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6 de out. de 2011

Juan Valdez

     A rede de cafeteria Juan Valdez surgiu em 2002. Nasceu como uma imitação da rede americana Starbucks (vide origem da marca Starbucks neste blog), mas só cresceu quando decidiu assumir suas raízes colombianas. Graças a uma fórmula que mistura o serviço rápido e o ambiente confortável das cafeterias modernas com um sabor latino, a Juan Valdez alcançou um ritmo impressionante de crescimento no final da década de 2000.
     A Juan Valdez tem como personagem símbolo, um cafeicultor de fartos bigodes, sempre acompanhado por uma mula. É a marca da maior rede de cafeterias da Colômbia, um negócio comandado por uma cooperativa de 560.000 produtores de café (dados de 2009).
     As plantações colombianas de café se concentram na região da cordilheira dos Andes, que oferece uma série de vantagens naturais ao cultivo, entre elas altitude elevada, solo vulcânico e sol e chuva em abundância. Esses fatores, somados a investimentos em melhorias dos processos pelo produtores, fazem com que cerca de 40% da produção do país é de café gourmet (no Brasil, a proporção fica em 5%).
     O executivo mais importante da história da empresa foi Gabriel Silva, que ocupou por sete anos o cargo de presidente da Federação Nacional dos Cafeicultores Colombianos. Silva idealizou a rede em 2002 como uma nova opção de renda aos agricultores num período de baixa da cotação do café no mercado internacional. Foi dele também a autoria de plano de expansão internacional, que começou a ser colocado em prática em 2004, com a inauguração de duas lojas nos Estado Unidos, nas cidades de Washington e Nova York.
(Fonte: revista Exame 26.08.2009) 

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