Total de visualizações de página

26 de mar. de 2024

Zeppone

          O grupo paranaense Zeppone, de frutas congeladas, tem sua sede em Japurá, no estado do Paraná.
João Zeppone, é o CEO.
          Os mercados principais são o Sul e o Centro-Oeste, onde são comercializadas as marcas Polpanorte, Origem Açaí e Frutuá.
          Para atender à demanda, investimento de no mínimo R$ 50 milhões será feito até 2025 na ampliação e no ajuste das fábricas de Japurá e de Benevides (PA), de processamento de açaí. Com esse investimento, buscará em 2024 aumentar a presença no Sudeste e ampliar exportações de polpa e sorbet de açaí, além de creme de frutas.
          Na expansão das exportações, o foco são os EUA, onde busca ampliar espaço para o sorbet de açaí e cremes de frutas, diz Zeppone. Desde o fim de 2023, a empresa incluiu Espanha, Austrália, Arábia Saudita, Israel e Inglaterra no portfólio.
          Como a ideia é vender produtos acabados, e não a “commodity” polpa de fruta, as fábricas serão adaptadas. “No Paraná, investimos em equipamentos para o envase de sorbet, polpas e creme de frutas”, diz Zeppone. No Pará, será instalado maquinário para produção diferenciada, como artigos kosher e halal, para exportação.
          O faturamento almejado para 2024 é de R$ 550 milhões.
(Fonte: Estadão - 18.03.2024)

25 de mar. de 2024

Bauer

          A Bauer do Brasil, com matriz na Áustria, é uma empresa fabricante de equipamentos para irrigação. A empresa está presente no Brasil desde 2004.
          Em 2019 o Grupo Bauer adquire a Irricontrol, plataforma de tecnologia de irrigação que gerencia e automatiza processos,  para se tornar seu braço tecnológico global. Luiz Alberto Roque, mais tarde c
o-CEO da Bauer, foi o fundador da Irricontrol.
          A Bauer do Brasil, investirá R$ 40 milhões na construção de uma nova fábrica em São João da Boa Vista, São Paulo. O investimento visa expandir a atuação da empresa no Brasil e na América Latina e aumentar sua participação no mercado de irrigação. A nova unidade ocupará um terreno em frente ao local onde a empresa atua desde 2017. O terreno foi doado pela prefeitura local e, em troca, Bauer se comprometeu a criar pelo menos 100 novos empregos em até quatro anos
          Em entrevista ao Valor, Luiz Alberto Roque, Co-CEO da Bauer do Brasil, disse que com a nova planta a meta é aumentar em 50% a capacidade de produção de pivôs. Além disso, a nova fábrica montará bobinas, outro modelo de irrigação, e separadores dedicados ao manejo de resíduos e dejetos. Este equipamento é atualmente importado da Áustria.
          Segundo Rodrigo Parada, também copresidente da Bauer do Brasil, passar a fabricar outros produtos do catálogo no país significa mais do que aumentar a rentabilidade, pois reduz a dependência de importações. “Toda a questão da propriedade intelectual e da tecnologia que caracteriza a qualidade austríaca está chegando agora ao Brasil e à América Latina”, disse ele.
          As obras da nova fábrica deverão começam em 2024 e devem ser concluídas até 2025. A estrutura incluirá nova fábrica, centro de treinamento e escritórios.
          O centro de treinamento será usado para treinar funcionários e agentes de vendas. A Bauer trabalha com sistema de concessionários, com representantes espalhados pelas principais regiões agrícolas do Brasil e da América Latina. Com o objetivo de criar uma espécie de “modelo” de melhores práticas de comercialização de seus produtos, a Bauer abrirá sua primeira loja em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em junho.
          Tanto os pivôs quanto as bobinas são sistemas de irrigação por aspersão que simulam a chuva. Enquanto os pivôs centrais são adequados para grandes áreas e irrigam em círculos, os molinetes são mais adequados para áreas menores, pois trabalham em linha. Separadores são usados em fazendas de gado para separar resíduos sólidos de líquidos.
          As vendas da Bauer na Europa são divididas quase igualmente entre os três produtos que oferece, segundo Parada. Os executivos brasileiros esperam aumentar a participação das bobinas e separadores 
nas vendas da empresa e reduzir o domínio dos pivôs.
          Os principais clientes da Bauer são produtores de soja, algodão, milho e trigo. Considerando o início de 2024, 95% do faturamento da empresa vem da venda de pivôs produzidos no país. Em 2023, segundo a empresa, as vendas totais chegarão a R$ 460 milhões.
(Fonte: jornal Valor - 25.03.2024)

22 de mar. de 2024

Tirolez

          Foi em Tiros, pequena cidade do interior de Minas Gerais, que os jovens engenheiros Cícero e Carlos Hegg viram a oportunidade de empreender e, em 1980, começa uma história de amor pelo queijo.
          Os irmãos adquiriram a indústria de laticínios Franco, fabricante do queijo Mineirão, e logo começaram a busca por leite de qualidade na região, que é conhecida como uma das bacias leiteiras mais importantes do país. 
          Os primeiros produtos produzidos naquela época foram o queijo prato e a manteiga. Em 1981, o carinho pela cidade que tão bem os acolheu levou à mudança do nome Mineirão para Tirolez. Uma homenagem à cidade de Tiros.
          Aqui, um parênteses: a criação do nome provavelmente foi criatividade/sagacidade/marketing dos fundadores, pois o gentílico de Tiros é tirense. Também o "z" no final, foi criatividade, já que tirolês, do Tirol (Áustria) seria com "s" pela regra gramatical. O "pulo do gato", porém, pode estar no fato de na língua alemã haver muitas cidades (e países) cujos nomes terminam com "z", como Bregenz, capital de Vorarlberg, estado que faz divisa com o Tirol, Schweiz (Suíça, em alemão), Bludenz, Linz, Sulz (cidades da Áustria), Hörbranz, Meckatz, Riedholz (cidades alemãs, próximas à Áustria) e Vaduz, capital de Liechtenstein.
          A década de 1990 foi marcante para a Tirolez. As vendas, que antes se concentravam no Sudeste do país, ganharam o Brasil. Em 1992, foi lançada a primeira linha de queijos especiais produzidos no país (Queijos Gouda, Suíço, Estepe, Emmental) e, em 1994, foi introduzido no mercado brasileiro a primeira linha de queijos light, como o queijo mussarela, queijo prato e o queijo minas padrão light. Em 1999, a expanção alcançou o mercado externo, levando os queijos Tirolez para diversos países dos cinco continentes.
          Acompanhando as necessidades do mercado e dos consumidores, em 2008, foi inaugurada a categoria de cremes no país, com o lançamento do Creme de Ricota Tirolez, produto que é sucesso na mesa dos brasileiros. Dois anos mais tarde, a Tirolez foi pioneira em mais um lançamento, o Creme de Minas Frescal.  
          Em 2010, a Tirolez adquiriu uma pequena fábrica no município de Caxambu do Sul, em Santa Catarina.. A construção de uma nova fábrica no local começou nos últimos meses de 2021.
          Em 2015, lançamos a linha Zero Lactose Tirolez, que chegou ao mercado contando com os queijos Mussarela, Prato, Minas Frescal, Minas Padrão e Cottage.
          Em 2023, a empresa lançou o Tirolez Stick, um palito de Mussarela com 7,5 de proteínas, prático, saboroso, saudável, e perfeito para qualquer momento do dia.
          Em janeiro de 2024, chega à empresa o executivo Marcel de Barros, que entra como CEO da empresa. Os irmãos fundadores tornaram-se então conselheiros estratégicos. É a Tirolez apostando em gestão profissional para impulsionar o crescimento.
          Em sua primeira entrevista como CEO da Tirolez, Marcel de Barros disse esperar que sua experiência de mais de 20 anos no setor de laticínios contribua para o crescimento contínuo da empresa. O executivo, que passou 24 anos na Nestlé no Brasil e em outros países da América Latina, tem a tarefa de fortalecer a governança de Tirolez.
          Barros, que liderou a divisão de Laticínios e Produtos Culinários da Nestlé no Brasil, também quer se concentrar em processos em seu novo cargo. “A Tirolez é uma empresa inovadora e ágil. Por outro lado, trago a experiência administrativa de uma empresa multinacional. Na minha opinião, é uma boa combinação”, disse ele.
          O foco da Tirolez está na nova fábrica em Caxambu do Sul, inaugurada em março de 2024, que deverá ser um pilar de progresso ao impulsionar as vendas em até 20% em três anos. Segundo Barros, a fábrica fortalecerá a posição da empresa na região Sul e permitirá chegar também às demais regiões.
          Nesta nova fase, o crescimento orgânico deverá continuar a ser a prioridade da empresa, mas “as potenciais oportunidades de M&A serão analisadas caso a caso”. “Se for algo que possa acelerar a execução da nossa estratégia, vamos analisar”, acrescentou.
          Além de Caxambu do Sul, a Tirolez também investiu nos últimos anos em uma unidade de produção de brie e camembert em Tiros, Minas Gerais, e na modernização da fábrica de gorgonzola e queijo azul na mesma cidade. Na fábrica de Lins, em São Paulo, a linha de cream cheese foi ampliada e automatizada. No total, foram investidos R$ 300 milhões em cinco anos. 
          Com uma capacidade de produção de 5.000 toneladas de mussarela por mês, a empresa dispõe de “tecnologias muito avançadas em termos de produção de queijo”, o que deverá “aumentar a nossa competitividade no mercado e ajudar a apoiar o crescimento”. A planta deverá atingir plena capacidade em 2025.
          Os produtos são feitos nas cinco fábricas localizadas nos estados de Minas Gerais (Tiros e Arapuá), São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e Santa Catarina (Caxambu do Sul).
          Considerando números de 2023, a Tirolez já ultrapassou R$ 1 bilhão de faturamento
Fonte: site da empresa / jornal Valor/Globo Rural - 22.03.2024)

21 de mar. de 2024

Life Capital Partners (LCP)

          A gestora Life Capital Partners (LCP), fundada por João Gabriel Leitão foi criada no início de 2022 com o objetivo de buscar teses de investimento já testadas no exterior, mas inexploradas no Brasil.
          Desde meados do segundo semestre de 2022 a LCP passou em discussões com dezenas de times de futebol, centenas de dirigentes e no holofote de milhões de torcedores. O objetivo: ser o investidor por trás da primeira liga de futebol do país, estrutura criada para dar força à negociação dos times em
relação a direitos de transmissão e placas em estádios.
          Em novembro de 2023, finalmente a LCP fechou contrato para a formação da Liga Forte União (LFU), que reúne 26 clubes. Entre eles, Botafogo, Athletico-PR, Internacional, Coritiba e Ceará, que receberão 80% do que for negociado por esses direitos, pelos próximos 50 anos. Em troca dos 20% restantes, os clubes receberam R$ 1,2 bilhão no fechamento do acordo e terão em conta mais R$ 1,4 bilhão até março do próximo ano.
          O mercado de esportes serviu como uma luva para LCP, que também investe no setor imobiliário em regiões menos exploradas do País e tem aproximadamente R$ 1,5 bilhão em ativos sob gestão.
          Para João Gabriel Leitão, o processo de formação da LFU foi bastante complicado. “É o tipo de situação que a gente gosta porque, se é complicado, tem potencial de retorno elevado e menos concorrentes, e é nisso que a gente quer se diferenciar”, diz ele.
          O investimento em ligas de futebol, diz Leitão, é um produto com alta geração de caixa e começará a distribuir dividendos já a partir de 2025. “É um ativo com receita recorrente, leve em ativos e sem necessidade de fazer investimentos”, diz. “Cada real de receita que entra, excluindo-se impostos, volta para o investidor.
          Além disso, o investimento em liga é um monopólio com altíssima barreira de entrada e baixa correlação com índices como de ações, renda fixa e “treasuries” (títulos do Tesouro dos Estados Unidos), afirma. No caso, a gestora estruturou um fundo de investimento em participações em “private equity”, com capital próprio e de terceiros. Além da distribuição de dividendos a partir do ano que vem, a empresa deve ser vendida em até 10 anos, o que trará mais retorno aos investidores.
(Fonte: Estadão 21.03.2024)

19 de mar. de 2024

Cerveja Paceña

          A origem da indústria cervejeira na Bolívia remonta a 1877, quando Alejandro Wolf abriu a primeira cervejaria em La Paz com o nome de Wolf & Co.
          A história dá uma guinada significativa em 1886, quando esta empresa pioneira se funde com a Cervecería Nacional, dando caminho para a fundação da prestigiada Cervecería Boliviana Nacional.
          Foi nessa época que surgiu a cerveja Paceña (gentílico da cidade de La Paz, no feminino).
          Já nos primeiros anos do século XX, o aumento da população de imigrantes europeus, especialmente alemães, levou a um aumento notável na procura de cerveja na Bolívia. No ano de 1900, o primeiro censo nacional do país já registrava a presença de diversas fábricas cervejeiras, marcando assim o crescimento desta indústria no território boliviano.
          Ao longo da primeira metade do século XX, a Cervecería Boliviana Nacional (CBN) estabeleceu uma sólida ligação com a cidade de La Paz, não só em termos de produção, mas também na sua contribuição para o desenvolvimento urbano e social da cidade.
          A partir de 1923, o marketing da cerveja surgiu como uma estratégia econômica adotada por diversos setores sociais. A diversidade e a participação social estão refletidas na composição dos acionistas da Cervecería Boliviana Nacional (CBN).
          A Cervecería Boliviana Nacional (CBN) desempenha papel de destaque em momentos cruciais como a Guerra do Chaco (1932-1935), a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e a Revolução Nacional (1952). Nestes eventos a empresa participa ativamente, seja apoiando conflitos bélicos ou abrigando imigrantes europeus.
          A partir da década de 1970, a cerveja Paceña assumiu papel fundamental nas festividades populares da Bolívia, principalmente nos eventos folclóricos. Este fato simboliza a íntima fusão da empresa com a rica cultura e as profundas tradições bolivianas.
(Fonte: site da empresa)


Versión en español
          El origen de la industria cervecera en Bolivia se remonta a 1877, cuando Alejandro Wolf inauguró la primera cervecería en La Paz bajo el nombre de Wolf & Co. La historia toma un giro significativo en 1886, cuando esta pionera empresa se fusiona con la Cervecería Nacional, dando paso a la fundación de la prestigiosa Cervecería Boliviana Nacional.
          Ya en los primeros años del siglo XX, el incremento de la población de inmigrantes europeos, destacando los alemanes, conlleva a un notable aumento en la demanda de cerveza en Bolivia. Para el año 1900, el primer censo nacional del país ya consigna la presencia de diversas fábricas cerveceras, marcando así el crecimiento de esta industria en territorio boliviano.
          A lo largo de la primera mitad del siglo XX, la Cervecería Boliviana Nacional (CBN) forja una sólida conexión con la ciudad de La Paz, no solo en términos de producción, sino también en su contribución al desarrollo urbanístico y social de la urbe.
          La Cervecería Boliviana Nacional (CBN) desempeña un papel destacado en momentos cruciales como la Guerra del Chaco (1932-1935), la Segunda Guerra Mundial (1939-1945) y la Revolución Nacional (1952). Durante estos acontecimientos, la empresa participa de manera activa, ya sea brindando apoyo en conflictos bélicos o dando refugio a inmigrantes europeos.
          A partir de 1923, la comercialización de cerveza emerge como una estrategia económica adoptada por diversos sectores sociales. La diversidad y participación social se reflejan en la composición de los accionistas de la Cervecería Boliviana Nacional (CBN).
          A partir de los años 70, la cerveza Paceña adquiere un papel fundamental en las festividades populares de Bolivia, especialmente en los eventos folclóricos. Este hecho simboliza la íntima fusión de la empresa con la rica cultura y las arraigadas tradiciones bolivianas.

18 de mar. de 2024

Sony Ericsson

          A Sony Mobile Communications Inc. é uma empresa japonesa subsidiária integral da Sony com sede em Tóquio, Japão. Foi criada em 3 de outubro de 2001 pela (também japonesa) Sony Corporation e a empresa sueca de telecomunicações Ericsson (Telefonaktiebolaget L. M. Ericsson) em 3 de outubro de 2001. |O objetivo único era fabricar aparelhos de telefone celular. Ambas as companhias pararam de produzir seus próprios aparelhos. A motivação para esta fusão foi combinar a excelência da Sony no mercado de bens de consumo eletrônicos com a liderança tecnológica da Ericsson no setor de Telecomunicações.
          Não tendo um início muito lucrativo, a Ericsson ameaçou desfazer a Joint-Venture com a Sony, se os resultados continuassem desapontando a companhia. Porém, em Janeiro de 2003, as duas empresas resolveram injetar dinheiro na Joint-Venture. Sua principal estratégia era fazer telefones com tecnologia de câmera e som digital, para tentar agradar os consumidores. Foram lançados diversos modelos com câmara digital, capazes de reproduzir vídeos em alta definição. Porém, esta estratégia falhou, e a empresa continuou tendo resultados anuais negativos cada vez maiores.

Sony Ericsson T610 de 2003.
Em junho de 2003, a Sony Ericsson promoveu uma reviravolta: anunciou a parada na produção de celulares com tecnologia CDMA para o mercado dos Estados Unidos e passou a se focar em celulares com tecnologia GSM. A empresa começou a se recuperar com o lançamento do telefone celular T610, um sucesso de vendas que ajudou a recuperar a empresa da situação desfavorável.
          Em 2004, a Sony Ericsson aumentou sua participação no mercado de 5.6% no primeiro semestre para 7% no segundo semestre.

Sony Ericsson K750 de 2005.
          Em março de 2005, a Sony Ericsson apresentou seu primeiro celular da linha Walkman, após o K750i: O W800i, que foi um sucesso de vendas, capaz de armazenar 30 horas de música. Depois foram lançados outros telefones da mesma linha, como o W580, lançado em 2007, que é um dos telefones mais vendidos da Sony Ericsson. Também foram lançados telefones da linha Walkman de baixo custo, como o W200i, o mais simples e mais barato da linha.
Sony Ericsson C902 de 2008.

          O primeiro telefone celular da linha Cyber-shot, destinada a fotos de alta definição, foi o K750, lançado em 2005. Depois, foi lançado o K790i, com uma câmera de 3.2 megapixels em meados de 2007, e o K850i, no início de 2008, com uma câmera de 5 megapixels, mas logo depois vieram os celulares C902 e C905 que fizeram o maior sucesso no final de 2008. A linha Cyber Shot é a segunda mais vendida da Sony Ericsson.
          Embora a Sony Mobile tenha desfrutado de um certo crescimento, a sua rival sul-coreana LG Eletronics conseguiu melhores resultados de vendas ultrapassando a empresa no primeiro semestre de 2008. Com a queda do market share da Sony-Erisson de 9,4% para 7,9% a empresa de viu obrigada a cortar pelo menos 2.000 empregos.
          Em Janeiro de 2009, a Sony Ericsson anunciou queda significativa nas vendas, com iminente corte de custos para 2009. A participação no mercado foi reduzida para 7% em 2008. A Ericsson, responsável por 50% da Sony Ericsson também anunciou queda nos lucros.
Sony Ericsson Z550i. 
Sony Ericsson Xperia arc S.

          Em 2011, a Sony Ericsson anuncia o seu novo smartphone, o temível Xperia arc S. O LT18a, mais conhecido como Xperia arc S, é um smartphone avançado, com sistema operacional Android 2.3 Gingerbread, com atualização para o Android 4.0 Ice Cream Sandwich. O aparelho possui características de topo de linha. O Xperia arc S foi considerado como "o melhor celular com câmera do mundo" pelo EISA Awards (edição 2011/2012)
          Após a Sony comprar a parte da Ericsson, o nome utilizado voltou a ser Sony com a continuação do lançamento de novos produtos da linha Xperia.
Em 16 de fevereiro de 2012 a empresa encerra as atividades como Sony Ericsson.
(Fonte: Wikipédia)

17 de mar. de 2024

Mangal Döner

          Campeão do mundo em 2014 com a Alemanha, Lucas Podolski sempre pensou além do futebol. Investiu e tornou-se um empresário bemsucedido. O atacante é dono de uma rede de restaurantes, a Mangal Döner, no seu país. O sucesso fez dele um “magnata do kebab”, com 27 lojas espalhadas pelo país.
          Kebab é um prato típico da Turquia e de alguns países árabes. É também muito consumido na costa do Mediterrâneo e em locais que costumam receber imigrantes turcos. A Alemanha tem uma grande comunidade turca. Uma variação tipicamente turca é o döner kebab (espeto giratório, em português). Essa é a versão vendida na rede de Podolski, a Mangal Döner.
          O tino empreendedor do atacante se revelou antes dos restaurantes, que começaram a ser abertos em 2018. No ano anterior, ele criou a Ice Cream United, marca de sorvetes com duas lojas na cidade de Colônia, onde foi criado. A inspiração para os kebabs veio do tempo em que Podolski esteve na Turquia. Jogou pelo Galatasaray de 2015 a 2017. Podolski disse recentemente que ganha mais com os negócios do que faturava no auge da carreira (de jogador de futebol). “Se olharmos para os números, poderíamos dizer isso”, admitiu ao jornal italiano La Gazzetta dello Sport. Podolski, aliás, ainda não largou a carreira. Aos 38 anos, ele defende atualmente o Górnik Zabrze, da primeira divisão polonesa – apesar de ter vestido a camisa da seleção alemã e ter crescido no país, o atacante nasceu em Gliwice, na Polônia. O contrato com o clube vai até 2025.
          “Outras pessoas vão para o campo de golfe depois do treino e ficam lá o dia todo. Eu vendo sorvete, kebab e roupas. Me divirto e todo mundo pode levar alguma coisa para casa”, brinca. A cada inauguração, as novas filiais reúnem um público considerável. Podolski garante que o Mangal Döner oferece comida de alta qualidade e preço razoável.
          A estrelada carreira de Podolski tem o auge em 2014, quando ele fez parte do elenco vencedor da Copa do Mundo. Ele entrou em campo apenas duas vezes, ambas na fase de grupos, contra Portugal e Estados Unidos. O atacante não atuou na goleada alemã por 7 a 1 contra o Brasil. Mesmo assim, foi à época um dos atletas mais lembrados pelos brasileiros. O alemão ficou encantado com o país e chegou a fazer posts em português para se declarar ao Brasil. Na despedida, trajava uma camisa do Flamengo, semelhante a um dos uniformes usados pela seleção alemã naquele ano. Em 2021, ele comemorou o título brasileiro do clube carioca no X. Podolski também jogou as Copas de 2006 e 2010.
(Fonte: Estadão - 15.03.2024)

16 de mar. de 2024

Peter Dawson Whisky

          Peter Dawson começou a negociar como comerciante de grãos em 1882, embora rapidamente tenha percebido o dinheiro que seria ganho com a maturação e a mistura de uísques.
          Em 1887, por ocasião da visita de Alfred Barnard, que era proprietário da destilaria Auchnaghie, perto de Pitlochry, no coração das Terras Altas da Escócia, Barnard lembrou que a destilaria tinha cessado as operações porque “o tempo estava demasiado quente para a maltagem”. Foi vendida para John Dewar & Sons em 1890.
          Em 1893, em parceria com um grupo de misturadores de Glasgow, Dawson construiu a destilaria Convalmore em Dufftown e três anos depois construiu a destilaria Towiemore nas proximidades. Em 1910, o capitão Robert Falcon Scott escolheu o uísque de malte Towiemore como seu “uísque preferido” em sua tentativa malfadada de ser o primeiro a chegar ao Pólo Sul.
          O período de expansão do uísque escocês e do Peter Dawson infelizmente não continuou. As vítimas das consequências da queda de Pattison em 1898 incluíram a destilaria Convalmore, que faliu em 1905.
          Como curiosidade, em 14 de março de 1924, o jornal O Estado de S.Paulo estampou uma propaganda do whisky Peter Dawson.
          Em 1924, durante um período de grande consolidação da indústria do whisky escocês, a P. Dawson Ltd e 2,9 milhões de galões de estoque em maturação foram adquiridos pelo Buchanan-Dewar, John Walker e empresas DCL. Quando a DCL absorveu as outras duas empresas no ano seguinte, as destilarias foram transferidas para uma subsidiária da DCL, a Scottish Malt Distillers e Peter Dawson juntou-se ao conselho de administração. A própria empresa continuou como licenciada da destilaria Ord até que esta passou para John Dewar & Sons em 1982.
          Como nota de rodapé e reflexo do carisma de Dawson, bem como do potencial de exportação de seus uísques, caixas de uísques misturados Peter Dawson Special e Old Curio estavam a bordo do SS Politician quando ele encalhou na ilha Hébrida de Eriskay em 1941. Esse evento e os dos dias seguintes inspiraram o conto de Sir Compton Mackenzie, Whiskey Galore!.
(Fonte: Estadão - 14.03.2024)

15 de mar. de 2024

Frescatto Company (inclui Prime Seafood)

          Oriundo de uma família com tradição no setor, Thiago De Luca, o presidente da Frescatto Company, com sede no Rio de Janeiro, é neto do imigrante italiano Carmelo De Luca, que abriu uma peixaria na capital carioca em 1945. Integrante da terceira geração à frente da empresa , ele revela entusiasmo e paixão pelo negócio. “Quero que esta empresa tenha vida longa, não vivo sem esse trabalho diário com o peixe”, disse.
          A Frescatto tem uma unidade de processamento no Rio de Janeiro e um centro de distribuição localizado em São Paulo.
          A Prime Seafood, com sede em Recife, é líder nas exportações brasileiras de pescado. A empresa registrou receita de R$ 300 milhões em 2023 com a venda de lagosta, pargo e pescada amarela para China e Estados Unidos, principalmente. Trabalha com uma rede fornecedora de pescadores artesanais em todo o litoral brasileiro, que deverá ser ampliada em 20% com a fusão. Possui unidades nos estados da Bahia, Pernambuco e Pará.
          Em um movimento sem precedentes na indústria pesqueira brasileira, a Frescatto e a Prime  anunciaram uma fusão, em 15 de março de 2024. O negócio não envolve dinheiro, apenas troca de ações, segundo as empresas. “Os ganhos virão de novos negócios, não de redução de custos. É uma fusão de complementaridade e sinergia”, disse ao jornal Valor Thiago De Luca, CEO da Frescatto.
          A fusão segue conversas iniciadas em 2015, quando os Srs. Lobo e De Luca fundaram e começaram a dirigir a ABIPESCA, uma associação comercial que representa a indústria pesqueira brasileira. O acordo poderá estimular medidas semelhantes por parte de outras empresas do setor.
          A Prime será absorvida pela Frescatto — que manterá sua marca após a fusão. 
          O objetivo da Frescatto é ampliar ainda mais sua presença no mercado nacional, onde a empresa é líder, aproveitando a estrutura e amplas bases da Prime nas regiões Norte e Nordeste, e ampliando sua participação no comércio global, dominada pelo novo sócio.
          A maior parte de sua produção da Frescatto é processada na unidade de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro. A empresa também possui centros de distribuição em São Paulo, Brasília, Contagem (Minas Gerais) e Recife (Pernambuco). A empresa se destaca na comercialização de salmão, principalmente importado do Chile, tilápia e camarão branco, entre outros, entregues diretamente aos clientes. No segmento supermercadista, o foco está na tecnologia de embalagens em atmosfera modificada da linha Alfresco, que mantém o produto fresco, livre de resíduos e com prazo de validade adequado para consumo em casa.
          De Luca acredita que o pescado será a nova “estrela” do agronegócio brasileiro, com potencial para aumentar o consumo, atualmente próximo de 11 quilos per capita anuais, e crescimento sustentável nos próximos ano.
          A Prime é líder nas exportações brasileiras de pescado. A empresa registrou receita de R$ 300 milhões em 2023 com a venda de lagosta, pargo e pescada amarela para China e Estados Unidos, principalmente. Trabalha com uma rede fornecedora de pescadores artesanais em todo o litoral brasileiro, que deverá ser ampliada em 20% com a fusão. Possui unidades nos estados da Bahia, Pernambuco e Pará. Eduardo Lobo, então CEO da Prime, terá uma função executiva e um assento no conselho de administração da Frescatto.
          A Frescatto registrou receita de R$ 1,3 bilhão em 2023 com a venda de 28 mil toneladas de pescado fresco para 12,5 mil clientes em todo o país – a maioria bares, hotéis e restaurantes.
          A nova empresa deverá produzir e vender 40 mil toneladas de pescado em 2024, 25% a mais do que as 32 mil toneladas produzidas pela Frescatto e Prime juntas em 2023.
          Depois de reportarem receitas combinadas de R$ 1,6 bilhão em 2023, as duas empresas esperam que a fusão aumente a receita para R$ 2 bilhões em 2024 e R$ 3 bilhões em 2025. Se a projeção se confirmar, a Frescatto — que manterá sua marca após a fusão — emergirá como a maior empresa de pescados da América Latina.
(Fonte: jornal Valor - 15.03.2024)