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22 de out. de 2023

Sardi's (restaurante)

          Em 1968, em Nova York, o Sardi’s vivia seu apogeu. Dramaturgos, agentes e colunistas de jornais disputavam mesas no restaurante, trocando olhares, fofocas e farpas. Foi nesse ano que um jovem imigrante croata, Josip Petrsoric, começou a preparar drinques para todos eles.
          Aos 23 anos, Joe começou carregando caixas de bebidas, mas logo foi promovido para o bar. Àquela altura, não interagia diretamente com clientes como Jackie Gleason, Lauren Bacall, Sammy Davis Jr. e Raquel Welch. Preparava 2 mil drinques por dia, número quase inacreditável. “Eu era uma máquina.”              
          Em 1972, Vincent Sardi Jr., o proprietário na época, reparou nele e o chamou ao seu escritório: “Joe, quero que você atenda no bar”. Ele teve medo, seu inglês não era bom. Mas Sardi prevaleceu.
          O Sardi’s foi como um lar para Petrsoric, que logo de cara mostrou-se animado por estar no centro das atenções, assim como seu irmão, Mike, que havia emigrado para a América antes e conseguido trabalho como chef do restaurante.
          Petrsoric, 78 anos, diz que oferece tratamento educado tanto a estrelas quanto para os membros dos elencos, diretores, produtores, letristas e compositores de produções da Broadway. “Para mim, todo mundo é humano.” Muitos anos atrás, ver Lucille Ball o fez entender algo sobre a fama. “Ela odiava ser velha”, lembra. “Ela não estava feliz. Deve ser muito difícil ser tão popular. Isso entra no seu cérebro e, então, você se dá conta de que não é para sempre e tem que colocar os pés no chão.” Ainda assim, ele teve seus favoritos. O ator que mais gostava de servir era Jack Lemmon. “Ele era uma pessoa real. Vinha sempre que estava em Nova York. James Gandolfini, Vanessa Williams, eles eram legais. Paul Newman era muito quieto. A esposa do ator, a atriz Joanne Woodward, “vinha com ele, e toda vez que ele ia ao banheiro, ela o esperava na porta, não sei por qual razão.” Expulsar bêbados do bar era uma tradição para ele. “Você diz gentilmente: ‘Hora de ir’. E eles vão”, diz Petrsoric. “Certa vez, chegou um cara carregando duas armas. Vi que ele era maluco e disse: ‘Vamos dar uma festa privada’. Ele respondeu: ‘OK, estou indo.’ Não quero machucar ninguém. Eu me preocupo com todos. Tive que levar muitas pessoas para casa quando ficaram bêbadas.”
          Em uma noite pouco depois de meados de 2023, o barman, conhecido por todos como Joe, encerrava seu expediente, pronto para se aposentar após 55 anos. 
          Desde que a notícia da aposentadoria de Petrsoric foi divulgada, os frequentadores do bar têm se aglomerado, pedindo para que ele lhes sirva um último drinque. “Ele está aqui há muito tempo e viu de tudo”, diz Max Klimavicius, sócio-gerente do Sardi’s. “Veja como ele é jovem. Ele ainda tem muita energia, está sempre sorrindo.” 
          Josip Petrsoric preparou bebidas no Sardi’s, em Nova York, durante 55 anos, mas chegou a hora da aposentadoria
(Estadão - 13.10.2023 - Tradução: Livia Buelon Gonçalves)

21 de out. de 2023

Atakarejo

          A Atakarejo foi fundada em 1994 pelo empresário Teobaldo Costa e tem, considerando dados de outubro de 2023, 28 lojas na Bahia e 22 lojas estão em Salvador. É a maior rede atacadista da Bahia e a sexta maior do país. A receita bruta foi de R$ 3,7 bilhões em 2022.
          No início do mês de outubro de 2023, após cerca de um ano de negociações, a gestora de investimentos Pátria compra de 56% do Atakarejo, e com isso ingressou no segmento atacarejo e na região Nordeste. Os valores não foram divulgados mas, estima-se em cerca de R$ 650-700 milhões para a participação de 56%.
          O Valor apurou que os donos do Atakarejo buscavam vender o negócio pelo menos desde 2021 e sondaram rivais como Grupo Mateus e Assaí. Porém, o foco das redes em crescer por meio da expansão orgânica, mais barata considerando os múltiplos demandados pelas redes rivais, impediu que as conversas avançassem.
          Teobaldo Costa permanece à frente das operações da empresa após o acordo. O acordo não define um prazo específico para o fundador permanecer à frente após vender a participação majoritária.
          No curto prazo, o Pátria pretende montar uma operação no segmento de cash and carry, alocada em um novo fundo de investimento, principalmente por meio de abertura de novas lojas e aquisições pontuais, disse o gestor. Os novos parceiros planejam abrir de 10 a 15 novas lojas anualmente, totalizando pelo menos 50 lojas em cinco anos.
          Paralelamente, o Pátria estruturou outro fundo, distinto do novo veículo de investimento, apenas com ativos de cadeias regionais de retalho alimentar e de empresas de logística e distribuição. Nessa operação, cinco redes de supermercados formam o grupo Plurix, 21º maior varejista do país e 13º do estado de São Paulo. Em 2023, o faturamento foi de R$ 3,97 bilhões, segundo ranking da associação industrial Abras.
          Somando os números do varejo e do atacadista recém-adquirido, a receita bruta chegaria a R$ 7,7 bilhões em 2022. Internamente, o Pátria vê os negócios como dois segmentos distintos com teses de investimento independentes e não contabiliza os ativos como uma unidade única.
          A maior parte dos recursos da transação irá para o negócio e uma pequena parcela para o bolso dos acionistas. Anteriormente, o fundador detinha 93% do capital, ficando os 7% restantes com seu filho Gabriel Costa.
          “É muito mais uma transação primária [recursos para o negócio] do que secundária [para o bolso dos sócios] porque é muito pequena”, disse Luís Felipe Cruz, sócio do Pátria e chefe de investimentos de private equity no Brasil. “O objetivo é acelerar a expansão de um negócio que avaliamos ser muito resiliente e que entendemos ainda ter uma elevada capacidade de crescimento.”
          Junto com o projeto de crescimento, o capital alocado inclui uma parcela para reduzir o nível de endividamento da empresa para ajudar a equilibrar a estrutura de capital. Em 2022, a empresa emitiu R$ 140 milhões em debêntures não conversíveis em ações.
          Nos próximos anos, a rede espera consolidar sua atuação no Nordeste do Brasil, saindo da Bahia e indo para estados próximos, disse Marcos Ambrosano, sócio do Pátria e ex-executivo do Walmart. “Estamos bem posicionados para crescer organicamente e, se surgirem oportunidades de investimento inorgânico, iremos avaliá-las.” O foco das novas lojas será cidades com mais de 200 mil habitantes.
( Fonte: Valor - 04.10.2023 / Estadão - 15.10.2023 - partes)

20 de out. de 2023

GameStop

          A empresa varejista de jogos e vídeos e entretenimento GameStop foi fundada em 1984 em Dallas, Texas, nos Estados Unidos. Foi fundada por James McCurry e Gary M. Kusin, que eram colegas na Harvard Business School.
          O nome inicial de Babbage's foi em homenagem ao matemático Chales Babbage e começou no ramo de softwares para computador. Rapidamente mudado seu foco para jogos eletrônicos com as vendas do Atari 2600. Em 1988 começou a vender ações na bolsa de valores, e em 1994 se juntou a Software Etc. criando a NeoStar Retail Group.
          A GameStop é uma tradicional rede de lojas de videogames dos Estados Unidos, no entanto, as receitas da empresa vinham caindo nos últimos anos – apesar da alta da indústria de videogames. Isso porque a preferência por mídia digital derrubou as vendas da companhia. As próprias fabricantes de consoles possuem lojas on-line que vendem cópias digitais de jogos recém lançados e contam com dezenas de promoções semanais. A companhia também concorre na venda de mídia física pela internet com varejistas como a gigante Amazon.
          Em janeiro de 2021, a comunidade Wall Street Bets, do website Reddit, descobriu um buraco nas ações da GameStop pela bolsa de valores americana. Diversos investidores, visando a queda no capital mercadológico da rede de games, permitiram que todas as vendas de ações fossem acordadas sob "venda a descoberto", ou "vendas fantasmas", o que permitiria aos apostadores venderem as ações por preços altos, comprando-as novamente por um preço menor no futuro, obtendo lucro.
          Em uma operação chamada 'venda a descoberto', operadores 'alugam' ações da empresa e vendem para outros investidores, acreditando que o preço vai cair. Ao final de um prazo determinado, esses operadores têm que devolver a ação para o dono original, independente da sua cotação.
          Para que o esquema de venda a descoberto funcionasse, seria necessário que o valor de mercado da GameStop caísse. O que aconteceu foi o contrário: redditors, num movimento orquestrado em um fórum do Reddit (o Reddit funciona como um grande fórum on-line, que é dividido entre diversas comunidades, chamadas de subreddits), começaram a investir do seus próprios bolsos, fazendo o valor da compra dos ativos saltar mais de 1800% na Bolsa de Nova York (Nyse): dos US$ 19,95 no início do mês de janeiro (2021) para o pico de quase U$350,00 no fim, forçando os investidores das "ações fantasmas" a recomprarem seus ativos por valores exorbitantes, muito maiores daqueles pelo qual haviam vendido.
          Com a alta das ações, como ocorreu com a GameStop, os investidores que apostaram na queda do preço das ações foram obrigados a comprar o papel a um preço maior para mitigar as perdas, num movimento conhecido como 'short squeeze'.
          Há ainda um fenômeno que influencia os preços das ações chamados de “gamma squeeze”. O “gamma squeeze” está relacionado com a velocidade de variação do preço do papel. No momento em que ocorre a aceleração do preço do ativo, quem apostou na queda da ação, mas não viu esse movimento se concretizar, é obrigado a zerar essa posição (comprar ações para devolver a quem a alugou) de forma bastante acelerada, o que também ajuda a turbinar os preços dos papéis.
          Seu valor de mercado (a soma do valor de suas ações) passou de US$ 1,3 bilhão no final de 2020 para US$ 22,5 bilhões em 27 de janeiro de 2021. Só no dia27, as ações da empresa subiram 134%, a US$ 347,51.
          Com a compra em massa de ações da GameStop, e consequente valorização do papeis, quem apostava contra a empresa no mercado financeiro saiu prejudicado.
          Corretoras como a Robinhood precisaram congelar as transições de compra para a NYSE: GME, sendo acusada e investigada por manipulação de mercado. Internautas também encontraram a brecha nas ações de empresas como a rede de cinemas AMC e a Blackberry, que também enfrentavam momentos de abalo financeiro.
          No dia 19 de maio de 2022, a histórica saga ganhou um ponto final com o anúncio de que o Melvin Capital, que liderava os shorts sellers, estava liquidando os ativos que gerenciava para poder fechar as portas. O proprietário do fundo, Gabe Plotkin, disse aos investidores que o próximo passo" seria "se afastar do gerenciamento de capital de outros, e garantiu que pelo menos metade do dinheiro seria transferida até 31 de maio, com o restante chegando até 30 de junho (2022).
Escolhas ruins
          O Melvin Capital foi um fundo de sucesso, que começou a operar em 2021 com mais de US$ 12 bilhões no caixa. No entanto, sua aposta pública contra a GameStop e outras empresas em dificuldades a tornou em uma espécie de vilã do mercado de ações, sofrendo uma onda de investimentos centrada na GameStop e outras empresas que elas apostou contra.
          Por consequência, o fundo de Plotkin amargou uma perda de 53% em janeiro de 2021 e foi necessária uma injeção de dinheiro de US$ 2,75 bilhões para amenizar as marcas da batalha que travou e manter as perdas em 39% no ano.
          A saga GameStop não foi o único fator envolvido, no entanto. Melvin registrou uma perda de 23% até abril de 2022, parcialmente relacionada as escolhas ruins de ações.
          Depois do impulso à GameStop, os especuladores do Reddit mudaram sua atenção para a BlackBerry e outras empresas enfraquecidas, mas a história de sucesso não se repetiu e não houve consequências semelhantes as de Melvin para outros fundos de investimento.
          A GameStop opera 6700 lojas no Canadá, Porto Rico, Irlanda, Áustria, Dinamarca, Suécia, Rússia, Noruega, Finlândia, Alemanha, Espanha, Suíça e Itália. Além disso, tem três websites (GameStop.com, EBgames.com e ImpulseDriven.com) e a revista Game Informer. Suas subsidiárias são a EB Games Austrália, GameStop e EB Games. A sede da empresa fica em Grapevine, Texas, Estados Unidos. Em 20 de outubro de 2023, a ação (GMT-4) estava cotada em US$ 13,64 na NYSE.
          O filme Dinheiro Fácil, que estreou na Mostra São Paulo de Cinema 2023, sobre esse episódio, tem como sinopse o texto  seguir:
          "Baseado na inacreditável história real de pessoas comuns que viraram a página contra Wall Street e fizeram fortuna ao transformar a GameStop, uma lojinha de videogames de shopping, na companhia com as ações mais valorizadas do mercado. No meio de tudo isso está um cara normal, Keith Gill, que usa todas as suas economias para comprar ações da empresa - e posta a respeito na internet. Quando os posts de Gill viralizam, sua vida e a de todos os que o seguem começa a mudar. E quando a dica de ações se transforma num movimento, todo mundo fica rico, até que os bilionários começam a contra-atacar, e os dois lados percebem que seus mundos foram virados de cabeça para baixo."
(Fonte: G1 - 27.01.2021 / Wikipédia / Exame 20.05.2022 - partes)

19 de out. de 2023

Vallourec

          O grupo francês Vallourec atua no Brasil desde 1952, quando o governo Vargas planejou a criação da petrolífera estatal Petrobras e convidou empresas europeias a operar no Brasil e abrir caminho para a extração de petróleo.
          A Vallourec fabrica tubos para a indústria de petróleo e gás, com grande atividade e mais de 7.200 funcionários no Brasil, onde também atua na indústria de mineração e siderurgia e possui uma unidade de manejo florestal.
          São cinco unidades em Minas Gerais, duas em São Paulo, uma no Rio de Janeiro, uma no Espírito Santo e uma no Rio Grande do Sul.
(Fonte: jornal Valor - 22.11.2021)

18 de out. de 2023

Lucato

          Gilson Lucato começa a trabalhar com seus tios, em 1966, em uma banca na Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Com a experiência de seus tios, pioneiros nesse meio, ele aprendeu bastante sobre a venda de laranjas para a indústria de suco e resolveu colocar em prática. Desde 1967, a Lucato é reconhecida pela comercialização de laranjas e tangerinas.
          Com a experiência da Ceagesp, Gilson começou, em 1972, a comandar a Lucato. O jovem do interior cuidava das embalagens das laranjas de manhã e à noite vendia suas laranjas na Ceagesp.
           A qualidade na escolha dos fornecedores, na produção, nos produtos, nas embalagens e nas entregas tornou-se um mantra para Lucato. Por volta de 1976, a qualidade, como grande diferencial já estava enraizado na empresa.
          Em 1995, após 28 anos de entrega ao trabalho, Gilson se despede do comando da empresa e deixa seu legado a seus três filhos: Junior, Carlos e Paulo.
          A força da venda para supermercados foi impulsionada em 2005, resultante em grande parte pela entrada dos três irmãos que conseguiram imprimir grande avanço na produção da empresa.
          Em 2007, com investimento de peso na tecnologia, com maquinários internacionais que começaram a agilizar a produção, mudando o conceito do mercado de laranjas, a Lucato foi considerada pioneira no ramo, na área de automatização, maquinário e modernização de embalagens.
          A ideia de transportar as laranjas em sacolas com alças surgiu em 2011. A Lucato foi a primeira empresa de laranjas do Brasil com este tipo de embalagem de transporte. No mesmo ano, começaram a produzir os próprios produtos e pararam de ser apenas uma empresa de comercialização. Atualmente, 75% da venda é de produção própria.
          Resultado da rastreabilidade e segurança de todo o processo, em 2013, a Lucato tornou-se a primeira empresa a ter certificação internacional HACCP - certificação que controla a higiene e a segurança alimentar.
          Sócios da Lucato, os filhos de Gilson ocupam diferentes cargos na empresa: Carlos Alberto é encarregado do setor financeiro; Gilson Junior comanda o setor comercial da Lucato e Paulo Henrique é responsável pela área de produção.
          O Packing House da Lucato comporta mais de 30 mil toneladas de fruta ao ano. Isso comprova o investimento em métodos e em maquinários de primeira linha para produzir a melhor fruta para o mercado.
(Fonte: site da empresa)

17 de out. de 2023

Rite Aid

          A empresa começou em 1962 como Thrif D Discount Center em Scranton, Pensilvânia. A rede 
mudou seu nome para Rite Aid em 1968 e tornou-se uma empresa de capital aberto naquele ano.
          Seu fundador e executivo-chefe, Alex Grass, ajudou a expandir a empresa e suas lojas rapidamente ao longo da década seguinte, expandindo-se para o oeste até Michigan, Ohio e ao longo da Costa do Golfo e da Costa Oeste. Por um tempo, a Rite Aid foi a maior rede de drogarias do país e a maior da cidade de Nova York.
          No final da década de 1990 e início de 2000, a Rite Aid estava envolvida em um caso de fraude contábil e de valores mobiliários. Ex-executivos da Rite Aid – incluindo Martin Grass, filho do fundador da Rite Aid e ex-presidente-executivo – foram indiciados como parte de uma fraude contábil e de valores mobiliários que, segundo os reguladores, levou a uma reapresentação de lucros de US$ 1,6 bilhão, a maior de todos os tempos na época. A empresa foi forçada a reapresentar seus lucros em 2000.
          A Rite Aid encolheu significativamente a sua base de lojas após uma fusão fracassada com a Walgreens em 2017. A Comissão Federal de Comércio tinha preocupações antitruste sobre a fusão de duas das maiores cadeias de drogarias do país. Quando a fusão fracassou, a Rite Aid concordou em vender à Walgreens mais de 2.000 lojas – cerca de 48% – juntamente com três centros de distribuição por 5,18 mil milhões de dólares. Na altura, a Rite Aid disse que ficaria com as suas localizações com melhor desempenho, e John Standley, que era o executivo-chefe, disse que a venda desses ativos era 
uma “transformação estratégica importante” para a empresa.
          A Rite Aid tentou se fundir com a rede de supermercados Albertsons, mas o negócio foi cancelado em 2018 depois de perder o apoio dos acionistas da Rite Aid.
          Durante a pandemia, a Rite Aid inicialmente se beneficiou de um boom de vendas, à medida que as pessoas estocavam desinfetantes para as mãos e produtos de limpeza e beleza. Acelerou as ofertas tecnológicas, abriu lojas de formato menor destinadas a atender às necessidades das farmácias e disse que estava se concentrando em conquistar mais clientes da geração Y e da Geração X. A Rite Aid viu 
seus lucros aumentarem e as perdas diminuírem.
          Mas à medida que a pandemia avançava, os clientes começaram a consolidar as suas idas às drogarias, cortando as oportunidades da Rite Aid para captar compras por impulso. Os protocolos de distanciamento social levaram a uma temporada de gripes e resfriados menos severa durante o primeiro inverno da pandemia, resultando em uma grande queda nos negócios de tosse, resfriado e gripe da empresa.
          “Simplesmente não percebíamos o quão evaporado esse negócio realmente seria”, disse Heyward Donigan, executivo-chefe da Rite Aid na época, em entrevista à CNBC em 2021.
          A Rite Aid tem lutado nos últimos anos para competir com concorrentes maiores, como CVS e Walgreens Boots Alliance, bem como com a Amazon. A deterioração das vendas deixou a empresa com menos dinheiro para investir nos seus negócios e com mais dificuldade em pagar a sua dívida. Em junho, de acordo com os registros da empresa, ela tinha dívidas de US$ 3,3 bilhões, sem contar o 
litígiopendente sobre opioides.
          Essa série de problemas criou “uma espécie de tempestade perfeita”. A Rite Aid fechou várias lojas nos últimos meses e está se preparando para fechar mais centenas. O encolhimento da empresa 
tornou ainda mais difícil competir.
          No domingo, 15 de outubro de 2023, a Rite Aid, ainda como uma das maiores cadeias de farmácias dos Estados Unidos, pediu falência, sobrecarregada por dívidas de bilhões de dólares, queda nas vendas e mais de mil ações judiciais federais, estaduais e locais alegando que ela preencheu milhares de receitas ilegais para analgésicos.
          A empresa entrou com pedido de proteção contra falência, Capítulo 11, em Nova Jersey. Os seus maiores credores incluem a empresa farmacêutica McKesson Corporation e a seguradora Humana Health. A farmácia arrecadou 3,45 bilhões de dólares para financiar as suas operações enquanto está em situação de falência, período durante o qual espera continuar a operar as suas lojas e a servir os seus 
clientes.
          A empresa também nomeou um novo presidente-executivo, Jeffrey Stein, para liderar a sua reestruturação. Stein é o fundador da Stein Advisors, uma empresa de consultoria financeira que se concentra na solução de empresas em dificuldades. Elizabeth Burr atuava como executiva-chefe temporária da Rite Aid desde janeiro.
          A Rite Aid disse, no dia da solicitação de falência, que estava trabalhando em um acordo potencial para vender a Elixir, a gestora de benefícios farmacêuticos que comprou por US$ 2 bilhões 
em 2015, para a MedImpact. Qualquer acordo estaria sujeito à aprovação de um juiz de falências.
          A Elixir tem sido um desafio para a Rite Aid, porque a sua menor escala colocou-a em desvantagem na negociação de contratos maiores que poderiam gerar mais dinheiro. CVS Caremark, Express Scripts da Cigna e OptumRx do UnitedHealth Group são os três maiores gestores de benefícios farmacêuticos, processando cerca de 80% de todos os pedidos de prescrição nos Estados Unidos.
          O pedido de falência representa uma queda dramática para aquela que já foi a maior rede de drogarias dos Estados Unidos. Em 1998, o valor de mercado da Rite Aid era de quase 13 bilhões de 
dólares. Fechou na sexta-feira com um valor de mercado inferior a US$ 40 milhões.
          Elizabeth Burr, a atual executiva-chefe da Rite Aid, assumiu o cargo depois que Donigan saiu abruptamente em janeiro, após quatro anos no cargo.
          Considerando números de meados de 2023 a Rite Aid tem mais de 45 mil funcionários. Nos últimos anos, a Rite Aid tem fechado lojas para acompanhar o declínio das vendas. Agora tem cerca de 2.000 locais em 17 estados. Já a Farmácia CVS tem mais de 9.500 lojas e a Walgreens cerca de 8.700.(Fonte: TY Times - 15.10.2023)

The exterior of a Rite Aid store, with its name in blue and green letters.
Exterior de uma loja Rite Aid, com nome em letras azuis e verdes, em Nova York. (Crédito...John Taggart para o NY Times)

16 de out. de 2023

Charles Schwab

          A empresa foi fundada como Charles Schwab & Co. em 1971 por seu homônimo Charles R. Schwab, em São Francisco, Califórnia. Hoje está sediada em Westlake, Texas.
          Em 1963, Charles R. Schwab e dois outros sócios lançaram o Investment Indicator, um boletim informativo sobre investimentos. No seu auge, o boletim tinha 3.000 assinantes, cada um pagando US$ 84 por ano para assinar.
          Em abril de 1971, a empresa foi constituída na Califórnia como First Commander Corporation, uma subsidiária integral da Commander Industries, Inc., para serviços de corretagem tradicionais e para publicar o boletim informativo de investimentos Schwab. Em novembro daquele ano, Schwab e quatro outros compraram todas as ações da Commander Industries, Inc., e em 1972, Schwab comprou todas as ações do que antes era a Commander Industries.
          Em 1973, o nome da empresa mudou para Charles Schwab & Co., Inc.
          A Charles Schwab oferece serviços bancários, de investimento e relacionados, incluindo consultoria e serviços de consultoria em gestão de patrimônio para clientes de varejo e institucionais. Também oferece um fundo assessorado por doadores para clientes que desejam doar títulos. 
          A empresa capitalizou a desregulamentação financeira da década de 1970 para ser pioneira nas vendas com desconto de títulos de capital. Após uma inauguração emblemática em Sacramento, o banco expandiu-se para Seattle antes que a expansão econômica da década de 1980 financiasse os investimentos do banco em tecnologia, automação e manutenção de registros digitais. O primeiro a oferecer entrada de pedidos e cotação 24 horas por dia, foi comprado pelo Bank of America em 1983 por US$ 55 milhões. Três anos mais tarde, a rentabilidade dos fundos mútuos gratuitos do banco levou o fundador a recomprar a sua empresa por 280 milhões de dólares.
          Em 1975, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA permitiu taxas de comissão negociadas e a Schwab criou uma corretora de valores. Em setembro de 1975, a Schwab abriu sua primeira filial em Sacramento, CA, e começou a oferecer serviços de corretagem com descontos. Em 1977, a Schwab começou a oferecer seminários para clientes e, em 1978, a Schwab tinha um total de 45.000 contas de clientes, dobrando para 84.000 em 1979.
          Em 1979, Schwab arriscou US$ 500.000 em um sistema de liquidação de back-office chamado BETA (que era a abreviação de Brokerage Execution and Análise de Transações), permitindo que a Schwab se tornasse a primeira corretora de descontos a trazer automação internamente. Em 1980, a Schwab estabeleceu o primeiro serviço de cotação 24 horas do setor e o total de contas de clientes cresceu para 147.000. Em 1981, Schwab tornou-se membro da NYSE e o total de contas de clientes cresceu para 222.000. Em 1982, a Schwab tornou-se a primeira a oferecer entrada de pedidos e serviço de cotação 24 horas por dia, 7 dias por semana. Seu primeiro escritório internacional foi aberto em Hong Kong e o número de contas de clientes totalizou 374.000.
          Em 1983, Stephen McLin comprou a empresa para o Bank of America por US$ 55 milhões. No ano seguinte, 1984, lançou 140 fundos mútuos.
          Em 1987, a administração, incluindo Charles R. Schwab, comprou a empresa de volta do Bank of America por US$ 280 milhões. Em 1991, a empresa adquiriu a Mayer & Schweitzer, uma empresa criadora de mercado, permitindo à Schwab executar as ordens dos seus clientes sem enviá-las para uma bolsa. Em 1993, a empresa abriu um escritório em Londres.
          Em 1995, a empresa adquiriu a The Hampton Company, fundada por Walter W. Bettinger, que se tornou CEO da Schwab em 2008.
          A negociação pela Web entrou em operação em 1996, permitindo que os clientes negociassem ações listadas e OTC, ou verificassem saldos e o status dos pedidos no site schwab.com. Em 1998, insatisfeita com os resultados internos, a empresa contratou a empresa interativa Razorfish para redesenhar o site. Anos mais tarde, o site seria inscrito na primeira Trienal Nacional de Design do Museu Cooper-Hewitt.
          Em 2000, Schwab comprou o US Trust por US$ 2,73 bilhões. Em 20 de novembro de 2006, Schwab anunciou um acordo para vender o US Trust ao Bank of America por US$ 3,3 bilhões em dinheiro. O negócio foi fechado no segundo trimestre de 2007.
          Em janeiro de 2004, a Schwab adquiriu o SoundView Technology Group por US$ 345 milhões para adicionar recursos de pesquisa de capital. David S. Pottruck, que passou a maior parte de seus 20 anos na corretora como braço direito de Charles R. Schwab, compartilhou o título de CEO com o fundador da empresa de 1998 a 2003. Em maio de 2003 Pottruck assumiu o controle exclusivo como CEO. Em 24 de julho de 2004, o conselho da empresa demitiu Pottruck, substituindo-o pelo seu fundador, Charles Schwab. A notícia da remoção de Pottruck veio no momento em que a empresa anunciou que o lucro geral caiu 10%, para US$ 113 milhões, no segundo trimestre, impulsionado em grande parte por um declínio de 26% na receita de negociação de ações de clientes.
          Depois de voltar ao controle, Schwab admitiu que a empresa havia “perdido contato com nossa origem” e rapidamente reorientou o negócio para fornecer consultoria financeira a investidores individuais. Ele também reverteu os aumentos de taxas de Pottruck. A empresa recuperou e os lucros começaram a mudar em 2005, tal como as ações.
          O fundo YieldPlus da Schwab gerou controvérsia durante a crise financeira de 2007 devido ao seu retorno de -31,7%. Os investidores do fundo Schwab YieldPlus, incluindo o próprio Charles Schwab, perderam 1,1 bilhões de dólares. Schwab fechou os fundos YieldPlus em 2011. Em abril de 2007, a empresa adquiriu a The 401(k) Company.
          Em 22 de julho de 2008, Walter W. Bettinger, o anterior diretor de operações, foi nomeado presidente-executivo, sucedendo Charles Schwab, que permaneceu como presidente executivo da empresa e disse em comunicado que "continuaria a servir como um presidente muito ativo".
          Em 2011, a empresa adquiriu a OptionsXpress. A empresa também adquiriu a Compliance11, Inc., fornecedora de software de conformidade. Em 2012, adquiriu a ThomasPartners, uma empresa de gestão de ativos.
          Em 1º de julho de 2020, a Charles Schwab adquiriu a Wasmer, Schroeder & Company, uma gestora de investimentos independente de renda fixa em contas gerenciadas separadamente com US$ 10,7 bilhões em ativos sob gestão. Em 26 de maio do mesmo ano, adquiriu as contas de gestão de investimentos da USAA por US$ 1,8 bilhão em dinheiro. Em 6 de outubro, a empresa adquiriu a TD Ameritrade.
          A partir de 1º de janeiro de 2021, a empresa mudou sua sede de São Francisco, Califórnia, para Westlake, Texas.
          Considerando números de 31 de dezembro de 2022, a Charles Schwab possuía mais de 400 filiais, principalmente em centros financeiros nos Estados Unidos e no Reino Unido. Ocupava o décimo lugar na lista dos maiores bancos dos Estados Unidos em ativos. Tinha US$ 7,05 trilhões em ativos de clientes, 33,8 milhões de contas de corretagem ativas, 2,4 milhões de participantes em planos de aposentadoria corporativos e 1,7 milhão de contas bancárias.
(Fonte: Wikipédia)

15 de out. de 2023

Birkenstock

          A Birkenstock, empresa alemã de sandálias, já foi associada a Steve Jobs, às pessoas que fazem seu próprio iogurte e aos estudantes que brincavam de hacky sack nos corredores das escolas.
          “De alguma forma, sentimos que é menos provável que uma pessoa que usa Birkenstocks atropele a Natureza do que alguém que usa pontas de asas desajeitadas”, escreveu o The Times em 1992. Será que as pontas das asas de Wall Street se revelarão guardiãs benevolentes de uma empresa cujo C.E.O. uma vez disse a Michael Lewis: “Se a empresa fosse obrigada a responder aos acionistas, isso nos destruiria”?
          Isso aconteceu em 2004, depois de alguns estudantes da escola de gestão de Berkeley visitarem a sede da Birkenstock e aconselhá-los sobre como otimizar as suas iniciativas de responsabilidade social corporativa para aumentar os seus lucros. A empresa estava cética, vendo a divulgação de boas obras como uma antítese ao espírito de filantropia discreta da marca. Desde então, a Birkenstock, no entanto, avançou cada vez mais decisivamente para o mainstream. Em 2022, graças em parte a parcerias com designers de moda como Dior e Valentino, a empresa registou mais 1 bilhão de dólares em vendas, acima dos cerca de 300 milhões de dólares em 2014.
          A repórter do NY Times Melissa Kirsch diz: "Cheguei recentemente à aceitação da Birkenstock, menos por razões de moda ou de princípio do que por conveniência: não podia mais ignorar os alarmes de colapso mecânico iminente vindo de meus próprios pés. Onde antes eu poderia ter sofrido tornozelos tortos, bolhas, cólicas e unhas mutiladas causadas por um par de sapatos desconfortáveis, mas esteticamente gratificantes, agora tenho preocupações mais literalmente pedestres. Eu quero poder andar. Não apenas agora, mas pelo resto da minha vida, no único par de pés que recebi. O fato de a moda ter decretado uma sandália cool com palmilha de cortiça e látex que se molda aos contornos específicos dos latidos dos próprios cães parece um enorme golpe de sorte para os que têm unhas encravadas e os que sofrem de joanetes, para aqueles de nós com o que eu tenho cada vez mais chamado simplesmente de 'pés ruins' ”.
          A repórter Melissa Kirsch já escreveu antes sobre como tentar ser um consumidor ético, comprar menos e apenas de empresas cujos princípios estejam alinhados com os seus. Lendo sobre a história da Birkenstock de realizar bons trabalhos sem muito alarde, sobre como eles resistiram ao conselho dos estudantes de Berkeley de tornarem sua filantropia mais pública, ele se perguntou como a resposta aos investidores mudaria a empresa. “Para um nome de calçado há muito associado à propriedade familiar e aos movimentos sociais ligados às críticas aos sistemas capitalistas”, escreveu sua colega Elizabeth Paton a semana iniciada em 9 de outubro de 2023, “a abertura de capital num momento de volatilidade econômica global poderia criar um retrocesso na reputação. Especialmente se agradar aos investidores significar comprometer a qualidade ou transferir a produção para fora da Alemanha, onde 95% dos produtos são montados e depois verificados manualmente em fábricas pertencentes à marca.”
          Na semana iniciada em 9 de outubro de 2023, a Birkenstock levantou US$ 1,48 bilhão em uma oferta pública inicial de ações.
(Fonte: NY Times - Melissa Kirsch / 14.10.2023)



María Jesús Contreras

13 de out. de 2023

Bregenz

          A empresa de serviços de informática Bregenz foi fundada em julho de 1991 pelo administrador de empresas José W. Krautler. Basicamente, a microempresa prestava serviços para uma só companhia, a Liquigás, distribuidora de GLP, que então pertencia à italiana AGIP- Azienda Generale Italiana Petroli, do grupo ENI - Ente Nazionale Idrocarburi.
          A escolha do nome Bregenz foi uma homenagem à cidade de Bregenz, capital de Vorarlberg, na Áustria, estado onde nasceu seu pai, Guilherme Krautler, autor do livro Dos Alpes Austríacos ao Xingu e Serra Catarinense.
          A Liquigás estava, no início dos anos 1990, completamente desprovida de sistemas informatizados e então começou o desenvolvimento do sistema denominado Sioper (Sistema de Controle Integrado de Centros Operativos), estrategicamente dividido em módulos, para que fosse implantado em suas dezenas de unidades de maneira gradativa, de modo que seus usuários pudessem assimilar a nova tecnologia com naturalidade. A linguagem de programação escolhida foi a Dataflex, já na época utilizada por poucas empresas e anos mais tarde sua presença no mercado encolheu ainda mais.
          Após os testes durante o segundo semestre de 1991, o primeiro módulo já começou a ser implantado no início de 1992 em diversas frentes, iniciando pelos centros operativos de Santos (que serviu de base principal para as simulações), Capuava (Mauá-SP) e Osasco. Num segundo momento as unidades do interior de São Paulo passaram a receber o sistema. Os passos seguintes foram dados na região Sul, em outros estados do Sudeste e no Centro-oeste.
          A partir de 1997, a AgipLiquigás passou a ser a única acionista das marcas Novogás e Tropigás, assumindo o controle efetivo das duas empresas, com forte presença nas regiões Nordeste e Norte do país. Foi quando decidiu levar o sistema também a essas unidades.
          Das 53 unidades, divididas entre centros operativos (onde o gás é envasado) e depósitos, que iam de Pelotas e Santa Maria no extremo sul do país, até Belém, São Luís e Fortaleza no extremo norte e nordeste, a Bregenz participou da implantação de 50 dependências. Só ficaram de fora o depósito de Ijuí (RS), fechado poucos meses depois do início do sistema, Jequié (BA) e a então recém implantada 
unidade de Aracaju.
          Por volta de meados de 1998, a Bregenz assumiu os trabalhos de help desk na matriz da Liquigás, localizada no 2º Terraço do Conjunto Nacional na Avenida Paulista em São Paulo. A participação nas implantações de praticamente todas as unidades lhe propiciou condições adequadas para enfrentar desafiante volume de atendimentos, com eficácia e rapidez, à demanda de todas a unidades da companhia.
          Nos primeiros dias do ano de 2000, porém, de maneira abrupta, unilateral e sem explicação, a Bregenz teve seu contrato rescindido com a Liquigás. Considerando o volume de trabalho, que estava sendo levado a cabo, com boa avaliação pelos usuários, dez entre dez profissionais da área de TI ficaram admirados com tal decisão da empresa.
          Em 2005, quando então a Liquigás fora comprada pela Petrobras junto aos italianos da Agip, a Bregenz foi contratada novamente, justamente para auxiliar no legado do "Sioper" em Dataflex, quando o sistema como um todo estava migrando para o software alemão SAP.