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24 de abr. de 2022

VA Linux / VA Software

          O americano Larry Augustin ficou conhecido por tomar uma das decisões empresariais mais arriscadas do Vale do Silício. Ele foi um dos três criadores originais do Yahoo! (sim, eles eram originalmente três: Jerry Yang, David Filo e Larry Augustin). Nos primórdios da web, o Yahoo! era apenas uma lista de sites favoritos ligada a um sistema de busca. Bem na hora de transformar aquela ideia de três estudantes da Universidade Stanford em empresa, em 1994, Augustin preferiu ficar de fora. Fascinado com o fenômeno Linux, ele deixou o Yahoo! de lado para apostar suas fichas nos computadores que faziam o Yahoo! funcionar. Passou a se dedicar exclusivamente à VA Linux, a empresa que fundara no ano anterior, cujo modelo de negócios era vender PCs que funcionavam exclusivamente com Linux e software livre.
          Software livre, para quem não é do ramo, são programas de computador distribuídos com autorização para ser usados, copiados e modificados. Ao contrário do software proprietário, vendido num formato que permite aos computadores executá-lo, mas não possibilita aos programadores entendê-lo ou alterá-lo - e cuja licença de uso proíbe enfaticamente a cópia -, o software livre dá de ombros para a pirataria e aposta que tornar a informação acessível ao programador é a melhor forma de criar um ecossistema de aperfeiçoamento contínuo e de garantir longevidade dos programas.
          O sucesso e a adoção progressiva do Linux por empresas de porte como Intel ou IBM foram vistos como prova do sucesso do modelo de negócios defendido pelos partidários do software livre: entregue o software de graça para vender máquinas ou serviços de manutenção e de assistência técnica.
          A VA Linux era vista como um dos ícones desse mundo. A oferta pública inicial da empresa na Bolsa de Nova York no dia 9 de dezembro de 1999 foi o maior caso de valorização de ações em um único dia: os papeis abriram a 30 dólares e fecharam o dia a 239,25, crescimento de 698%. Com o estouro da bolha acionária americana, porém, o valor de mercado da VA Linux caiu dos 9,5 bilhões de dólares para baixo dos 100 milhões. A empresa demitiu 400 dos 575 funcionários.
          E Augustin tomou a mais temerária de todas as decisões aos olhos de seus admiradores: resolveu abandonar a exclusividade do software livre e apostar na venda de alguns sistemas proprietários, a maioria ambientes de programação e desenvolvimento. De VA Linux, a empresa de Augustin foi rebatizada de VA Software.
(Fonte: revista Exame - 10.07.2002)

Carris

          A Companhia Carris Porto-Alegrense foi criada por Dom Pedro II em 1872. Na época, o transporte de passageiros do centro da capital gaúcha para os arraias da cidade era feito por bondes puxados por mulas. Porto Alegre tinha 44.000 habitantes.
          Os primeiros projetos da Companhia Carris Porto-Alegrense foram financiados pelo Banco da Província.
          A Carris foi pioneira, em 1990, na utilização de diesel metropolitano, um combustível considerado menos poluente. Única empresa pública entre as 16 que operam na cidade, ela não recebeu aporte de verbas da prefeitura pelo menos no período de 1995 a 2002. Mesmo assim, era lucrativa.
          Considerando dados de meados de julho de 2002, a frota da Carris era de 323 ônibus e atendia 260.000 passageiros por dia e era uma das mais modernas do país. A Carris tinha então 1.530 funcionários.
          O objetivo da Carris é convencer cada vez mais usuários de carros particulares a andar de ônibus. Para isso, a empresa investe em veículos modernos e confortáveis, com vidro fumê, bancos padrão executivo, encosto alto e estofado aveludado.
          A cada dois anos, a Associação Nacional de Transportes Públicos escolhe a melhor empresa de transporte urbano do Brasil. Nas edições de 2000 e 2001 do prêmio, a Carris ficou com a taça, concorrendo com mais de 2.000 companhias em todo o país.
          A Carris possui um ônibus-museu itinerante que frequenta as escolas e os parques da cidade. Todos os anos, realiza um concurso para selecionar poemas que são impressos em adesivos colados nos veículos.
(Fonte: revista Exame - 10.07.2002) 

21 de abr. de 2022

MSK Invest

          A MSK Operações e Investimentos Ltda ("MSK Invest"), que se intitula como instituição especializada na assessoria de investimentos exclusiva em criptomoedas, foi criada em meados de 2015 por Glaidson Rosa e Carlos de Luca, que continuam como sócios. A empresa se apresenta como uma facilitadora de negociações (trade).
          A empresa apresentou um pedido de recuperação judicial depois de não cumprir com os  pagamentos devidos a clientes que investiram nesses ativos por meio dela. A empresa teria levantado R$ 700 milhões junto ao grupo de clientes.
          Em janeiro de 2022, a MSK fez um acordo com o Procon-SP para ressarcir no valor integral os investidores que tiveram os contratos desfeitos de forma unilateral no fim de 2021. Apesar do compromisso, os pagamentos que já deviam ter iniciado não foram efetuados.
          Frente às reclamações dos investidores, o Procon-SP notificou e firmou um acordo com a empresa. Em fevereiro de 2022, contudo, a entidade encaminhou uma denúncia à Polícia Civil, que colheu os primeiros depoimentos para o inquérito em março.
          O processo de recuperação judicial com data de 11 de abril de 2022, apresentado perante a 3ª Vara de Falências do Foro Central de São Paulo, solicita, entre outros pontos, a suspensão de todas ações e execuções pelo prazo de 180 dias. Uma das alegações da defesa da empresa é de que o alto número de processos bloqueando ativos contribuíram para o não pagamento dos valores acordados.
          "A recuperação judicial permite organizar quem tem direito a receber de maneira equânime ao invés de atender quem tem primeiro acesso a uma liminar. Há mais de 500 ações de arresto e bloqueio por conta dos contratos de investimento com data de pagamento que não foram momentaneamente cumpridos", afirma o advogado Kaiser Motta Júnior, do escritório Motta Advogados, patrono da empresa ao ser questionado sobre o assunto pelo Valor Investe.
          Outras duas razões pesaram para a decisão, segundo Motta. O primeiro foi o encerramento de contas usadas pela empresa para as operações de curto prazo (serviço de trading). Conforme as informações da petição do pedido de recuperação judicial, o volume negociado nas corretoras (exchanges) pelo Grupo MSK era da ordem de R$ 7 milhões por dia.
          "Dado o alto volume, travas bancárias começaram a ser acionadas e as contas encerradas sem justificativa. O dinheiro para pagar a rentabilidade aos investidores existe e estava alocado nessas contas correntes. Com isso, foi criado um enorme obstáculo à movimentação financeira", sustenta Motta Júnior. O processo cita os bancos Santander, Digimais, Plural Invest, Bradesco, Sicoob, entre outros.
          Somado a isso, a empresa sustenta que houve uma apropriação indébita da gestão da carteira de criptoativos pelo ex-trader diretor de operações, Saulo Gonçalves Roque. A situação, que estaria inviabilizando o repasse dos rendimentos financeiros dos investidores, segundo a alegação, gerou a instauração de um inquérito policial na 96° Distrito Policial –Brooklin.
          "O acordo com o Procon-SP foi feito com o intuito de acalmar os investidores. O dinheiro estava nas mãos da MSK e o planejamento do pagamento foi feito com base nisso. Mas próximo do pagamento da primeira parcela os criptoativos ethereum foram apropriados pelo sr. Saulo. Conseguimos ver isso pela tecnologia blockchain", argumenta o advogado.
          O pedido de recuperação judicial, que corre em segredo de justiça, engloba as cinco empresas do Grupo MSK: MSK Operações e Investimentos Ltda., MSK Administração e Corretagem de Seguros Ltda., MSK Serviços Digitais Ltda., MSKonforto Sofás e Colchões Ltda., e Vivva Comércio Varejista de Cosméticos Ltda.
          As atividades das empresas envolvem cerca de mais de 300 pessoas. Durante o exercício financeiro de 2021, o grupo teve uma receita bruta total de mais de R$ 300 milhões, com uma base de mais de 3.800 contratos ativos de investidores, segundo a defesa.
          Esse é mais um desdobramento do caso que envolve a empresa que prometia, em seu site, oferecer uma "alternativa para quem quer possibilidades de rentabilidade, baixo risco e simplicidade". A informação de baixo risco chama atenção, já que o mercado de criptoativos é conhecido por sua volatilidade. Na época em que parou de repassar os pagamentos aos investidores, a empresa alegou que o serviço não possui regulamentação e que o seu principal produto tinha atingindo o limite operacional, por isso parou de pagar a sua base de clientes.
          Se o pedido de recuperação judicial for atendido, um plano de viabilidade econômica deverá ser apresentando em 60 dias. A proposta precisa passar pelo aval de credores e investidores. Em não sendo aprovado, a empresa poderá pedir falência. "Reafirmamos que tudo será pago, mas dentro da recuperação judicial, que possivelmente ficará entre R$ 200 e R$ 300 milhões, já que parte do aporte já foi pago aos investidores. Fora disso, é muito difícil por todos os bloqueios judiciais. Queremos evitar o pior cenário que é a falência", argumenta Kaiser Motta Júnior.
(Fonte: Valor Investe - 20.04.2022)

19 de abr. de 2022

Ita Transportes Aéreos

          A Itapemirim Transportes Aéreos ou simplesmente ITA, é uma companhia aérea pertencente ao Grupo Itapemirim. Foi criada por Sidnei Piva de Jesus, controlador do Grupo Itapemirim, em meados de 2021.
          A promessa de recursos, cuja fonte não é divulgada, marcou o início do ITA. Piva informou ter recebido um investimento de US$ 500 milhões de dois fundos árabes, cujos nomes nunca foram divulgados. Ele até disse ter usado parte do dinheiro, mas depois alegou que o negócio havia falhado e que o dinheiro não estava mais disponível.
          A empresa deixou de voar em dezembro de 2021, deixando milhares de passageiros em terra. Tem dívidas de R$ 250 milhões, além de dívidas fiscais que ultrapassam R$ 2 bilhões.
          O Sr. Piva foi removido do controle da Itapemirim no final de fevereiro de 2022. Em 17 de março, ele conseguiu retornar, após decisão de um tribunal de falências.
          Foi marcada  a assembleia de credores da Viação Itapemirim para 20 de abril de 2022. Essa assembleia pode definir a destituição definitiva de seu presidente e proprietário Sidnei Piva.
          Em 17 de abril de 2022, portanto, poucos dias antes da reunião de credores, a companhia aérea ITA é vendida. O comprador Galeb Baufaker Junior, se apresenta como empresário imobiliário. Baufaker não tem experiência no setor de transporte aéreo, tradicionalmente conhecido por margens apertadas.
          “Não acredito que o mercado aéreo seja algo tão complicado a partir do momento em que você tem que se ater ao básico”, disse Baufaker, na primeira vez que conversou com o jornal Valor, ao lado do executivo Adalberto Bogsan, que é presidente do ITA .
          Para comprar a companhia aérea, assim como o Banco ITA, o Sr. Baufaker assumiria passivos estimados em R$ 180 milhões - - que envolvem passivos trabalhistas e arrendadores, multas e ações judiciais.
          De acordo com o contrato firmado entre os Srs. Piva e Baufaker, o negócio foi fechado em 21 de março, um dia antes de o executivo ser destituído novamente - decisão que ainda se mantém.
          O financiamento do negócio não parece estar 100% fechado. Na primeira entrevista ao jornal Valor, Baufaker disse ter uma linha de crédito de aproximadamente R$ 110 milhões com dois bancos brasileiros, usando como garantia um terreno no Gama, município próximo a Brasília. Em uma segunda entrevista ao Valor, dois dias depois, ele disse que a linha de crédito, já garantida, era de R$ 32 milhões. O executivo não apresentou nenhum documento que comprove as negociações.
          Ele também disse que estava perto de receber um empréstimo de R$ 250 milhões contratado com dois bancos americanos. Quando questionado, ele disse que não poderia revelar os nomes, “apesar de ter 99% de certeza [dos recursos]”.
          O Sr. Baufaker diz que as instituições financeiras internacionais, que segundo ele lhe prometeram o dinheiro para financiar a recuperação do ITA, entrarão em uma joint venture e atuarão como co-gerentes da companhia aérea. “Seria uma joint venture.”
          Realizar o plano de compra do ITA não é tarefa fácil. O Ministério Público de São Paulo solicitou que a companhia aérea seja incluída no processo de recuperação judicial da empresa de ônibus Itapemirim e que seja decretada a falência de ambas as empresas.
          Em 27 de maio de 2022, a justiça homologou a decisão dos credores de afastar a atual diretoria, inclusive o presidente Sidnei Piva, do comando do Grupo Itapemirim. A Assembleia de Credores votou no dia 18 (de maio) pelo afastamento do presidente do grupo, o empresário Sidnei Piva, e da diretoria. Ele está envolvido em diversas polêmicas dentro do processo de recuperação judicial da empresa, iniciado em 2016. Entre as mais recentes está o fracasso a tentativa de criar uma companhia aérea, a ITA, que parou de operar em dezembro do ano passado depois de seis meses no ar. Credores apontavam desvio de recursos dos cofres da recuperanda. O afastamento foi aprovado por 99,96% dos credores.
Na decisão, ficou estabelecido o início imediato dos trabalhos de Eduardo Abrahão, da consultoria Transconsult, que foi nomeado pelos credores como novo gestor judicial da empresa. Após a decisão dos credores do grupo Itapemirim de destituir o atual conselho de administração, incluindo o presidente Sidnei Piva, a consultoria Transconsult foi indicada pelos credores como o novo gerente judicial da empresa.
          Em 21 de setembro de 2022, o Tribunal de Justiça de São Paulo decretou a falência do Grupo Itapemirim. A recuperação judicial ocorria desde 2016 e as dívidas somam R$ 200 milhões e mais R$ 2 bilhões em despesas pendentes com impostos e previdência. A decisão é do juiz João de Oliveira Rodrigues, da 1ª Vara de Recuperação Judicial de São Paulo. Ele também indisponibilizou os bens de Sidnei Piva de Jesus, dono da empresa, que comprara a Itapemirim por R$1, por entender que a Piva Consulting, outra companhia dele, teria gerado "confusão patrimonial", ou seja, teria misturado os rendimentos das duas pessoas jurídicas. Na decisão, o juiz também autorizou um contrato de massa falida com a transportadora Suzano que, por pelo menos um ano, vai assumir os serviços oferecidos pelo grupo.
(Fonte: jornal Valor - 17.04.2022 / 27.05.2022 / 21.09.2022 / Folha de S.Paulo - 21.09.2022 - partes)

Sidnei Piva, presidente do grupo Itapemirim. — Foto: Divulgacao

Sidnei Piva, presidente do grupo Itapemirim. — Foto: Divulgacao

12 de abr. de 2022

Peróxidos do Brasil

          A Peróxidos do Brasil é uma joint venture entre o grupo belga Solvay e a PQM (Produtos Químicos Makay).
          Em 2022 a empresa investe US$ 78 milhões para aumentar sua capacidade de produção de peróxido de hidrogênio no Brasil e no Chile.
          Na planta industrial de Curitiba, no Brasil, a capacidade de produção da Peróxidos, líder de mercado na América do Sul, será aumentada em 20 mil toneladas, para 250 mil toneladas por ano, após investimentos de US$ 18 milhões.
          A planta de Curitiba, maior fábrica de peróxido de hidrogênio do mundo, foi recentemente ampliada e está com 100% de capacidade, com 250 mil toneladas por ano.Por sua escala, a fábrica de Curitiba é mais competitiva e continuará sendo a principal base de exportação da empresa para as Américas do Sul e Central. Ao mesmo tempo, a demanda no Chile ainda supera a capacidade instalada da Peróxidos no país.
          Pelo menos quatro grandes projetos de celulose que utilizam peróxido de hidrogênio na etapa de branqueamento decolaram na região ou estão prestes a se concretizar. A Bracell ampliou as operações da antiga Lwarcel em Lençóis Paulista, São Paulo; a Arauco está ampliando uma de suas fábricas no Chile, o projeto Mapa; a UPM está a caminho de iniciar as operações em uma nova fábrica no Uruguai; e a Suzano está executando o projeto Cerrado no Mato Grosso do Sul, que inclui a construção da maior linha de produção única de celulose de eucalipto do mundo.
          O peróxido de hidrogênio é usado como insumo em diversas indústrias, incluindo celulose e papel, mineração, cosméticos e produtos de limpeza. No Chile, é amplamente utilizado na criação de salmão. Quando purificado, é essencial na fabricação de semicondutores. Além de sua aplicação no branqueamento de celulose, o peróxido de hidrogênio é utilizado, por exemplo, para descontaminação nas indústrias de mineração e saneamento básico e para desinfecção.
          Ao mesmo tempo, a Peróxidos detém a única autorização no Chile para usar peróxido de hidrogênio no tratamento de piolhos do salmão, que podem infestar a pele de peixes cultivados. Para substituir as exportações do Brasil pela produção local, a empresa está investindo US$ 60 milhões para construir sua primeira fábrica no país.
          O projeto chileno começou a ser executado praticamente ao mesmo tempo que a pandemia, e inicialmente teria capacidade para 23 mil toneladas por ano. Com os atrasos causados ​​pelas dificuldades impostas pela Covid-19 e o rigoroso processo de licenciamento ambiental, a empresa acabou ampliando a capacidade prevista para 40 mil toneladas por ano. A licença já foi emitida. A nova planta, com conclusão prevista para 2022, está sendo construída na mesma área onde funciona o terminal de distribuição da Peróxidos do Brasil.
          A planta chilena foi aprovada para construção em 2019. A previsão inicial era de que ficasse pronta em 24 meses, mas a pandemia atrasou o projeto, que foi concluído no final de 2022. A fábrica, que está em operação desde janeiro de 2023, está localizada no Parque Industrial Coronel, na região do Bío Bío, e foi inaugurada oficialmente em 26 de junho de 2023.
          A Peróxidos do Brasil não divulga informações financeiras. No entanto, dadas as vendas do ano passado de 260.000 toneladas e os preços internacionais de peróxido de hidrogênio entre US$ 1.050 e US$ 1.100 por tonelada, as vendas estimadas da empresa para 2022 são de pelo menos US$ 273 milhões.
          Com a divisão do grupo belga em duas companhias abertas em dezembro, o negócio de peróxidos passará a fazer parte da “nova” Solvay, que terá foco em químicos básicos. A outra empresa, que terá foco em negócios altamente inovadores, se chamará Syensqo. Com 17 fábricas e cerca de 770 funcionários em todo o mundo, peróxidos é a segunda maior área de negócios da “nova” Solvay.
(Fonte: jornal Valor - 12.04.2022 / 22.06.2023 - partes)

11 de abr. de 2022

Fasano

          A história do Fasano começa em 1902, quando Vittorio Fasano, italiano de Milão e patriarca da família, chega ao Brasil e inaugura a Brasserie Paulista, na Praça Antonio Prado, centro histórico de uma São Paulo elegante e engravatada.
          Com a morte de Vittorio, seu filho mais novo, Ruggero, foi enviado à Itália pelos irmãos para completar os estudos na escola real de Moncalieri, próxima a Turim. Ruggero voltaria ao país em 1937 e logo reassumiria o legado gastronômico da família, reinaugurando em 1947 o Fasano na Rua Vieira de Carvalho, também no centro da cidade. A mística dos Fasano iria se revezar em outros endereços, seguindo a trilha do crescimento da cidade.
          Em 1958, chegou à Avenida Paulista, no Conjunto Nacional, onde Ruggero Fasano abriu uma confeitaria e instalou no jardim de inverno uma casa de espetáculos cuja história, para muitos, traz uma agradável lembrança. Ali celebraram-se festas de formaturas e desfilaram atrações internacionais, como Nat King Cole, sob os aplausos de celebridades como David Niven, Marlene Dietrich e Ginger Rogers.
           Em 1968, em crise, o Fasano fecha as portas no Conjunto Nacional e passa o ponto para a (italiana) Liquigás. Funcionou até 2003 na esquina da Rua Haddock Lobo com a Vittorio Fasano.
          Em 1980, Fabrizio Fasano, filho de Ruggero, executivo com formação em administração de empresas nos Estados Unidos e ex-proprietário de uma indústria de bebidas, convoca Gero, seu filho, da quarta geração, para abrir um novo restaurante no Shopping Eldorado. Na época, Gero alimentava planos de fazer cinema, mas a forte ligação que tinha com o avô Ruggero foi decisória ao assumir, sob a supervisão experiente de Fabrizio, a tradição de bem receber da família.
          Em 1982, um novo Fasano, pequeno e requintado, surge na Rua Amauri. Anos depois, em 1990, o restaurante transferiu-se para a Rua Haddock Lobo, com um projeto arquitetônico que fez jus à proposta ambiciosa da cozinha: a de ser um marco na melhor gastronomia da cidade.
          Em 2003, com a abertura do Hotel Fasano São Paulo, o restaurante (Nonno Ruggero) se transfere para seu interior, na Rua Vittorio Fasano. A inauguração do hotel marcou um novo desafio para o grupo e a realização de um sonho de Gero. Os quartos têm lençóis de algodão egípcio e almofadas de penas de ganso.
          Em 2007, inaugurou-se o consagrado Hotel Fasano Rio de Janeiro no ponto mais charmoso da cidade, na praia de Ipanema. No mesmo ano, houve a importante fusão com a JHSF – empresa que há mais de 40 anos atua no setor imobiliário com expressiva atuação nos mercados de shoppings centers e corporações imobiliárias -, que possibilitou entre outras coisas a abertura de novas propriedades nos anos seguintes.
          Em 2010, inaugurou-se o primeiro Hotel Fasano fora do país, no balneário uruguaio de Punta del Este.
          Um ano depois, em 2011, o Hotel Fasano Boa Vista, em Porto Feliz, interior de São Paulo, consolidou o Fasano na hotelaria de luxo. O Fasano Boa Vista foi eleito o 28º melhor do mundo e o segundo melhor da América do Sul pela revista norte-americana “Travel and Leisure” em 2021 e fica a menos de 1 hora da capital paulista. Os 38 quartos medem de 60 a 180 metros quadrados e possuem vista panorâmica para o campo e o lago da propriedade. Os hóspedes também têm regalias como serviço de concierge sempre a disposição, lençóis de algodão egípcio de 300 fios e travesseiros de pluma de ganso. A hospedagem fica dentro da Fazenda Boa Vista, propriedade que tem mais de 12 milhões de metros quadrados, sendo parte dela coberta por mata nativa, lagos e jardins. Também há um condomínio de luxo com mais de 200 casas, onde grandes empresários brasileiros têm suas residências. A construção foi projetada pelo arquiteto Isay Weinfeld e também conta com uma piscina de borda infinita de 25 metros de comprimento, um spa, um campo de golfe com 18 buracos, centro equestre e um heliponto.
          Em 2017, o Condomínio FRAD.E ganhou um novo capítulo em sua história com a inauguração do Hotel Fasano Angra dos Reis.
          A abertura do Hotel Fasano Belo Horizonte, em 2018, inaugurou um novo conceito de luxo em hospitalidade no qual a discrição e a sofisticação são os fios condutores do atendimento aos clientes. Também em 2018, foi a inauguração do Hotel Fasano Salvador, instalado em prédio tombado pelo patrimônio histórico, que abrigou durante 45 anos a primeira sede do jornal A Tarde. Localizado na Praça Castro Alves, possui vista inigualável para a Baía de Todos os Santos. Ainda em 2018, o Quiosque Marea, primeiro quiosque extensão de hotel na orla do Rio, foi aberto em Ipanema.
          Em 2019, com atmosfera jovem e descontraída, o charmoso Gero Panini é o novo endereço do Grupo Fasano, totalmente dedicado aos sanduíches. O conceito contemporâneo impresso no projeto de arquitetura de Sandra Sayeg, que propôs o uso de paredes de tijolos ingleses com elementos de madeira e concreto aparente - junção mais que harmoniosa com as luminárias em fios aparentes de cobre, de estilo industrial, garimpadas na Itália. Os carros chefes são os Panini e as Piadine, tradicionais sanduíches italianos, além de saladas e massas.
          Em 2020, ocorreu a abertura de três novos restaurantes Gero Panini no Shopping Cidade Jardim e no CJ Shops, em São Paulo, e também o primeiro endereço em Ipanema, no Rio de Janeiro, com a mesma atmosfera jovem e descontraída e os carros-chefes da casa - Panini e as Piadine.
          O Gero Rio, após quase duas décadas de funcionamento no casarão da esquina entre ruas Aníbal de Mendonça e Redentor, migra para a outra extremidade de Ipanema, e passa a funcionar no Hotel Fasano Rio de Janeiro.
          Localizado no CJ Shops, o empório Selezione Fasano reúne produtos de gastronomia, cestas presenteáveis, além de uma curadoria especial de produtos para a casa.
          Em 20 de maio de 2022, o Hotel Fasano Boa Vista, recebe o homem mais rico mundo, Elon Musk, o presidente da República, Jair Bolsonaro e o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Na agenda, que incluiu conversas com empresários e integrantes do governo, estavam discussões sobre iniciativas tecnológicas que auxiliem na proteção da floresta amazônica e o uso de satélites que levem internet para áreas remotas.
          O Hotel Fasano São Paulo Itaim abriu oficialmente em 8 de maio de 2023. Distribuídos em 20 andares, os 107 apartamentos do hotel variam de 30 a 190 m² e estão divididos em 6 categorias. As suítes foram decoradas com imagens da Itália antiga, todas angariadas pelo próprio Gero Fasano em suas viagens. Com o novo hotel, Fasano inaugura também a segunda unidade do restaurante Gero na capital paulista. O espaço, que conta com 100 lugares, abriga uma varanda externa. Sua localização está integrada ao lobby e possui uma sala privativa para até 20 pessoas. A nova casa será comandada pelo chef Lomanto Oliveira. O hotel conta com o Fasano Caffè, cinco salas de Spa, sendo uma preparada para terapias em casais, duas saunas, salão de beleza e academia. O empreendimento possui um Business Center com cinco salas de reunião. O bar e a piscina estão localizados no último andar.
          Hoje, a excelência do Fasano se expande pelos seus oito hotéis, em São Paulo, Rio de Janeiro, Fazenda Boa Vista, Punta del Este, Angra dos Reis, Belo Horizonte e Salvador, e os restaurantes Fasano, Baretto, Gero, Gero Panini, Parigi, Nonno Ruggero, Trattoria, Bistrot Parigi, Fasano Al Mare e Baretto-Londra.
(Fonte: site grupo Fasano / Veja São Paulo - 07.06.2017 / Época Negócios - 20.05.2022 / IstoÉDinheiro - 20.05.2022 / OESP - 09.05.2023 - partes)

7 de abr. de 2022

Nav Brasil

          A Nav Brasil Serviços de Navegação Aérea, ou apenas Nav Brasil, é uma empresa estatal, prestadora de Serviços de Navegação Aérea, serviços estes que são regulados e fiscalizados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DECEA, em consonância com as normas e práticas recomendadas pela Organização da Aviação Civil Internacional, por força da Convenção de Aviação Civil Internacional, da qual o Brasil é signatário.
          A empresa foi constituída a partir de uma cisão parcial da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária Infraero, com a versão para a NAV Brasil de todos os elementos ativos e passivos relacionados com a prestação de Serviços de Navegação Aérea, incluídos os empregados, o acervo técnico, o acervo bibliográfico e o acervo documental.
          A decisão pela criação da empresa decorre da concessão dos aeroportos administrados pela Infraero e a consequente perda de receita desta empresa, e da importância da preservação da qualidade e da segurança deste importante serviço público à sociedade. O conceito se desenvolveu no governo Dilma, foi encaminhado pelo Presidente Temer, na forma de Medida Provisória, ao Congresso Nacional, onde foi aprovada e, na sequência, sancionada pelo Presidente Bolsonaro, na forma da Lei 13.903, de 2019, e, por fim, criada, através do Decreto nº 10.589, de 2020, tramitando, portanto, por três governos, em um claro exemplo de uma decisão de Estado.
          A Nav Brasil foi constituída pela Assembleia Geral Extraordinária convocada pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, em 30 de junho de 2021, conforme Ata da Assembleia Geral de Constituição, publicada no Diário Oficial da União nº 128, de 9 de julho de 2021, Seção 1, página 57.
          A Nav Brasil terá até 1.698 servidores e R$ 25 milhões para iniciar operações. A portaria que permite a contratação de pessoal foi divulgada em 28 de outubro de 2021 em portaria do Ministério da Economia. A empresa foi a 1ª estatal criada no governo Jair Bolsonaro. É resultado de uma cisão da Infraero, responsável pela administração de aeroportos públicos –em processo de privatização. A Nav Brasil está vinculada ao Ministério da Defesa, por meio do Comando da Aeronáutica. Será responsável pelo controle do espaço aéreo do país.
(Fonte: Poder 360 - 28.10.2021 / Wikipédia - partes)


3 de abr. de 2022

Etna


Crédito: Fabiane de Paula

DESPEDIDA Clientes fizeram fila para aproveitar os descontos concedidos na loja de Fortaleza, uma das fechadas pela marca no Nordeste. (Crédito: Fabiane de Paula)


          Fundada em 2004, a rede de lojas de móveis e utensílios Etna, homônima ao vulcão que assombra a Itália há milhões de anos, conquistou o mercado ainda na metade da década de 2000 com a proposta de comercializar móveis e utensílios domésticos.
          Pertencente à família Kaufman, também detentora da rede de joalherias Vivara, a Etna chegou a ter 18 unidades distribuídas pelo país em 2015, com faturamento aproximado de R$ 500 milhões, além de 3 mil funcionários. Até então, uma adversária de peso para a Tok & Stok, outra varejista do setor que atende o consumidor desde 1978. Um dos diferenciais da Etna foi o modelo de lojas amplas para facilitar o acesso dos clientes a cada estação onde eram exibidos os produtos. Uma jornada que transportava o consumidor aos ambientes de um imóvel. A principal estratégia de venda da varejista, no entanto, tornou-se o maior entrave para a continuidade do negócio. Possíveis investidores viram no tamanho das unidades um empecilho, pois a preferência na atualidade é por espaços menores.
          Os anos passaram, a estrutura aumentou e, impactada financeiramente por crise econômica, pandemia e adoção do comércio on-line, a varejista se viu obrigada a fechar gradualmente as lojas e, sem compradores interessados, entrou em erupção. Depois de 17 anos de funcionamento, definiu que encerraria as atividades até meados do 2022, por “decisão estratégica”, que vai custar o emprego dos seus últimos 400 colaboradores.
          Com o advento da pandemia, em 2020, as restrições de circulação provocaram o fechamento temporário dos pontos físicos e impulsionaram a adoção do comércio eletrônico, segmento que não era o foco da bandeira. E nem mesmo o aumento da procura por móveis, principalmente os voltados a escritório, após a adoção do home office, beneficiou a empresa, que se viu em desvantagem em relação às concorrentes que já adotavam as vendas on-line, casos da Mobile e da Westwing. A crise econômica de 2015-2016 também teria impactado os negócios da Etna, que teve dificuldade para se recompor e ainda acabou atingida pela pandemia.
          Nelson Kaufman buscou comprador, mas o modelo de negócio foi visto com pouco interesse por possíveis investidores.
          A flexibilização das normas contra a Covid-19 pelo Brasil, segundo a Etna, não implicou no retorno dos consumidores aos estabelecimentos. Com a justificativa de vendas inferiores ao histórico dos últimos anos e da concorrência digital, a empresa optou inicialmente pelo encerramento das atividades das unidades de Belo Horizonte e Campo Grande, em 2020. Já no ano seguinte, 2021, com apenas metade das unidades ainda em funcionamento, pôs fim à atuação no Nordeste com o fechamento das lojas de Fortaleza, Recife e Salvador. A decisão na época resultou na demissão de aproximadamente 150 colaboradores diretos.
          No domingo, 20 de março de 2022, a unidade no Rio de Janeiro encerrou as atividades. A rede seguiu em operação em quatro endereços, três em São Paulo (Capital, Campinas e Sorocaba), além de uma em Brasília. As lojas teriam o funcionamento finalizado gradualmente, inclusive o e-commerce, o último a sair do ar. Segundo a empresa, todos os contratos serão honrados, a exemplo de todos os direitos trabalhistas. “A ideia é encerrar bem uma história de 17 anos da Etna com o consumidor brasileiro.”
          A concorrente Tok & Stok teria demonstrado interesse na aquisição da Etna. Mas as negociações não avançaram após a empresa desistir de ir à Bolsa para realizar uma oferta inicial de ações, segundo o jornal O Estado de S.Paulo. A família Kaufman teria optado por alocar recursos na Vivara, que passou por um IPO muito bem-sucedido e é um negócio mais lucrativo, em vez de manter o plano de expansão e crescimento da Etna.
          Apesar das justificativas da Etna para a queda na demanda, em 2021 o setor moveleiro teve, mesmo que modesta, alta no volume de vendas no varejo na comparação com 2020. 
          Fora dos planos da família Kaufman, rede de móveis e utensílios domésticos fechou gradualmente as lojas para encerrar as atividades até meados de 2022.
          A comparação ao vulcão Etna que assombra a Itália há milhões de anos está restrita ao nome. E, guardadas as devidas proporções, os contratempos decorrentes de suas atividades são capazes de tumultuar a vida de muitos cidadãos.
(Fonte: IstoÉDinheiro - 18.03.2022)

31 de mar. de 2022

Viação Cometa

          A história da Viação Cometa começa em 1937 e um loteamento distante em São Paulo deu origem à empresa. O aviador italiano Comendador Tito Mascioli decidiu morar definitivamente no Brasil, mais precisamente em São Paulo, no bairro Jardim América, após chegar ao país pela primeira vez tripulando 
uma esquadrilha composta por 14 aviões Savoia-Marchetti S.55 da Aeronáutica Italiana.
          Mascioli se tornou cunhado do agrimensor Arthur Brandi que, em 1937, fez um loteamento na região do bairro do Jabaquara, na zona Sul de São Paulo. A distância da região central de São Paulo impediu um sucesso maior das vendas.
          Então, Mascioli decidiu, através de concessão pública, criar uma linha de ônibus urbanos entre o Jabaquara e a Praça da Sé, no centro da cidade de São Paulo. A empresa inicialmente se chamava Auto Viação Jabaquara S.A. O empreendimento do ramo de transporte foi até mais bem sucedido que o do ramo imobiliário.
          No mesmo ano da criação da linha de ônibus, ele comprou uma empresa de ônibus existente desde 1943, a Empresa Auto Viação São Paulo-Santos Ltda, e em 7 de maio de 1948, o nome da companhia foi mudado para Viação Cometa S.A., inspirado no logotipo da Auto Viação São Paulo-Santos, um cometa em forma de estrela cadente.
          Na década de 1950, os famosos GMC Twin Coach, os primeiros Cometas, importados dos EUA, chegaram no porto de Santos.
(Fonte: Senta que lá vem história - Facebook)