolhe a melhor empresa de transporte urbano do Brasil. Nas edições de 2000 e 2001 do prêmio, a Carris ficou com a taça, concorrendo com mais de 2.000 companhias em todo o país.
          A Carris possui um ônibus-museu itinerante que frequenta as escolas e os parques da cidade. Todos os anos, realiza um concurso para selecionar poemas que são impressos em adesivos colados nos veículos.
(Fonte: revista Exame - 10.07.2002) 

Nenhum comentário: