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6 de out. de 2011

Kanui

          A varejista de comércio eletrônico Kanui foi fundada em 2011 como parte do plano de entrada da alemã Rocket (vide origem da marca Rocket nesse blog) no país e tem escritório na zona sul de São Paulo.
          A tarefa de criar a empresa coube a um trio. Para vender online artigos de esportes praticados ao ar livre, como surfe e montanhismo, foram contratados os engenheiros Bruno Henriques, nascido nem 1986, e Bruno Nardon, nascido em 1985, ambos com passagem por consultorias. O veterano Luís Barreiro, nascido em 1979, tinha mais de uma década em empresas de esporte de aventura.
          A obsessão por números tornou-se clara desde o início. Todos os meses, eles reúnem os funcionários para revelar os principais números - da primeira à última linha do balanço. Em seguida, apresentam as metas da companhia e distribuem as metas individuais para os próximos 30 dias. É uma cultura que se torna bem concreta para os recém-chegados.
          Com exceção de Barreiro, os sócios não tinham experiência em varejo - e isso resultou numa organização pouco convencional. Para tentar antecipar tendências de consumo, por exemplo, um time de oito engenheiros analisa centenas de dados todos os dias, desde as palavras mais buscadas no site e no Google até a média de saída de cada item do estoque. Há outro filtro para garantir que as compras sejam certeiras - os compradores são especialistas nas modalidades esportivas que praticam, e não em categorias de produtos, diferentemente do que ocorre em boa parte dos varejistas. O responsável por surfe é surfista e compra de óculos de sol a pranchas.
          Com apenas três anos de vida, no final de 2014, a Kanui conseguiu algo raro no varejo eletrônico no Brasil: sair do prejuízo. A festa começou no meio da tarde no escritório da empresa e só acabou à noite. "Todo mundo nesse mercado está debaixo da água", disse Henriques, presidente da Kanui, durante o encontro. "Somos os primeiros a colocar a cabeça de fora."
          Considerando dados do final de 2014, a Kanui faturou 202 milhões de reais anuais e tinha 130 funcionários.
          Em 2015, a Kanui é adquirida pela Dafiti, que é controlada pelo Global Fashion Group (GFG), grupo formado em setembro de 2014, resultado da parceria entre a alemã Rocket Internet e o Kinnevik. Bruno Henriques assumiu a vice-diretoria de inteligência artificial da Movile em outubro de 2018.
(Fonte: Núcleo de Varejo-ESPM - 05.09.2014 / revista Exame - 18.02.2015)

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