A Alpargatas foi fundada em 1907, com o nome original de Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados, pelo escocês Robert Fraser, oriundo da Argentina, em associação com uma indústria inglesa. Robert Fraser havia criado fábricas de alpargatas na Argentina e no Uruguai. Alpargatas (segundo o dicionário Aurélio), significa sandália, calçado que se prende ao pé por meio de tiras de couro ou de pano.
Iniciou suas produções no distrito da capital paulista da Mooca, erguida junto à linha do trem. Já em 1909, a empresa - com o nome de São Paulo Alpargatas Company S.A. - encontrava o sucesso na venda de seus produtos graças à utilização das sandálias e lonas na produção cafeeira.
Na década de 1930 o controle acionário da São Paulo Alpargatas foi transferido para a empresa argentina. No entanto, em 1982, após um gradativo processo de nacionalização do capital, iniciado em 1948, a São Paulo Alpargatas deixou de ter participação argentina e passou para ao controle do Grupo Camargo Corrêa, seu maior acionista.
Em 1962, a Alpargatas cria o que seria um ícone na indústria calçadista brasileira: as sandálias Havaianas. Durante pouco mais de três décadas, as Havaianas não experimentaram mudança alguma: eram produzidas em quatro cores, em um único modelo, a preços baixos e destinadas às classes C, D e E. Mas, a partir de meados da década de 1990, com novas e intensas campanhas de marketing, criação de mais modelos, lançamento de linhas especiais, aprimoramento das embalagens, preços diferenciados e uma correta exposição em pontos de venda diversificados, o modelo entrou num ciclo de expansão, inclusive no exterior.
Superando inúmeras dificuldades ao longo dos cem anos, a companhia tornou-se uma das maiores indústrias calçadistas do Brasil.
Em 1998, a Alpargatas deixa o prédio da Rua Doutor Almeida Lima, 1134, Parque da Mooca, que serviu de sede desde 1907. No mesmo ano de 1998, o prédio passou a abrigar a Universidade Anhembi Morumbi.
Em outubro de 1999 adquiriu mais de 3% da Alpargatas Argentina, sua antiga controladora, passando a ser a maior calçadista da América do Sul, e em abril de 2013 comprou a totalidade das ações da subsidiária argentina e com isso passou a ter 100% da empresa.
Iniciou suas produções no distrito da capital paulista da Mooca, erguida junto à linha do trem. Já em 1909, a empresa - com o nome de São Paulo Alpargatas Company S.A. - encontrava o sucesso na venda de seus produtos graças à utilização das sandálias e lonas na produção cafeeira.
Na década de 1930 o controle acionário da São Paulo Alpargatas foi transferido para a empresa argentina. No entanto, em 1982, após um gradativo processo de nacionalização do capital, iniciado em 1948, a São Paulo Alpargatas deixou de ter participação argentina e passou para ao controle do Grupo Camargo Corrêa, seu maior acionista.
Em 1962, a Alpargatas cria o que seria um ícone na indústria calçadista brasileira: as sandálias Havaianas. Durante pouco mais de três décadas, as Havaianas não experimentaram mudança alguma: eram produzidas em quatro cores, em um único modelo, a preços baixos e destinadas às classes C, D e E. Mas, a partir de meados da década de 1990, com novas e intensas campanhas de marketing, criação de mais modelos, lançamento de linhas especiais, aprimoramento das embalagens, preços diferenciados e uma correta exposição em pontos de venda diversificados, o modelo entrou num ciclo de expansão, inclusive no exterior.
Superando inúmeras dificuldades ao longo dos cem anos, a companhia tornou-se uma das maiores indústrias calçadistas do Brasil.
Em 1998, a Alpargatas deixa o prédio da Rua Doutor Almeida Lima, 1134, Parque da Mooca, que serviu de sede desde 1907. No mesmo ano de 1998, o prédio passou a abrigar a Universidade Anhembi Morumbi.
Em outubro de 1999 adquiriu mais de 3% da Alpargatas Argentina, sua antiga controladora, passando a ser a maior calçadista da América do Sul, e em abril de 2013 comprou a totalidade das ações da subsidiária argentina e com isso passou a ter 100% da empresa.
Em 2007, um escritório da Alpargatas com 23 executivos começou a operar em Nova York, sob a presidência da americana Elaine Sugimura. Inicialmente dedicado a 400 clientes - entre os quais 40 estrelados, como Macy's e Saks - o grupo, um ano depois (2008), atendia 1.700 pontos-de-venda.
Em fins de 2008, a Alpargatas contratou o executivo Eno Polo para presidir a recém-criada subsidiária, em Madri. Até o mês de abril daquele ano, ele comandou a operação de calçados da Nike nos mercados ibéricos. Foi a combinação de conhecimento do produto e do mercado europeu que fez com que a Alpargatas visse nele o executivo ideal para presidir sua unidade em Madri. Eno Polo, um queniano filho de mãe francesa e pai italiano é a personificação da segunda fase da expansão internacional da Alpargatas com sua principal marca, a Havaianas, responsável por metade de suas vendas de 1,6 bilhão de reais em 2007. A Havaianas já chegavam a 80 países. A meta era que as vendas internacionais passassem de pouco maia de 10% da receita total da companhia para um terço em 2012. A presença das marcas Topper e Mizuno na América Latina deveriam contribuir para o resultado.
Em 2012, a Alpargatas anunciou a compra de 30% da Osklen, de alta moda masculina, por R$ 67,5 milhões. Em 2014, pagou R$ 159 milhões por 30% a mais e assumiu a Osklen. A empresa representa a Mizuno e Timberland no Brasil.
Em fins de 2008, a Alpargatas contratou o executivo Eno Polo para presidir a recém-criada subsidiária, em Madri. Até o mês de abril daquele ano, ele comandou a operação de calçados da Nike nos mercados ibéricos. Foi a combinação de conhecimento do produto e do mercado europeu que fez com que a Alpargatas visse nele o executivo ideal para presidir sua unidade em Madri. Eno Polo, um queniano filho de mãe francesa e pai italiano é a personificação da segunda fase da expansão internacional da Alpargatas com sua principal marca, a Havaianas, responsável por metade de suas vendas de 1,6 bilhão de reais em 2007. A Havaianas já chegavam a 80 países. A meta era que as vendas internacionais passassem de pouco maia de 10% da receita total da companhia para um terço em 2012. A presença das marcas Topper e Mizuno na América Latina deveriam contribuir para o resultado.
Em 2012, a Alpargatas anunciou a compra de 30% da Osklen, de alta moda masculina, por R$ 67,5 milhões. Em 2014, pagou R$ 159 milhões por 30% a mais e assumiu a Osklen. A empresa representa a Mizuno e Timberland no Brasil.
No início de novembro de 2015, a Alpargatas anuncia acordo de venda das marcas de calçados esportivos Rainha e Topper no Brasil a um grupo de investidores liderados pelo empresário Carlos Wizard, fundador da escola de idiomas Wizard, por R$ 48,7 milhões. A operação não inclui bens industriais vinculados às marcas.
O acordo também envolve a venda da marca Rainha no mundo e 20% da Topper na Argentina e no mundo, com exceção de Estados Unidos e China, onde a marca será licenciada por 15 anos aos compradores.
Pertencem também ao portfólio da Alpargatas, as marcas: Dupé, Meggashop Outlet e Sete Léguas.
Em 23 de novembro de 2015, a Camargo Corrêa, dona da Alpargatas, confirma a venda do controle da empresa para a J&F (controladora da JBS) por R$ 2,667 bilhões.
Em julho de 2017, a J&F Investimentos, grupo de investimentos dos irmãos Joesley e Wesley Batista, fechou acordo com a família Moreira Salles para venda do controle da Alpargatas, por R$ 3,5 bilhões. A J&F detinha 54,24% das ações da calçadista. A compra foi feita pela Itaúsa, holding de investimento das famílias Setubal e Villela, ligada ao banco Itaú, Cambuhy, veículo de investimentos dos Moreira Salles, e Brasil Warrant Administração de Bens e Empresas, que pertence a Pedro Moreira Salles. O negócio é aprovado pelo Cade em 4 de agosto de 2017.
Em janeiro de 2019, o executivo Roberto Funari assumiu o cargo de CEO da empresa. Para tornar mais efetiva a comunicação entre as equipes, fazer as pessoas se verem e se encontrarem mais, a nova sede da empresa no Morumbi foi transformada em coworking e passou a contar com novos ambientes e formatos, trabalho que contou com a participação de José Roberto Daniello, diretor de Pessoas da Alpargatas.
Em 16 de julho de 2020, a Alpargatas inaugurou um novo centro de distribuição na cidade mineira de Extrema, fruto de um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. O objetivo da companhia com o novo espaço é atender à demanda crescente do comércio eletrônico e a operação multicanal.
O acordo também envolve a venda da marca Rainha no mundo e 20% da Topper na Argentina e no mundo, com exceção de Estados Unidos e China, onde a marca será licenciada por 15 anos aos compradores.
Pertencem também ao portfólio da Alpargatas, as marcas: Dupé, Meggashop Outlet e Sete Léguas.
Em 23 de novembro de 2015, a Camargo Corrêa, dona da Alpargatas, confirma a venda do controle da empresa para a J&F (controladora da JBS) por R$ 2,667 bilhões.
Em julho de 2017, a J&F Investimentos, grupo de investimentos dos irmãos Joesley e Wesley Batista, fechou acordo com a família Moreira Salles para venda do controle da Alpargatas, por R$ 3,5 bilhões. A J&F detinha 54,24% das ações da calçadista. A compra foi feita pela Itaúsa, holding de investimento das famílias Setubal e Villela, ligada ao banco Itaú, Cambuhy, veículo de investimentos dos Moreira Salles, e Brasil Warrant Administração de Bens e Empresas, que pertence a Pedro Moreira Salles. O negócio é aprovado pelo Cade em 4 de agosto de 2017.
Em janeiro de 2019, o executivo Roberto Funari assumiu o cargo de CEO da empresa. Para tornar mais efetiva a comunicação entre as equipes, fazer as pessoas se verem e se encontrarem mais, a nova sede da empresa no Morumbi foi transformada em coworking e passou a contar com novos ambientes e formatos, trabalho que contou com a participação de José Roberto Daniello, diretor de Pessoas da Alpargatas.
Em 16 de julho de 2020, a Alpargatas inaugurou um novo centro de distribuição na cidade mineira de Extrema, fruto de um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. O objetivo da companhia com o novo espaço é atender à demanda crescente do comércio eletrônico e a operação multicanal.
Em 21 de setembro de 2020, a Alpargatas divulga a venda da operação da Mizuno no Brasil à Vulcabras Azaleia por R$ 200 milhões. A Mizuno está presente no Brasil há mais de 20 anos e faturou aproximadamente R$ 444 milhões em 2019.
No início de maio de 2021, a Alpargatas assinou acordo com Gilson Almeida Villela Junior e Walter Galvão Neto, sócios da Ioasys, para comprar a empresa. O valor atribuído de 100% do capital da companhia é de até R$ 200 milhões. A empresa é especializada na criação de soluções digitais e desenvolvimento de aplicativos e demais componentes do universo digital com quase 200 funcionários.
A Alpargatas confirmou em 1º de novembro de 2021, que recebeu uma oferta vinculativa do Grupo Dass para adquirir 60% do capital da Osklen, avaliado em R$ 400 milhões,. A Dass vai pagar R$ 180 milhões em três parcelas anuais e um valor variável de até R$ 60 milhões, dependendo do cumprimento de certas metas em 2022 e 2023. Do valor negociado, é necessário descontar a dívida da Osklen - o valor não foi revelado.
Em 20 de dezembro de 2021, a Alpargatas anunciou acordo para compra de 49,9% da empresa norte-americana Rothy's, que transforma material reciclado em produtos de moda, por até 475 milhões de dólares. A aquisição ocorre em etapas. Primeiro, haverá a aquisição primária de ações a serem emitidas pela Rothy's no valor de 200 milhões de dólares. Uma parcela de 50 milhões de dólares foi paga em 20 de dezembro de 2021, enquanto o restante será quitado até o fim do primeiro trimestre de 2022. Esse acerto foi firmado entre a Alpargatas, os fundadores da Rothy's, a Lightspeed e outros acionistas. A Rothy's foi avaliada em 800 milhões de dólares no negócio.
(Fonte: Wikipedia / revista Forbes Brasil - 05.12.2003 / Exame - 05.11.2008 / UOL Economia (Reuters) - 03.11.2015 / InfoMoney-MSN 23.11.2015 / revista Veja São Paulo - 10.08.2016 / 22.03.2017 - revista Veja - 31.05.2017 / jornal Valor - 12.07.2017 / Época - 01.11.2019 / ValorInveste - 17.07.2020 / Valor - 21.09.2020 / Empiricus DayOne - 04.05.2021 / Valor - 03.11.2021 /Reuters - 20.12.2021 - partes).
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