Total de visualizações de página

31 de out. de 2011

Aldee

          Almir José Donato foi campeão de motovelocidade, e também empresário. Fabricante de componentes para competição com a Almir Donato Equipamentos Esportivos (Aldee), ele se arriscou na produção de carros em 1987 com a apresentação do Aldee GT 1.8 Street. O modelo, fabricado sobre a estrutura do Volkswagen Gol, com carroceria de fibra de vidro, usava a mecânica do Gol GTS.
          Em 1988, apesar do bom desempenho, o carro passou a trazer um motor maior, o AP 2000. Seu estilo incomum, com faróis escamoteáveis, era acompanhado de um interior luxuoso, com bancos de couro e retrovisores elétricos.
          O carro é tão raro de encontrar que é difícil de mostrar como ele era. A revista Quatro Rodas tem fotos do modelo em seu acervo.
          A produção foi encerrada com a abertura das importações, em 1990, mas o Aldee GT ainda serviria de base para um carro de corrida muito bem sucedido, o Aldee Racing. Consta que o último dos GT foi transformado em carro de corrida por Donato, o que estimulou sua transição para algo voltado apenas para as pistas.
          Foram produzidas 16 unidades do Aldee GT.
(Fonte: Autocar - msn - 31.07.2018)






Nenhum comentário: