Total de visualizações de página

31 de out. de 2011

Amyris

          A Amyris, empresa americana de biotecnologia, nasceu quando um grupo de cientistas recebeu da Fundação Bill e Melinda Gates um aporte de US$ 42 milhões. O objetivo do financiamento era baratear a produção de artemisina, medicamento usado no combate à malária.
          O projeto não só vingou como, durante as pesquisas, os cientistas descobriram que a tecnologia desenvolvida também poderia ser usada para outros fins. Na prática, a Amyris modifica geneticamente organismos vivos como a Saccharomyces cerevisiae, levedura usada no processo de produção da cerveja e do etanol.
          Uma vez modificada e em contato com o açúcar, essa levedura pode dar origem a uma série de moléculas. Uma delas é o farneseno, com o qual a empresa poderá produzir um diesel de origem vegetal com desempenho semelhante ao de origem fóssil.
          No Brasil, a companhia tem uma fábrica em Campinas, em São Paulo, ao lado de uma unidade da Raízen, que fornece matéria-prima para seus produtos.
          No final do ano de 2019, a Amyris investe US$ 75 milhões na construção de uma nova fábrica em Barra Bonita, no interior de São Paulo. A Raízen fornecerá o xarope de cana e a energia que serão utilizados pela empresa de tecnologia para a produção de oito produtos na unidade, entre eles fragrâncias para cosméticos, essências e a molécula farneseno, utilizada em processos fabris como a produção de lubrificantes e pneus.
          A nova planta paulista também vai produzir o adoçante natural sem calorias da empresa. A construção da fábrica deverá ser concluída em 2021. A unidade está sendo erguida em um terreno alugado ao lado de uma planta da Camil.
          A Amyris tem sede em Emeryville, no Vale do Silício.
(Fonte: jornal Valor - 22.11.2019)

Nenhum comentário: