Total de visualizações de página

31 de out. de 2011

Acer

          Muito se fala sobre a fúria de crescimento dos chamados Tigres Asiáticos (pelo menos antes da crise de 1997), mas pouco se conhece dos empreendedores que estão por trás desses países. Na pequena Ilha de Formosa quem quiser contar a história de como cresceram as garras desse tigre no início dos anos 1990 terá certamente de conhecer Stan Shih.
          No começo da década de 1970, com 25.000 dólares no bolso, Shih criou uma empresa de computadores, a Acer.
          A Acer de Shih é o que se pode chamar de paradigma das empresas high-tech dos Tigres Asiáticos. E Shih, um dos melhores exemplos de entrepreneur daquela região. Nascido em 1944 em Lunkang, um vilarejo de pescadores na costa sudoeste de Formosa, Shih passou a infância vendendo ovos de pata para ajudar a sobrevivência da família. Até graduar-se em engenharia, em Formosa, em 1971, enfrentou sérias dificuldades, típicas de outros chineses de sua idade.
          Quando trabalhou na Unitron, em seu primeiro emprego como engenheiro, Shih projetou, desenvolveu e comercializou a primeira calculadora de mesas de Formosa. Já na Qualitron, para onde se transferiu logo depois, liderou o primeiro projeto de pen watch do mundo, as canetas com diminutos relógios de cristal líquido que se difundiram pelo planeta nos anos 1970.
          Na Acer, o primeiro produto foi um microprocessador vendido com preço muito baixo. Ele foi o precursor da entrada da empresa no circuito internacional dos negócios.
          Shih transformou a Acer na única companhia asiática não japonesa a participar do grupo de líderes de fabricantes mundiais de computadores pessoais.
          No Brasil, a Acer tem planos de longo prazo. Tinha um representante desde 1992, a ACBr, que era o distribuidor da companhia.
          Quase vinte anos depois, em 1992, de suas linhas de montagem saía um computador a cada 15 segundos. Naquela época, a Acer tinha um faturamento anual de 1,2 bilhões de dólares.
(Fonte: revista Exame - 04.08.1993) 

Nenhum comentário: