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10 de jun. de 2024

Confeitaria Vera Cruz

          A Confeitaria Vera Cruz foi fundado no bairro no Tatuapé, na zona leste da cidade de São Paulo, em 22 de setembro de 1924.
          A família de Antônio Gonçalves, português da Ilha da Madeira, comprou a Vera Cruz dos fundadores, nos anos 1940. Ele faleceu aos 93 anos, em abril de 2024. Mas seus irmãos e descendentes, além de executivos que não são da família, como Antônio Bruno, gerente da empresa, tomam conta do negócio, que além da padaria inclui uma área de restaurante com mesas para 60 pessoas. No segundo andar do prédio fica a produção e no terceiro, o estoque.
          O ambiente na Vera Cruz é todo moderno, e só faz referência ao século passado num grande painel, no interior da área de vendas, ao lado do balcão. Segundo Bruno, uma vez, há 18 anos (em 2006), veio um menino do bairro à padaria. “Ele se apresentou assim: ‘Dizem que eu sou pichador, mas na verdade sou artista’”, afirma o gerente. O menino se ofereceu para pintar o painel, com cenas da São Paulo dos anos 1920, e o gerente topou. Hoje, o painel, pintado pelo então iniciante Eduardo Kobra, é o ponto alto da decoração..
          A panificadora,, tem um enorme balcão onde podem se sentar 60 pessoas uma ao lado da outra. Ali, são servidas até 1,6 mil fatias de pizza por dia, principalmente às sextas-feiras. Um dos segredos da resiliência das padarias está na paixão que as famílias padeiras têm pelo negócio, de acordo com Antônio Bruno. A Vera Cruz é tocada pela família– embora já não seja a família fundadora.
(Fonte: Estadão - 10.06.2024)

9 de jun. de 2024

Rare Beauty

          A marca de maquiagem Rare Beauty foi lançada em meados de 2021 pela cantora e atriz Selena Gomez.
          Desde que foi lançada, a Rare Beauty é considerada um sucesso. A marca de maquiagens - e agora também de cuidados corporais - de Selena Gomez conseguiu conquistar o público através de seus produtos de alta pigmentação, tecnologia e acessibilidade. O sucesso é tão grande que hoje, cerca de três anos após o lançamento, a marca já chega ao valor de dois bilhões de dólares.
          Sempre que se vê uma empresa consideravelmente nova conquistar números estrondosos pergunta-se o que há por trás de tanto sucesso e no caso da Rare Beauty não é difícil de entender. Tudo começa com o alcance da sua criadora, estrela desde a infância e que hoje faz parte de séries premiadas, como Only Murders in the Building, além de somar 429 milhões de seguidores apenas no Instagram (dados de junho de 2024)
          Então sim, a Selena atrai público, mas mesmo que ela não fosse a fundadora, os produtos ainda continuam tendo uma fórmula com excelente desempenho. Afinal, hoje em dia, uma celebridade ser proprietária não garante o sucesso de uma marca.
          Já vimos diversas empresas de famosas sendo encerradas, mas a Rare continua crescendo e acumulando fãs. Isso se dá porque a marca não se concentrou em seguir tendências passageiras, mas sim em criar itens acessíveis, fáceis de usar e o mais importante, inclusivos!
          A base líquida da marca possui 48 tons, que atende desde a pele mais clara até a retinta, o que é algo raro infelizmente. Além disso, suas embalagens foram pensadas em acessibilidade, garantindo que pessoas com pouca mobilidade consigam abrir e aplicar todos eles.
          É aí que mora o diferencial: Selena consegue ouvir as necessidades do público e, ao mesmo tempo, unir às dela - a cantora possui mobilidade reduzida devido ao lúpus - em itens que vão da make do dia a dia até grandes eventos. Essa sensibilidade acontece também nos valores da Rare Beauty. A marca foi fundada com uma causa social em sua essência, prometendo dedicar 1% das vendas ao seu fundo interno.
          O blush líquido da marca ganhou força após os reviews no TikTok e mais tarde foi a vez do lip oil aparecer como o produto indispensável para o verão. Selena também faz parte disso, divulgando sua marca e fazendo tutoriais. Nos primeiros meses da marca, ela gravou horas e horas fazendo maquiagem para um de seus programas de TV, ajudando a fomentar ainda mais o desejo do público.
          Claro que o marketing desempenha um papel importante nesse sucesso e para Rare, as redes sociais são as maiores aliadas. No Tiktok, a marca possui mais de três milhões de seguidores; no Instagram, o número dobra, com mais de seis milhões e cada conteúdo é adaptado de acordo com a linguagem da plataforma. E não é apenas o marketing da marca que é poderoso, as consumidoras também ajudam na divulgação.
          A marca já cresceu muito nos três primeiros anos e, ao que tudo indica, há muito mais por vir. Prova disso é a linha de cuidados corporais, lançada no início de 2024, com produtos focados no cuidado corporal e também mental, que conversa totalmente com o discurso de Selena em suas redes sociais e entrevistas.
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Foto: Selena Gomez (Reprodução/ Instagram)
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Foto: Rare Beauty (Reprodução/ Instagram)
(Fonte: Steal the |Look - 19.03.2024)

8 de jun. de 2024

Café Girondino

          









Café Girondino, no Centro de SP. — Foto: Reprodução/ Instagram











          O Café Girondino foi inaugurado em 1998 na Rua São Bento, próximo ao Mosteiro de São Bento, no centro da capital paulista. Antes, entre 1875 até 1920, ele funcionou na esquina da Rua 15 de Novembro com a Praça da Sé. Na época do Brasil Império, o local era visitado pelos barões do café.
          A versão atual da casa, que passou a funcionar neste endereço na década de 1998, fazia homenagem ao antigo Café Girondino, fundado em 1875.
          O ambiente da versão mais moderna, no entanto, refazia a atmosfera elegante do café do passado, com piso de madeira (importadas da Espanha), grandes balcões com tampos de pedra rosada, mesinhas de madeira cobertas com toalhas brancas e garçons à moda antiga.
          O local era vizinho de frente do Mosteiro de São Bento, ponto turístico da capital paulista, e se situava dentro dos perímetros do chamado Triângulo SP - ou Triângulo Histórico - que engloba o Largo São Bento, Pateo do Collegio e Largo São Francisco.
          O histórico Café Girondino, porém, que funcionava havia 26 anos, fechou as portas na segunda-feira, 3 de junho de 2024.
          Em comunicado nas redes sociais, os proprietários informaram que a "pandemia deixou cicatrizes que não curaram. Lutamos bravamente. Não nos faltou valentia e resiliência. Há quase uma semana a nossa porta está fechada. E assim permanecerá".
          Houve também agradecimentos aos clientes da "instituição paulistana", como o próprio café se declarava. "A todos vocês, que construíram essa linda história com a gente, o nosso muito obrigado."
          Felippe Nunes, um dos proprietários do Girondino, se mostrava interessado pela revitalização do Triângulo Histórico e participava de diversos eventos de estímulo. Questionada, a Prefeitura disse que desde 2021 promove políticas para revitalizar o centro, incluindo a área do café.
          A marca "Girondino", que teve sedes e pontos de diferentes, completaria 150 anos em 2025.
(Fonte: Portal G1- 07.06.2024 / Portal Terra - 07.06.2024 - partes)

7 de jun. de 2024

Novo Banco

          O Novo Banco é um banco português, estabelecido a 4 de agosto de 2014, numa intervenção de emergência do Banco de Portugal para salvar os ativos bons do anteriormente falido Banco Espírito Santo. O resgate do BES foi precipitado pelos prejuízos históricos de 3,5 bilhões de euros.
          Com sede em Lisboa, o banco alçou para a posição de CEO o executivo António Manuel Palma Ramalho, e 1º de agosto de 2016.
          Considerando números de 2016, o banco tinha um total de recursos de 52,3 bilhões de euros. O número de funcionários, em 2017, era de 5.488. O banco tem como subsidiárias o Banco Best e o Novo Banco dos Açores.
(Fonte: Wikipédia)

5 de jun. de 2024

Amigão Supermercado (antiga Companhia Sulamericana de Distribuição)

          O Amigão Supermercado (antiga Companhia Sulamericana de Distribuição) é a segunda maior rede de supermercados do Paraná.
          A rede possui 65 lojas nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul e registrou receita bruta de R$ 4,3 bilhões em 2023. 
          No início de junho de 2024, o fundo de investimento Pátria, focado no varejo alimentar, fechou o seu maior negócio desde que foi constituído, em 2019, ao adquirir o controlo da Amigão. A operação foi realizada por meio da Plurix, empresa que recebe investimentos do fundo Pátria Private Equity VI.
           Consultores de mercado afirmaram que o valor da rede adquirida é estimado entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões, mas como a Plurix adquiriu o controle, provavelmente pagou um valor menor. A negociação envolveu dívidas da varejista. A empresa não divulgou a participação adquirida – acima de 51% – nem o valor envolvido. O escritório Pinheiro Neto atuou como consultor.
          Com o negócio, a Plurix ganha volume num momento em que o mercado está atento a questões como governança e gestão – cruciais para evitar a repetição de erros que outros investidores têm enfrentado em acordos envolvendo fundos e varejistas.
          Pelas estimativas da administração, a Plurix poderá passar para a 9ª ou 10ª posição no ranking da Abras, associação nacional que representa o setor, dependendo do desempenho dos rivais. Em três anos, a empresa comercializa metade da receita de 2023 do GPA, dono da rede Pão de Açúcar. Poderia ficar em terceiro ou quarto lugar entre os maiores supermercados do Brasil.
          A posição não considera seu outro fundo que engloba a operação de atacado, que inclui a rede baiana Atakarejo, adquirida em outubro de 2023. Cada fundo possui sua própria estratégia de investimentos, portanto o Pátria não considera atividades combinadas.
          Se as atividades de varejo e atacado fossem combinadas, os fundos poderiam conquistar a sétima posição no ranking geral, estimou o Valor.
          Desde que começou a operar, em 2021, a Plurix fechou 12 aquisições no Brasil – o equivalente a uma a cada quatro meses. Possui seis marcas operacionais: Superpão, Boa Supermercados, Supermercados Avenida, Compre Mais, Empório Dom Olívio e Paraná Supermercados.
          Ao mercado, a Plurix diz que se trata de uma combinação de negócios, assim como outros negócios realizados pela empresa.
          O movimento reforça a tese de crescimento focada nas redes regionais de supermercados, muito populares neste mercado. Estas empresas têm experimentado uma expansão acima da média do mercado, apostando em lojas com grandes áreas, mas menores que os hipermercados, com uma gama de serviços relevante e na tentativa de oferecer um serviço melhor do que as grandes cadeias nacionais.
          A Plurix concentra o seu potencial de expansão em cidades afastadas das grandes áreas urbanas, mantendo a gestão do anterior proprietário. O tamanho do negócio não é fundamental para a decisão de investimento. “O que faz sentido para nós é uma operação com potencial de crescimento e gestão de qualidade”, afirma Marcos Ambrosano, presidente da Plurix.
(Fonte: jornal Valor - 05.06.2024)

4 de jun. de 2024

Pershing Square

          A gestora Pershing Square foi fundada e é comandada pelo investidor ativista de alto nível, Bill Ackman. Entre os investidores do grupo estão Arch Capital, Consulta Limited, Iconiq Investment Management, Menora Mivtachim Holdings, vários family offices e investidores adicionais.
          A empresa foi criada por volta de 2003 e o negócio é inteiramente detido por funcionários da Pershing Square desde a fundação.
          A última declaração da sociedade gestora detalhou mudanças organizacionais significativas, incluindo a nomeação de Ben Hakim como diretor da Pershing Square Capital Management (PSCM). Esta reestruturação visa garantir que Bill Ackman retenha o poder de voto, salvaguardando-o contra uma potencial diluição acionista. Ackman, conhecido pelas suas posições estratégicas contra empresas como a Herbalife e a seguradora de títulos MBIA, tem uma presença robusta tanto na sala de reuniões como nas redes sociais.
          No início de junho de 2024, o banco de investimentos brasileiro BTG Pactual fez parte de um consórcio que adquiriu 10% do capital da gestora Pershing Square, de Bill Ackman, segundo documento divulgado pela empresa.
          “Temos o prazer de convidar um grupo de parceiros de classe mundial e de longo prazo como investidores. Embora as participações individuais dos investidores não tenham sido especificadas, a participação total de 10% foi comprada por US$ 1,05 bilhão.
          A reestruturação também estabelece um novo conselho de administração. Será composto por cinco membros independentes – Kerry Murphy Healey, Orion Hindawi, Nicholas Lamotte, Christine Todd e o brasileiro Marco Kheirallah – além de membros ligados à equipe administrativa de Ackman: Ryan Israel, Nick Botta e Halit Coussin.
          Kheirallah, sócio de Daniel Goldberg na Lumina Capital e ex-executivo do BTG Pactual, junta-se aos representantes das sociedades gestoras recém-investidas como os primeiros sócios externos na história da empresa. Anteriormente, a Pershing Square dependia exclusivamente de parceiros executivos desde a sua fundação.
          Esta colaboração marca uma avaliação significativa da Pershing Square em pouco menos de 10 bilhões de dólares, alinhando-a com grandes intervenientes da indústria como a TPG e a CVC Capital em termos de valor de mercado, embora as suas escalas de receitas sejam um pouco mais modestas, de acordo com o Financial Times.
(Fonte: jornal Valor - 04.06.2024)

29 de mai. de 2024

Jequiti

          A empresa de cosméticos Jequiti foi fundada pelo apresentador e proprietário do SBT Silvio Santos em 2006. Seus produtos abrangem os segmentos de perfumaria, cuidados pessoais e maquiagem. O nome Jequiti foi inspirado na palavra jequitibá
          A Jequiti adota o modelo de venda direta, usando consultores para vender seus produtos. Com um portfólio de cerca de 500 itens e aproximadamente 230 mil consultores, a empresa enfrentou desafios durante a pandemia. Porém, continuou sendo um importante braço do Grupo Silvio Santos.
          Em fins de maio de 2024, de acordo com informações do jornalista Ricardo Feltrin, a nova dona da Jequiti é a Cimed, que hoje é uma das maiores empresas farmacêuticas e de cosméticos do Brasil. Fundada em 1947, a Cimed tem um faturamrnto de cerca de R$ 2 bilhões por ano.  
          Com a compra de 50% da Jequiti, a Cimed busca fortalecer ainda mais a sua presença no mercado de cosméticos. As negociações para a parceria teriam sido iniciadas em 2023, com a Cimed, primeiramente interessada na compra integral da empresa. Porém, as filhas de Silvio Santos decidiram por manter parte do negócio, resultando assim na venda de apenas metade da empresa.
(Fonte: MSN - 28.05.2023)

28 de mai. de 2024

Aura Minerais

          A Aura Minerals é uma empresa de mineração de ouro e cobre que opera no Brasil, México e Honduras.
          A Aura é uma empresa focada na mineração em termos completos – pensando de forma holística sobre como seus negócios impactam e beneficiam cada um de nossos stakeholders: nossa companhia, nossos acionistas, nossos funcionários e os países e comunidades que atendemos. O que a empresa chama de Mineração 360°. A Aura é focada no desenvolvimento e operação de projetos de ouro e metais básicos nas Américas. Os cinco ativos operacionais da empresa incluem a mina de ouro Minosa em Honduras; as minas de ouro Almas, Apoena e Borborema no Brasil; e a mina de cobre, ouro e prata Aranzazu no México. Além disso, a empresa possui Era Dorada, um projeto de ouro na Guatemala; Tolda Fria, um projeto de ouro na Colômbia; e três projetos no Brasil: Matupá, que está em desenvolvimento; São Francisco, que está em cuidado e manutenção; e o projeto de cobre Carajás na região de Carajás, na fase de exploração.
          No início de abril de 2024, a empresa anunciou um aumento de cerca de um terço das suas reservas provadas, em meio ao aumento dos investimentos em exploração. De acordo com o seu formulário de informação anual (AIF), a Aura tinha um total de 3,56 milhões de onças equivalentes de ouro (GEO), 32% a mais que os 2,7 milhões reportados no ano passado.
          Na semana de 20 a 24 de maio de 2024, a empresa deu um passo importante em sua estratégia de expansão de seus depósitos. Ao adquirir os direitos de exploração de duas novas minas, a companhia agrega potencialmente quase 1 milhão de onças aos seus recursos e reservas minerais no projeto Matupá, localizado no estado do Mato Grosso, segundo estimativas de mercado.
          Terceiro projeto do atual portfólio de crescimento da Aura, Matupá deverá iniciar a construção no terceiro trimestre de 2024, com investimentos estimados de US$ 107 milhões e produção anual de 54.700 onças nos primeiros quatro anos de operação.
          Além das reservas provadas em Matupá, a empresa poderá agregar duas novas minas caso estudos confirmem a viabilidade dos projetos Pezão e Pé Quente. A opção de compra dessas duas minas foi garantida na semana passada. Inicialmente, a empresa pagou US$ 500 mil para estudar o potencial dos projetos e pagará outros US$ 9,5 milhões para concluir a aquisição, caso decida avançar.
          Combinados, os dois novos projetos poderão agregar 627 mil onças ao projeto Matupá, considerando estimativas baseadas em relatórios da Agência Nacional de Mineração (ANM) sobre perfurações anteriores. Os trabalhos anteriores de prospecção incluíram a perfuração de 12 mil metros em Pé Quente e 9 mil metros em Pezão. Além desses projetos, a jazida de Serrinhas, na mesma região, deverá atingir potencial igual ou superior a X1, que possui 309 mil onças em reservas provadas. Os relatórios sobre Serrinhas deverão ser concluídos até o final de 2024.
          A Aura planeja investir cerca de US$ 1,6 milhão em 12 meses na perfuração de 13 mil metros para confirmar o potencial de Pé Quente e Pezão. Segundo o presidente Rodrigo Barbosa, embora os projetos sejam considerados pequenos, eles estão localizados em uma área de alta produção de ouro. Segundo o órgão regulador do estado de Mato Grosso, entre as décadas de 1980 e 1990, cerca de 5 milhões de onças foram produzidas na região por pequenas mineradoras.
          Com 200 milhões de dólares em dinheiro no final do primeiro trimestre de 2024, o suficiente para apoiar os seus planos de expansão, a Aura se beneficiou da recuperação do ouro e do cobre. O preço realizado do ouro atingiu US$ 2.340, ante US$ 2.070 por onça no início do ano. No cobre, o aumento foi ainda maior, para US$ 4,070 por libra, ante US$ 3,086 por libra. Além dos preços mais elevados, a entrada em operação do empreendimento Almas, localizado no Tocantins, impulsionou a produção da empresa no trimestre (2024) – na comparação anual, o aumento foi de 28%, para 68,2 mil GEO.
          O aumento da produção, aliado à redução de custos dada a estabilização das operações em Honduras, levou a um resultado operacional (EBITDA) de US$ 53 milhões no 1º trimestre de 2024.
          Em 2 de junho de 2025, a Aura Minerals Inc. comunicou aos seus acionistas e mercado em geral que a Aura, a AngloGold Ashanti plc e uma subsidiária integral da Aura celebraram um Contrato de Compra e Venda de Ações, por meio do qual a subsidiária integral da Aura adquirirá da AngloGold todas as ações emitidas e em circulação da Mineração Serra Grande S.A. (“MSG”), proprietária da mina de ouro Mineração Serra Grande, localizada em Crixás, no estado de Goiás. Pela aquisição da MSG, a Aura pagará à AngloGold: (i) o valor de US$ 76 milhões em caixa, na data de fechamento, sujeita a ajustes de capital de giro a ser apurado na referida data; e (ii) pagamentos de contraprestação diferida equivalentes a uma participação de 3% sobre os retornos líquidos de fundição (net smelter returns) relativos à produção futura da MSG que corresponder aos Recursos Minerais atualmente identificados da MSG (incluindo a Reserva Mineral), a serem pagos trimestralmente.
          A Aura Minerals informa, em 9 de junho de 2025, que o Projeto Era Dorado, localizado na Guatemala e adquirido após comprar os ativos da Bluestone Resources, tem recursos minerais indicados de 1,9 milhão de onças de ouro.
(Fonte: Estadão - 27.05.2024 / Fato Relevante - 02.06.2025 / Valor - 10.06.2025 - partes)

27 de mai. de 2024

Sephora

          A rede mundial de lojas de cosméticos de luxo Sephora foi fundada em 1973 por Dominique 
Mandonnaud em Paris.
          Claro que uma empresa com um nome tão pomposo teria uma explicação, digamos, maravilhosa para o mesmo. Sephora é a junção de “Zipporah”, a esposa de Moisés no Livro Êxodo, conhecida pela
beleza descomunal, com “Sephosis”, termo grego para definir vaidade.
          No Brasil, a empresa iniciou suas atividades em 2010 e chegou a mais de 30 endereços em 2017, entre lojas full e quiosques.
          Considerando números de abril de 2024, a Sephora tem 35 unidades no país..Em Portugal, há 23 lojas espalhadas pelo país. A empresa possui mais de 1750 lojas em 30 países.
          A Sephora tem uma curadoria de mais de 340 marcas, além de uma linha própria, a Sephora Collection.
(Fonte: Revista Claudia - 18.08.2016 / Wikipédia - partes)