31 de out de 2011

Adidas

          Uma lenda urbana diz que Adidas é a sigla para "All Day I Dream About Sports" ("Todo Dia Eu Sonho Com Esportes"). Mas é isso mesmo, uma lenda. A Adidas, fabricante alemã de artigos esportivos, foi fundada por Adi Dassler, daí a origem do nome.
          Tudo começou em 1924, quando os irmãos Adolf (Adi) e Rudolph (Rudi) Dassler abriram uma empresa de tênis para futebol, a Dassler Schuhfabrik, no interior da Alemanha. Em 1936, durante os Jogos Olímpicos de Berlim, Jesse Owens ganha quatro medalhas de ouro usando tênis dos Dassler.
           Foi em 1948, depois de um desentendimento, que Adolf criou então a Adidas e seu irmão Rudolph, criou sua principal concorrente, inicialmente como Ruda, que mais tarde virou a Puma (vide origem da marca Puma neste blog).
          O logo da Adidas representa uma montanha e os obstáculos que as pessoas precisam superar.
          Em 2005, a Adidas adquire a americana Reebok, por 3,8 bilhões de dólares - quase 9 bilhões de reais.
          Ao comprar a Reebok, a Adidas demonstrou estar ciente de sua debilidade. Célebre por investir em tecnologia e qualidade, a marca é reverenciada por atletas profissionais que prezam a performance acima de tudo. Mas, quando se trata de escolher um par de tênis que pode ser usado tanto na academia de ginástica quanto para tomar um chope, o sujeito comum prefere a Nike.
          O objetivo da compra também era desafiar o domínio da concorrente Nike nos Estados Unidos. O jogo ficou bem mais parelho.
(Fonte: revista Forbes Brasil - 29.03.2002 / revista Exame - 17.08.2005 / MSN Economia e Negócios - 29.10.2015 - partes)

Nenhum comentário :