Gilson Lucato começa a trabalhar com seus tios, em 1966, em uma banca na Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Com a experiência de seus tios, pioneiros nesse meio, ele aprendeu bastante sobre a venda de laranjas para a indústria de suco e resolveu colocar em prática. Desde 1967, a Lucato é reconhecida pela comercialização de laranjas e tangerinas.
Com a experiência da Ceagesp, Gilson começou, em 1972, a comandar a Lucato. O jovem do interior cuidava das embalagens das laranjas de manhã e à noite vendia suas laranjas na Ceagesp.
A qualidade na escolha dos fornecedores, na produção, nos produtos, nas embalagens e nas entregas tornou-se um mantra para Lucato. Por volta de 1976, a qualidade, como grande diferencial já estava enraizado na empresa.
Em 1995, após 28 anos de entrega ao trabalho, Gilson se despede do comando da empresa e deixa seu legado a seus três filhos: Junior, Carlos e Paulo.
A força da venda para supermercados foi impulsionada em 2005, resultante em grande parte pela entrada dos três irmãos que conseguiram imprimir grande avanço na produção da empresa.
Em 2007, com investimento de peso na tecnologia, com maquinários internacionais que começaram a agilizar a produção, mudando o conceito do mercado de laranjas, a Lucato foi considerada pioneira no ramo, na área de automatização, maquinário e modernização de embalagens.
A ideia de transportar as laranjas em sacolas com alças surgiu em 2011. A Lucato foi a primeira empresa de laranjas do Brasil com este tipo de embalagem de transporte. No mesmo ano, começaram a produzir os próprios produtos e pararam de ser apenas uma empresa de comercialização. Atualmente, 75% da venda é de produção própria.
Resultado da rastreabilidade e segurança de todo o processo, em 2013, a Lucato tornou-se a primeira empresa a ter certificação internacional HACCP - certificação que controla a higiene e a segurança alimentar.
Sócios da Lucato, os filhos de Gilson ocupam diferentes cargos na empresa: Carlos Alberto é encarregado do setor financeiro; Gilson Junior comanda o setor comercial da Lucato e Paulo Henrique é responsável pela área de produção.
O Packing House da Lucato comporta mais de 30 mil toneladas de fruta ao ano. Isso comprova o investimento em métodos e em maquinários de primeira linha para produzir a melhor fruta para o mercado.
(Fonte: site da empresa)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário