Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Instagram

            Segundo o site YJL Verbose (yo-Jie-Lin), Instagram vem da inspiração no instant (instante) em que as primeiras Polaroid produziam uma fotografia e a magia que podia se sentir com isso. Sem certeza, mas o "gram" pode ter vindo de "photogram"?
           O popular aplicativo de fotos para smartphones foi criado em 2010 pelo paulista Michel (Mike) Krieger (o pai era alto executivo de uma empresa de bebidas) e pelo americano Kevin Systrom, seu colega de Stanford. Surgiu como um aplicativo para o iPhone, smartphone da Apple (vide origem da marca Apple neste blog).
          A grande ideia de Krieger e Systrom foi criar um programa que faz com que qualquer pessoa, tendo ou não noção de fotografia, consiga produzir um "ensaio artístico". O aplicativo permite aplicar diferentes tipos de filtro a fotos tiradas no celular. São eles que dão um visual retrô, mudam a temperatura das cores ou simulam diferentes níveis de exposição.
           Em 2012, o Instagram é adquirido pelo Facebook (vide origem da marca Facebook neste blog) de Mark Zuckerberg, por US$ 1 bilhão. O Instagram possui aproximadamente 1 bilhão (março 2020) de usuários cadastrados em todo o mundo e é avaliado em 30 bilhões de dólares (dados de abril de 2017). No momento do negócio, a Instagram empregava apenas treze pessoas. Krieger, então com 26 anos por ocasião do negócio, é um paulistano que foi estudar nos Estados Unidos quando tinha 17 anos.
          A dupla Kevin Systrom e Mike Krieger deixou a empresa em 2018.
(Fonte: YJL Verbose / Revista Exame - 18.04.2012 / revista Veja - 19.04.2017 / Época Negócios - partes)

Nenhum comentário: