Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Embraco

          A Embraco, Empresa Brasileira de Compressores foi fundada em 1971 por três fábricas de refrigeradores: Consul, Springer e Prosdócimo. O curioso é que as três empresas eram concorrentes, mas sabiam que precisavam de um fornecedor fiel e competente para equipar seu produtos. Pois deram conta e, mesmo sem nem mesmo elas saberem direito o que é um compressor, o empreendimento teve êxito. Concebido com tecnologia dinamarquesa, importada da indústria Danfoss, o primeiro dos filhotes saiu da casca em 1974 e foi montado em uma geladeira da empresa. O sucesso foi comemorado com a degustação de cerveja gelada pela geladeira com compressor Embraco, conforme conta Gilberto Krause, primeiro funcionário da casa, aposentado em 1999 como diretor comercial.
          A produção para os clientes-fundadores durou poucos anos. Assim que se juntou à Brasmotor, em 1976, a companhia passou a se debruçar principalmente sobre o mercado externo. O pontapé inicial foi a América Latina, por meio de contratos com clientes no Peru. Já em 1979, a empresa remeteu compressores para a Whirlpool, dona da Brasmotor, nos Estados Unidos, para o Canadá e, logo em seguida alcançou a Europa, Ásia e Oceania.
          Em agosto de 1993, depois de vinte meses testando em seu comando um inédito sistema de rodízio com seus quatro diretores, a Embraco decidiu efetivar um deles no cargo de superintendente. O escolhido foi o engenheiro mecânico Ernesto Heinzelmann, até então diretor de pesquisa, desenvolvimento e qualidade.
          No mais típico desbravamento dos novos tempos, o engenheiro catarinense de Caçador, José Lainor Driessen, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, fez as malas e desembarcou em Pequim, como um dos comandantes da Beijing Embraco Snowflake Compressor Company, uma joint venture com a chinesa Snowflake, fincada na capital do país mais populoso do planeta. A inauguração da planta ocorreu em 1995. Bastaram quatro anos para a empresa assumir a liderança na China.
          Além da China, a empresa tem fábricas na Itália, em Riva Presso Chieri, região de Turim, onde comprou, em 1994, a fabricante de compressores da marca Aspera e na Eslováquia, em Spisská Nová Ves, no norte do país, cuja fábrica foi inaugurada em 1999. Tem fábrica também no México.
          A Embraco é de propriedade de Whirlpool desde 1997.
          Em abril de 2018, a Embraco, líder na fabricação de compressores herméticos para refrigeração, com 11 mil funcionários espalhados por 11 fábricas, em cinco países, é vendida pela Whirlpool para a sua concorrente, a japonesa Nidec Corporation, num negócio de US$ 1,08 bilhões. Só ficou de fora a unidade italiana, que encerrará as operações em um acordo em separado.       
(Fonte: revista Exame - 18.08.1993 / revista Amanhã - maio/2001 / jornal Folha de S. Paulo - 23.08.2004 / jornal Valor - 24.04.2018 - partes)

Nenhum comentário: