Total de visualizações de página

25 de mai. de 2023

Echoenergia

           Em 28 de outubro de 2021, o grupo Equatorial vence disputa acirrada pela geradora eólica Echoenergia, empresa especializada em projetos de geração de energia elétrica de fontes renováveis, com portfólio já operacional no Nordeste de mais de 1 GW. O valor no negócio foi de R$ 6,7 bilhões e a empresa entra no setor de energia limpa. A compra foi do Ipiranga Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, e representa 100% das ações do capital social da Echoenergia 
Participações.
          A Echoenergia, braço de geração e comercialização de energia renovável do grupo Equatorial, está construindo suas primeiras usinas de energia solar. O início das operações está previsto para 2024. A empresa, que já tem experiência em geração de energia eólica, aposta na ampliação do acesso a clientes de média e alta tensão para expandir seus negócios.
          As duas fazendas em desenvolvimento, no Piauí e na Bahia, somarão 574 megawatts de capacidade instalada, com potencial para atender a demanda de energia de mais de 860 mil residências. O início das operações está previsto para 2024.
          Entre os parques da Echoenergia, a unidade Ribeiro Gonçalves, localizada no município homônimo do Piauí, ocupará uma área de 600 hectares e terá capacidade instalada de 223,2 MW. A expectativa é de mil empregos gerados durante a implantação do projeto.
          O complexo Barreiras I, no oeste da Bahia, terá sete parques solares distribuídos em 863 hectares. A capacidade instalada será de 351,1 MW, suficiente para atender 540 mil residências.
Considerando dados de maio de 2023, a Echoenergia tem 1,2 gigawatts de capacidade eólica.
(Fonte: jornal Valor - 24.05.2023 - parte)

Nenhum comentário: