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31 de out. de 2011

Air Koryo

           No início da década de 1950, a Sokao - Soviet-North Korean Airline se estabeleceu como uma joint venture Norte-coreana-Soviética para conectar Pyongyang com Moscou. Voos regulares começaram no mesmo ano. Os serviços foram suspensos durante a Guerra da Coreia.
          A aerovia estatal norte-coreana Air Koryo se formou sob o controle da Civil Aviation Administration of Korea - CAAK, iniciando as operações em 21 de setembro de 1955 com aviões Lisunov Li-2, Antonov An-2 e Ilyushin II-12. Em 1960, juntaram-se à frota os aviões Ilyushin Il-14s e Ilyushin Il-18s.
          A Air Koryo é considerada a pior companhia aérea do mundo. Todos os anos, ela recebe somente uma estrela no ranking mundial mais importante, o Skytrax, que avalia serviço e conforto de centenas de empresas aéreas. Os destinos regulares internacionais operados pela estatal são rotas a partir de Pyongyang, a capital do país, com destino a Pequim, Shenyang, Xangai e Dandong, na China; e Vladivostok, na Rússia, entre outras.
          Entre os motivos de a empresa ter uma péssima reputação estão a qualidade do serviço de bordo e uma péssima avaliação das amenidades para os clientes oferecidas em seu hub – o aeroporto internacional de Sunang, na capital Pyongyang.
          Muitos clientes reclamam que os procedimentos de emergência são anunciados de forma superficial, que há bebidas efervescentes "difíceis de identificar" e que os motores das aeronaves são "incrivelmente barulhentos". Outros especificam detalhes sobre o entretenimento de bordo: geralmente músicas que reverenciam Kim Jong-un e documentários sobre a família do ditador.
          A frota da Air Koryo pode ser considerada um “museu aéreo”. São, em grande parte, aviões dos tempos da União Soviética e que atraem, principalmente, aficionados por aviação: modelos ucranianos (Antonov An-24) e russos (Ilyushin Il-18, Il-20, Il-22 e Il-38; além de Tu-134 e Tu-154) que fazem geralmente voos domésticos na Coreia do Norte.
          Os interiores de modelos mais antigos, como Antonov e Ilyushin, são retrô e, em alguns deles, os passageiros podem dobrar as poltronas da frente para ter mais espaço para as pernas. Mesmo tendo grande parte uma frota das décadas de 1960, 1970 e 1980, a empresa não renovou suas cabines para garantir maior comodidade aos clientes.
          Nas aeronaves mais antigas, como no Ilyushin Il-62, os pilotos da empresa não podem esperar por cockpits modernos com telas digitais e instrumentos de última geração. No perfil Calflier001, na plataforma Flickr, é possível ver fotos de aviões da empresa estatal norte-coreana.
          A frota da companhia, porém, não é formada somente por "dinossauros do ar". Há modelos mais novos também, como os Tupolevs Tu-204 recebidos a partir de 2007 e que operam geralmente as rotas internacionais da companhia. Mas a idade média das aeronaves passa de 30 anos. Não se pode esquecer de uma coisa: não importa a idade do avião, o mais importante é a manutenção.
          Além dos destinos regulares, a Air Koryo tem rotas esporádicas, de acordo com a demanda de passageiros, para Bangcoc, na Tailândia; Kuala Lampur, na Malásia; e Kuwait.
          De acordo com o site da companhia estatal norte-coreana, há bilhetes para Pyongyang, a partir de Pequim, de Shenyang, de Vladivostok, de Shangai e de Dandong.
          Apesar de ter uma frota em que a média de idade passa de 30 anos, a empresa registrou apenas um acidente com vítimas: em 1983, um Ilyushin Il-62 da CAAK (predecessora da Air Koryo) colidiu com as montanhas Fouta Djallon, na Guiné, matando as 23 pessoas a bordo.
          Em março de 2006, a empresa norte-coreana ficou proibida de usar o espaço aéreo europeu por não cumprir com os padrões internacionais de segurança. Porém, em 2010, a União Europeia levantou parcialmente a proibição depois que a estatal introduziu dois Tupolev Tu-204, aeronaves que satisfazem os padrões de segurança estipulados por Bruxelas.
(Fonte: dw.com - 29.11.2017 - Fernando Caulyt / Wikipédia)

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