De todas as empresas ligadas ao governo paulista, a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) é uma das menos conhecidas. Mas, apesar da pouca publicidade de suas iniciativas, a estatal é hoje (considerando dados de meados de 2016) uma das principais engrenagens da máquina pública paulista.
Desde 1969, a Prodesp é a empresa oficial de tecnologia da informação do governo de São Paulo e a principal desenvolvedora de soluções tecnológicas para os órgãos públicos do estado. Entre suas ações mais conhecidas está a coordenação do Poupatempo, instituição que reúne diversas prestadoras de serviços públicos para facilitar a vida do cidadão. De 2010, ano em que a Prodesp assumiu o projeto, até junho de 2016, o número de unidades do Poupatempo quase triplicou: de 25 para 70. São cerca de 4 milhões de atendimentos mensais.
A Prodesp desenvolve aplicativos que permitem solicitar serviços e fazer agendamentos pelo celular. Além do Poupatempo, é possível monitorar os itinerários de transporte público, gerar boletins de ocorrência e acessar os serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP). A estatal também atende pequenas empresas, como os centros de formação de condutores que utilizam os sistemas desenvolvidos pela Prodesp. Ao todo, são mais de 13.000 clientes no estado, que rendem, desde apenas 200 reais até 100 milhões por ano. Um dos contratos polpudos foi fechado com a Secretaria da Saúde do estado. A meta é que todos os 48 hospitais públicos administrados pela pasta sejam totalmente automatizados.
O governo estadual não é obrigado a contratar os serviços da Prodesp. Por isso, a empresa precisa focar a melhoria dos serviços que oferece, conforme explica o presidente da empresa, Célio Bozola. De fato, a competição no setor de tecnologia da informação é dura. Boa parte dos insumos é em dólar, exercendo pressão nos preços. Por outro lado, como o aperto nas contas do governo paulista tem crescido, a Prodesp é obrigada a perseverar na batalha por eficiência.
(Fonte: revista Exame Melhores&Maiores - julho 2016)
Desde 1969, a Prodesp é a empresa oficial de tecnologia da informação do governo de São Paulo e a principal desenvolvedora de soluções tecnológicas para os órgãos públicos do estado. Entre suas ações mais conhecidas está a coordenação do Poupatempo, instituição que reúne diversas prestadoras de serviços públicos para facilitar a vida do cidadão. De 2010, ano em que a Prodesp assumiu o projeto, até junho de 2016, o número de unidades do Poupatempo quase triplicou: de 25 para 70. São cerca de 4 milhões de atendimentos mensais.
A Prodesp desenvolve aplicativos que permitem solicitar serviços e fazer agendamentos pelo celular. Além do Poupatempo, é possível monitorar os itinerários de transporte público, gerar boletins de ocorrência e acessar os serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP). A estatal também atende pequenas empresas, como os centros de formação de condutores que utilizam os sistemas desenvolvidos pela Prodesp. Ao todo, são mais de 13.000 clientes no estado, que rendem, desde apenas 200 reais até 100 milhões por ano. Um dos contratos polpudos foi fechado com a Secretaria da Saúde do estado. A meta é que todos os 48 hospitais públicos administrados pela pasta sejam totalmente automatizados.
O governo estadual não é obrigado a contratar os serviços da Prodesp. Por isso, a empresa precisa focar a melhoria dos serviços que oferece, conforme explica o presidente da empresa, Célio Bozola. De fato, a competição no setor de tecnologia da informação é dura. Boa parte dos insumos é em dólar, exercendo pressão nos preços. Por outro lado, como o aperto nas contas do governo paulista tem crescido, a Prodesp é obrigada a perseverar na batalha por eficiência.
(Fonte: revista Exame Melhores&Maiores - julho 2016)
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