Total de visualizações de página

1 de fev. de 2023

Garde

          A gestora Garden foi fundada em 2013 pelos sócios Marcelo Giufrida, Carlos Calabresi, Marcio Georgetti e Rodrigo Pagnani, todos com anos de experiência no setor.
          A Garde começou com estratégia macroeconômica, com fundos multimercados, que era a expertise dos sócios.
          Considerando dados de setembro de 2020, a Garde tinha 41 profissionais (25 engenheiros da Poli-USP) e R$ 4,5 bilhões sob gestão. A meta era chegar a R$ 5,5 bilhões até o fim de 2021.
          Iniciada antes da pandemia, pela qual a gestora por sinal passou bem em seus primeiros meses, a estratégia da gestora foi partir para parcerias estratégias e a criação de fundos sob demanda. Foi a partir de conversas com gestoras de fundos e private banking que surgiu a ideia de lançar no fim de fevereiro (2020) um fundo alavancado, o Garde Porthos (todos os nomes dos fundos da casa estão relacionados à história dos Três Mosqueteiros), inspirado na estratégia de seu fundo mais conhecido, o Garde D'Artagnan FIM, mas com o dobro de risco.
          Além do Porthos, outros três produtos já saíram do papel em meados de 2020, todos frutos de parcerias. Um deles, em agosto (2020), um fundo que tem apenas a estratégia de renda fixa do D'Artagnan e foi destinado exclusivamente para um grande banco e destinado para compor suas carteiras de fundos de fundos.
          O segundo, o multimercado Vallon FIC FIM, foi desenvolvido a partir de um pedido da XP Investimentos, que queria oferecer em sua prateleira um fundo que tivesse a estratégia do D'Artagnan, mas mais arriscado – um intermediário de risco entre o D'Artagnan e o Porthos. O produto, que começou a ser vendido em 15 de setembro de 2020.
          “Em 2020 aceleramos os lançamentos por uma combinação de fatores. Investimos na parte de tecnologia, automação, processamentos internos, controle de riscos, tudo para deixar a infraestrutura mais robusta e estarmos mais preparados e com mais recursos para lidar com ampliação da oferta de fundos”, explicou Giufrida CEO da empresa..
          Outra frente de expansão foi a ampliação da presença de fundos em plataformas de investimento. Além de aumentar os produtos da prateleira da XP com o novo fundo (Vallon FIC FIM) também criou um fundo espelho do D'Artagnan para vender na Ágora.
          Em setembro de 2020 eram seis pessoas exclusivamente dedicadas à análise de empresas de capital aberto e à composição das carteiras de ações dos fundos – desde 2016, o time atua de forma independente, em uma outra gestora do grupo, a Garde Equity.
(Fonte: Valor Investe - 28.09.2020)

Nenhum comentário: