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11 de out. de 2024

Buddemeyer

          O grupo Buddemeyer, fabricante de artigos de cama, mesa e banho sediado em Santa Catarina, foi fundado em 1951. A empresa engloba plantas fabris em Santa Catarina (São Bento do Sul e Campo Alegre), Argentina e Paraguai; a rede varejista Casa Almeida (com 17 lojas, e-commerce e abertura de outras três unidades até o fim do ano); além do Empório Bud, para vendas B2B.
          Em 1992, a Buddemeyer passou por uma concordata. Ela havia feito investimentos substanciais em produção e as dívidas cresceram além da capacidade da empresa. Saiu do processo em 1994.
          Em sua história, a empresa recebeu investidores externos apenas em 2004. “Era um fundo múltiplo, liderado pelo Itaú, que incluía a Previ. Eles adquiriram 20% da empresa na época”, diz o CEO Rafael Buddemeyer. Ele disse que era uma oportunidade de crescimento “muito boa” para a empresa, dadas as taxas de juros atrativas. “Não foi por necessidade, mas por evolução. A empresa cresceu, ganhou maturidade e recomprou essa participação no prazo acordado.”
          Rafael Buddemeyer assumiu como CEO em junho, depois de passar os últimos três anos “trabalhando extraoficialmente nesta posição até que fosse escrita no papel”. O executivo, que trabalha na empresa há mais de 20 anos, estava atuando como diretor comercial antes de assumir o cargo de CEO. Antes dele, Claus Buddemeyer, um membro da terceira geração e tio de Rafael, estava no comando.
          A empresa é dividida em “quatro grupos familiares com 25% para cada”. Caroline Schurle Buddemeyer, prima de Rafael, é a diretora de operações de varejo. Fredy Buddemeyer, outro primo, é o diretor assistente de operações
          Focada na alta renda, Buddemeyer acompanha tendências de cores de Paris. As passarelas de Paris são monitoradas tanto quanto o preço do algodão e da seda chineses. Em um dos lançamentos recentes da empresa (20240, versões dos florais em aquarela inspirados no desfile de verão da Chanel foram estampadas em colchas. O CEO Rafael Buddemeyer diz que ninguém mais suporta uma loja toda bege. Por isso, segundo ele, também há espaço para tons cítricos e neon na coleção Buddemeyer, cuja clientela continua sendo de alta renda, mas, em vez de mulheres de 35 anos ou mais, o foco agora começa nos 25.
          Além das cores, o executivo cita o investimento em novas tecnologias como parte importante da estratégia da empresa. “Nesse mercado, toque e praticidade são fundamentais.” Um exemplo são as toalhas extra macias. A trama do tecido deixa as toalhas mais volumosas, mas ao mesmo tempo mais leves, o que proporciona uma secagem mais rápida. Essas toalhas são consideradas um “blockbuster” na Buddemeyer, respondendo por 20% das vendas da categoria toalhas.
          O varejo e as exportações devem responder por 35% do resultado estimado da empresa, de R$ 800 milhões, em 2024. Hoje (outubro de 2024), 25% das vendas do grupo vêm do seu e-commerce e marketplaces parceiros. A Buddemeyer exporta 20% de sua produção e espera chegar a 25% até o fim de 2024, dependendo da variação cambial.
(Fonte: Valor - 12.09.2024)

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