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2 de out. de 2011

Relógios Technos

          A origem da Technos Relógios S.A. está ligada ao ramo de importação de relojoaria. A empresa foi fundada em Porto Alegre em 1956 com a denominação Centauro Importadora. A transferência da sede para o Rio de Janeiro, na década de 1970, coincidiu com a mudança da razão social para Technos Relógios S.A. Nessa época, os relógios ainda eram importados da Suíça.
          A marca Technos foi criada na Suiça em 1900 pela família Gunzinger, conhecida por sua tradição secular no setor relojoeiro. O registro oficial e a criação do nome Technos ocorreu em 1924. Technos vem do grego "techné" que significa arte ou destreza.
           Com a crise da dívida externa em meados da década de 1970, levantaram-se sérias barreiras à importação de manufaturados, como forma de acumulação de divisas. Nessa época foi criado o polo relojoeiro na Zona Franca de Manaus, com incentivos fiscais. Esse cenário determinou o surgimento da Technos da Amazônia e da Technos Componentes, passando a empresa de mera importadora a produtora de relógios em Manaus.
          Em 1982 foi inaugurada a planta de montagem e distribuição em Manaus passando a montar os relógios no Brasil. Ao final da década de 1980, a Technos já detínha a liderança do mercado nacional de relógios em termos de faturamento.
          Nos anos 1990, a empresa comprou os direitos da marca Technos, que se tornou uma marca brasileira.
          No fim de 1996, a capacidade de produção de relógios da Technos já ultrapassava a casa do milhão de unidades, ocupando a liderança do mercado nacional com um market share na faixa de 26%.
          Em 2002 a Technos passou a explorar marcas de terceiros ao licenciar a marca “Mormaii” e distribuir, de forma exclusiva, produtos identificados pela marca “Seiko”.
          Em 2008 o Fundo de Investimentos e Participações GMT adquiriu a Technos. Entre os cotistas do GMT havia um grupo de executivos da nossa companhia.
          O licenciamento da marca “Euro” ocorreu em 2009, reforçando o posicionamento da empresa no mercado de moda, direcionado principalmente para o público feminino.
          Em 2010 o grupo Technos  relançou a marca “Mariner”, grande sucesso dos anos 1980, voltada para o público jovem e com objetivo de reassumir a liderança no mercado recém reexplorado de relógios troca-pulseira.
          A Technos é uma companhia de capital aberto desde 2011, com ações na Bolsa de Valores de São Paulo.
          Em 2012 foi relançada a Allora, reforçando a a presença no segmento feminino econômico de moda. Foi firmamos um contrato de distribuição e direito de uso da marca “Timex” de forma exclusiva em todo o território nacional, reforçando a posição do grupo no segmento esportivo. Além disso, foi adquirida a Touch, empresa que desenvolve e comercializa relógios e óculos sob marca própria com distribuição exclusiva para uma rede de franquias.
          Em 2013 a empresa comunica a aquisição do Grupo Dumont Saab, e passou a deter as marcas “Dumont” e “Condor”, além de distribuir no Brasil algumas das mais desejadas marcas internacionais de relógio, considerando o contrato de montagem de distribuição e comercialização no Brasil das marcas licenciadas pelo Grupo Fossil. Também em 2013 a empresa passou a atuar no e-commerce. São cinco sites de comércio eletrônico, sendo quatro deles dedicados às marcas Technos, Fossil, Euro, Condor e outro voltado para a venda on-line de todas as marcas, o Timecenter.
          A empresa começou a atuar também com operações próprias em 2015 e, atualmente, tem 15 lojas nas principais capitais, com lojas full price e Outlets. Os pontos de venda full price têm a missão de reforçar a presença da marca, assim como de testar produtos e proporcionar experiência de compra diferenciada. Já os Outlets, fazem parte da estratégia de gestão de estoques da companhia, garantindo escoamento de produtos de menor giro com menor contaminação dos canais tradicionais.
          Em Outubro de 2017, o grupo lançou o primeiro Smartwatch full display de uma marca brasileira, o Technos Connect 3.0. Esse lançamento contou com portfólio de dez relógios inteligentes, incluindo versões híbridas, entre elas o Skydiver Connect, linha icônica da Technos há mais de 30 anos que, nessa versão, vem com funções de conectividade.
          O lançamento da coleção Essence, em 2018, deu início às comemorações que homenagearam a origem da marca no berço da relojoaria mundial, trazendo uma máquina suíça exclusiva. Foi a celebração dos 60 anos da chegada da marca Technos no Brasil.
          Apesar do impacto sofrido pela pandemia em 2020 e dos efeitos no comércio decorrentes da restrição à circulação de pessoas, fechamento de shopping centers e lockdowns, houve avanço na implementação do processo de turnaround operacional. 
          Atualmente, após revisão que buscou otimização do mix de vendas, o grupo possui um portfólio de 10 marcas – “Technos”, “Condor”, “Mormaii”, “Euro”, “Dumont”, “Fossil”, “Michael Kors”, “Touch”, “Allora” e “Mariner” – bem posicionadas para atender diversos perfis de clientes.
(Fonte: revista Investimentos - 02.12.1996 - por Sirotsky & Associados / site da empresa - partes)

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