Total de visualizações de página

31 de out. de 2011

Adria / Isabela / Zabet / Basilar

Adria
          A fábrica de biscoitos e massas Adria foi criada em 1951, em São Geraldo, Porto Alegre, por uma família de imigrantes italianos.
          Em setembro de 1994, a Adria pertencia à Borden, empresa americana dos setores alimentício e químico.
          No final da década de 1990, a Adria foi adquirida pelo grupo argentino Macri.
          Em 2003, a Adria é adquirida pela M. Dias Branco.

Isabela
          Em 1954, com apenas seis funcionários, a Massas Alimentícias Ltda. é fundada na Colônia Dona Isabel, na cidade gaúcha de Bento Gonçalves, situado a 121 quilômetros de Porto Alegre, por quatro amigos comerciantes e agricultores que viram a necessidade de comercializados de massas na região.
          No ano seguinte, 1955, o  prédio de 160 metros quadrados recebeu os primeiros equipamentos industriais iniciando a produção das massas alimentícias.
          Três anos depois, em 1958, todo o maquinário foi trocado, triplicando a produção e aumentando a qualidade.
          Em 1959, tem início a distribuição de biscoitos e a torrefação do Café Puro Pio XI.
          A homenagem à ex-colônia Dona Isabel foi feita em 1963, com a criação da nova razão social da empresa, que passa a se chamar Isabela Produtos Alimentícios.
          O ano de 1967 foi marcado pela dinamização da estrutura operacional da empresa, modernização de embalagens, lançamentos de produtos, aperfeiçoamento do sistema de vendas e entregas. Foi inaugurado o primeiro depósito da Isabela em Porto Alegre e novos caminhões foram adquiridos.
          Em 1974, foi concretizada a construção de um novo parque industrial, de 150 mil metros quadrados para a  produção de massas e biscoitos.
          No primeiro semestre de 1997, a empresa foi adquirida pelo grupo argentino Socma, comandado pelo empresário Francisco Macri. A compra foi feita através da coligada Canale.
          Mais tarde, a empresa passa para as mãos da gigante M. Dias Branco.
          Em maio de 2017, a M. Dias Branco iniciou a construção, com investimento de R$ 300 milhões com recursos próprios, de seu novo moinho em Bento Gonçalves. A inauguração, no mesmo local onde a empresa já conta com uma fábrica de biscoitos e massas da marca Isabela, acontece em junho de 2019. A partir de então, a fábrica tem o abastecimento de matéria-prima garantido exclusivamente para a empresa.

Zabet
          A história da fábrica de biscoitos Zabet começou em 1960, em Lençóis Paulista, interior do estado de São Paulo, pelas mãos de imigrantes espanhóis que haviam chegado ao Brasil em 1955. Desde a fundação, a empresa trouxe em sua filosofia e seus produtos o sentimento de família unida. Do tamanho família das embalagens à qualidade primorosa dos biscoitos, a Zabet está presente em muitos momentos e lembranças felizes, há várias gerações.
          Em outubro de 1997, a Zabet foi adquirida pelo grupo Argentino Socma, comandado pelo empresário Francisco Macri. A compra foi feita através da coligada Canale.

Basilar
          Em 1964, numa época em que fazer macarrão de qualidade era um privilégio de poucos, a fabricante de massas Basilar, um modesto pastifício de Jaboticabal, interior de São Paulo, se propôs a comercializar a sua receita especial de família, aquela com sabor irresistível, passada de mãe pra filha, feita com amor e que sempre fica no ponto certo. Trazendo em seu próprio nome o significado de "fundamental" e "base de tudo", o pequeno comércio logo expressou sua personalidade e ficou conhecido como fabricante do "macarrão de verdade".
          No ano de 1996 a empresa foi adquirida pelo grupo argentino Socma, comandado pelo empresário Francisco Macri. A compra foi feita através da coligada Canale.


Adria / Isabela / Zabet / Basilar
          Em 1999, foram consolidadas as empresas Adria e Basilar e, posteriormente, a Zabet e Isabela.
Adria, Isabela, Zabel e Basilar pertenciam então ao grupo Socma - Sociedad Macri, um dos maiores grupos da Argentina, pertencente ao empresário Francisco "Franco" Macri.
          As quatro companhias foram integradas em 2001, sob o guarda-chuva da Adria Alimentos do Brasil. A partir de então, a Adria, com forte projeção no cenário nacional, passa a ter o controle de três marcas regionais, a Basilar, a Isabela e a Zabet.
          Em 2003, a Adria foi adquirida pelo grupo M. Dias Branco, de Fortaleza, líder nacional na fabricação e venda de biscoitos e massas alimentícias, atuando ainda nos segmentos de moagem de trigo, refino de óleo, gorduras, margarinas e cremes vegetais, além dos setores imobiliários e de hotelaria, estando presente em todo o território nacional.
          Em 2012, a Adria Alimentos do Brasil Ltda. foi incorporada à M. Dias Branco S.A. Ind. e Com. de Alimentos, tornando-se uma única empresa.
(Fonte: site das empresas / Wikipédia / revista Exame - 19.11.1997 / 20.10.1999 / Valor -06.05.2019 - partes)

Nenhum comentário: