Total de visualizações de página

26 de jul. de 2020

Caco de Telha

          O grupo Caco de Telha foi criado em 1996 por integrantes da família e amigos próximos à cantora baiana Ivete Sangalo. O grupo surgiu com um propósito relativamente modesto: gerenciar a então nascente carreira-solo de Ivete Sangalo, já em vias de se desligar da Banda Eva.
          Uma de suas primeiras atribuições foi concentrar atividades então relegadas a outras companhias, como a produção dos shows e a gravação de CDs e DVDs. Não demorou para que a iniciativa chamasse a atenção de outros astros da música, como o cantor Nando Reis. Impressionado com o sucesso do primeiro DVD da cantora, gravado no estádio da Fonte Nova, em Salvador, em 2003, Reis contratou a Caco de Telha para produzir seu show em Porto Alegre naquele mesmo ano.
          Desde então, a Caco não parou mais. Por meio de suas dez empresas, o grupo realiza dezenas de eventos por mês, que vão de megaespetáculos a formaturas em faculdades, passando por eventos corporativos, gravação de álbuns e gerenciamento da carreira de 11 bandas - além, é claro, da própria Ivete Sangalo.
          Em 2010, a cantora detinha 95% da Caco de Telha, mas não participa da gestão. A Caco de Telha tinha 220 funcionários.
          Ivete Sangalo é uma das celebridades mais bem-sucedidas do país. Já assinou dezenas de contratos de patrocínio ao longo de sua trajetória, com empresas como TAM, Philips, AmBev e Itaú. Isso sem falar na frenética agenda de shows, que inclui mais de 100 aparições por ano, e na gravação de pelo menos um DVD por temporada.
          Com a ajuda da cantora, a Caco de Telha esteve por trás de grandes eventos. Em 2010, num consórcio com a Mondo, do Grupo ABC, de Nizan Guanaes, e com a Panmusic, foi uma das responsáveis pela vinda da cantora americana Beyoncê ao Brasil.
          O grande desafio da Caco de Telha, é evitar que criador e criatura fiquem tão dependentes que um não consiga sobreviver sem o outro. Apesar de toda a diversificação, o desempenho da empresa permanecia (no início de 2010) extremamente atrelado ao sucesso de Ivete Sangalo, então responsável por 60% das receitas.
(Fonte: revista Exame - 24.02.2010)

Nenhum comentário: