Total de visualizações de página

2 de out. de 2011

Teka

          A Teka - Tecelagem Kuehnrich foi fundada por Rolf Kuehnrich, nascido em 1926, em Blumenau, Santa Catarina, às margens do rio Itajaí Açu.
          Em 1992, ano em que a recessão bateu duro na indústria têxtil, a Teka acelerou bravamente na curva. Frederico Kuehnrich Neto, nascido em 1953, filho de Rolf, colocou 33% de funcionários a mais em suas fábricas, que operavam 24 horas por dia, sete dias por semana. A produção aumentou 27%. Para dar vasão ao mar de toalhas e lençóis que saiu da Teka, Kuehnrich agiu em várias frentes. Aumentou as exportações, cortou preços no mercado interno e passou a fornecer para hospitais e hotéis.
           Em abril de 1993, Rolf passa o timão da empresa para o filho Frederico Kuehnrich Neto, que fixou dois objetivos: voltar a empresa para a satisfação do cliente e reforçar sua liderança de mercado. A construção de uma nova fábrica, em Leme (SP) foi logo colocada na pauta. Frederico começou a trabalhar na Teka como estagiário, quando ainda estava no colégio. Ele se preparou por duas décadas para assumir o lugar do pai. Conseguiu o poder sem conflitos, num raro exemplo de sucessão sem traumas nem briga entre herdeiros.
          Tudo soprava a favor da Teka. O fechamento de empresas na Europa, vítimas da concorrência asiática, abria espaço para as exportações brasileiras. Nos Estados Unidos, os investimentos nos anos anteriores a 1994 concentravam-se na fiação, e não na tecelagem. No Mercosul, não havia concorrentes para o setor têxtil brasileiro. E o mercado interno só se fazia crescer após a chegada do Real.
          A empresa tinha, em outubro de 1994, duas fábricas em Santa Catarina e, com a de Leme, passou a ter também duas no interior de São Paulo - a outra fica em Arthur Nogueira. E o próximo passo seria rumo ao Norte, com o objetivo de, em 2000, ter uma cobertura completa do país.
(Fonte: revista Exame - 23.12.1992 / 26.10.1994 - partes)

Nenhum comentário: