A rede nasceu em 1892, fundada por David Abercrombie, como uma pequena loja de armas de caça no estado de Ohio - daí a escolha do Alce como símbolo da marca.
Em 1900, Erza Fitch, que era um de seus principais clientes, entrou na sociedade e a empresa passou a se chamar Abercrombie & Fitch (A&F), no ano de 1904. O famoso catálogo da marca surgiu em 1909, quando 50 mil cópias com 456 páginas, incluindo roupas e acessórios para acampamento, entre outros, foi impresso e distribuído, quase levando a empresa à falência. Mas provou ser um grande instrumento de marketing nos anos seguintes. Durante o começo do século XX, a rede de lojas se tornou extremamente popular vendendo produtos esportivos para a elite americana.
Entre os fãs da marca estavam os presidentes Theodore Roosevelt e Gerald Ford, além de Charles Lindbergh e Amelia Earhart, os atores Greta Garbo, Katharine Hepburn e Clark Gable e os escritores John Steinbeck e Ernest Hemingway.
A proliferação de grandes redes de artigos esportivos aliada à expansão da classe média entre as décadas de 1950 e 1960 fez com que a marca, considerada aristocrática, perdesse espaço. Os negócios decaíram, até que, em 1977, a Abercrombie & Fitch estava falida. A ressurreição aconteceria anos mais tarde como braço de uma rede de varejo - mas sem nenhum vestígio do charme do passado. No final dos anos 1980, a Abercrombie (ou o que havia restado dela) foi adquirida pelo fundo The Limited por 50 milhões de dólares. Com uma gestão profissionalizada e a abertura de capital na bolsa em 1996, a empresa começou a recuperar parte de seu prestígio. Em apenas dez anos, a Abercrombie quintuplicou de tamanho, chegando a mais de 1000 lojas, em 49 estados americanos e mais oito países, praticamente ressurgindo das cinzas.
Mas foi somente com a chegada de Michael (Mike) Jeffries ao posto de presidente do conselho, em novembro de 1996, que a Abercrombie & Fitch começou a ganhar os contornos que tem hoje. Assim que assumiu, Jeffries mudou radicalmente o estilo de roupas vendido na rede - de peças esportivas a produtos mais jovens e "descolados", como jeans surrados e camisetas básicas. Uma das marcas que lançou foi a Hollister. As lojas da Abercrombie reproduzem o clima de festas rave, com luzes piscantes, som no último volume e recepcionistas musculosos com torso desnudo. O fenômeno em torno da marca extrapolou o mundo físico. Considerando dados de outubro de 2010, a página da Abercrombie no Facebook conta com 2 milhões de fãs - dez vezes mais que a Sears e o dobro da Ralph Lauren. As roupas da grife são usadas por celebridades como Jennifer Aniston e o ator Zac Efron, protagonista da série High School Musical e ídolo teen.
(Fonte: revista Exame - 06.10.2010 / Wikipedia - partes)
Em 1900, Erza Fitch, que era um de seus principais clientes, entrou na sociedade e a empresa passou a se chamar Abercrombie & Fitch (A&F), no ano de 1904. O famoso catálogo da marca surgiu em 1909, quando 50 mil cópias com 456 páginas, incluindo roupas e acessórios para acampamento, entre outros, foi impresso e distribuído, quase levando a empresa à falência. Mas provou ser um grande instrumento de marketing nos anos seguintes. Durante o começo do século XX, a rede de lojas se tornou extremamente popular vendendo produtos esportivos para a elite americana.
Entre os fãs da marca estavam os presidentes Theodore Roosevelt e Gerald Ford, além de Charles Lindbergh e Amelia Earhart, os atores Greta Garbo, Katharine Hepburn e Clark Gable e os escritores John Steinbeck e Ernest Hemingway.
A proliferação de grandes redes de artigos esportivos aliada à expansão da classe média entre as décadas de 1950 e 1960 fez com que a marca, considerada aristocrática, perdesse espaço. Os negócios decaíram, até que, em 1977, a Abercrombie & Fitch estava falida. A ressurreição aconteceria anos mais tarde como braço de uma rede de varejo - mas sem nenhum vestígio do charme do passado. No final dos anos 1980, a Abercrombie (ou o que havia restado dela) foi adquirida pelo fundo The Limited por 50 milhões de dólares. Com uma gestão profissionalizada e a abertura de capital na bolsa em 1996, a empresa começou a recuperar parte de seu prestígio. Em apenas dez anos, a Abercrombie quintuplicou de tamanho, chegando a mais de 1000 lojas, em 49 estados americanos e mais oito países, praticamente ressurgindo das cinzas.
Mas foi somente com a chegada de Michael (Mike) Jeffries ao posto de presidente do conselho, em novembro de 1996, que a Abercrombie & Fitch começou a ganhar os contornos que tem hoje. Assim que assumiu, Jeffries mudou radicalmente o estilo de roupas vendido na rede - de peças esportivas a produtos mais jovens e "descolados", como jeans surrados e camisetas básicas. Uma das marcas que lançou foi a Hollister. As lojas da Abercrombie reproduzem o clima de festas rave, com luzes piscantes, som no último volume e recepcionistas musculosos com torso desnudo. O fenômeno em torno da marca extrapolou o mundo físico. Considerando dados de outubro de 2010, a página da Abercrombie no Facebook conta com 2 milhões de fãs - dez vezes mais que a Sears e o dobro da Ralph Lauren. As roupas da grife são usadas por celebridades como Jennifer Aniston e o ator Zac Efron, protagonista da série High School Musical e ídolo teen.
(Fonte: revista Exame - 06.10.2010 / Wikipedia - partes)
Um comentário:
Uau muito top o blog!!
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